Instagram Stories: Como aumentar seu engajamento com uso do Stories
O Instagram é uma rede social online que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, sendo considerada entre as mais principais e mais utilizadas redes sociais da atualidade. Números estrondosos quando se tem uma visão de marketing, lucro e crescimento empresarial.
A própria plataforma já está adaptada para os perfis comerciais e oferece inúmeras ferramentas para benefício e para investimento dessas empresas, a fim de gerar popularidade, visibilidade e novos consumidores.
Dentre as ferramentas oferecidas, está a de mais destaque da rede: Instagram Stories. O Instagram Stories condiz em uma opção disponível para publicar vídeos, mensagens e fotos que duram 24 horas, no qual podem ser usadas interações como: filtros, gifs, músicas, localização, enquetes, bate-papo, testes, perguntas, contagem regressiva, fotos simultâneas, boomerang, superzoom, entre outros, para seus seguidores e também selecionar algumas publicações direcionadas apenas para a opção “melhores amigos” (escolhidos por você).
Entretanto, é importante pesquisar e se adequar à usos do Instagram da forma mais benéfica e útil para o seu nicho de mercado, afinal, é um conteúdo que desaparece em 24 horas, então seja objetivo e visualmente atrativo.
Índice do Conteúdo
Motivos para utilizar o Instagram Stories
- Cerca de 250 milhões de usuários ativos e participativos todos os dias na rede;
- Variedades de recursos para interação com seus seguidores: Você pode aproveitar desde uma enquete sobre os produtos favoritos, até uma caixa de perguntas para opiniões, críticas e assim cria-se laços de conexão com os seguidores;
- Publicações simples e diretas: Por ser uma publicação que desaparece em 24 horas, a mesma deve ser direta, sem muito conteúdo textual, mas que seja visual e interativo, sem necessidade de muito desenvolvimento e conexão padronizada quanto seria necessário para uma publicação no feed;
- “Arraste para cima!”: A ferramenta que se tornou um bordão para os usuários da rede, na verdade é uma funcionalidade que você insere junto das publicações no Stories um link de acesso instantâneo para sites, tornando prático para os clientes quando é apresentado algum produto, promoção ou para uma simples visita.
Conteúdos que geram engajamento
Já sabemos que o Instagram Stories possui inúmeras funcionalidades, ferramentas e métodos interativos para beneficiar seus usuários, entretanto, deve se fazer um estudo de campo voltado pelo seu público, seu mercado e saber o que será melhor para o engajamento da sua empresa. Não utilize todas as funções de maneira desenfreada, não é o propósito.
- Se adapte ao seu público: Como dito acima, cada público possui preferências diferentes sobre os stories, atente-se em qual gera mais impressões e interações com os seguidores e aproveite!
- Estimule a interação: Utilize os inúmeros recursos já citados neste texto e tire proveito para gerar uma participação dos seus seguidores, seja criativo e faça com que se torne uma experiência marcante para quem te acompanha;
- Faça lives: Em muitos casos, principalmente negócios locais, é interessante explorar os benefícios que fazer um vídeo ao vivo tende a disponibilizar, pense que é um bate-papo ao vivo com seus clientes e insira-os na sua empresa;
- Crie filtros personalizados para sua empresa: É uma funcionalidade disponível que pode ser uma interação divertida e gera um grande engajamento, quanto mais visual e chamativo for, mais pessoas vão compartilhar e divulgar;
- Prenda o usuário nos Stories: Os stories disponibilizam apenas 15 segundos por publicação, entretanto, trabalhe em desenvolver publicações que possuem continuidade, que sejam curiosas e que faça com que o leitor “pause” os stories para conseguir acompanhar;
- Invista em parcerias: Muitos usuários tendem a tomar como referência os Influenciadores Digitais para ter a base de o que usar, comprar e adquirir. Invista em pessoas que são relacionadas à sua persona e que se identificam com sua empresa, produtos e que poderão ser sinceras para seus usuários sobre como seu produto é de qualidade. É como ter um(a) Garoto (a) propaganda;
- Organize seu cronograma de postagens: Saiba horários e postagens estratégicas para ser algo proveitoso e não ser saturado para os usuários;
- Mostre clientes satisfeitos e que indiquem sua marca;
- Faça sorteios: Sorteio é um dos métodos mais participativos disponíveis para o engajamento no Instagram através de convite no stories. Crie regras de seguir, convidar novos seguidores, comentários, repostagens e curtidas, e faça com que isso seja uma forma de popularizar seu Instagram;
- Highlights: É uma ferramenta disponível que torna os seus stories escolhidos para ficarem em destaque, localizados no seu perfil e disponíveis a qualquer momento;
- Utilize a ferramenta de “Arrasta para cima” para tornar prático o acesso do cliente ao seu site pelo stories;
- Mostre seu ambiente de trabalho e como é o funcionamento da sua empresa, isso causa sensação de intimidade, segurança e confiança para seus seguidores clientes;
- Utilize trilhas sonoras disponíveis na ferramenta “Música” e crie vídeos e publicações divertidas.
Conclusão
São muitas dicas e muitos recursos disponíveis para explorar e desfrutar para o engajamento da sua empresa. Seja estratégico e utilize-os ao seu favor. Tome cuidado com postagens arriscadas e com segundas interpretações, afinal, na internet os erros se espalham.
Faça o teste e veja como seu número de seguidores irá aumentar e como seus clientes ficarão satisfeitos em se sentirem íntimos de uma empresa que eles já consomem e que agora estarão inseridos. Siga as orientações acima e aprenda como intensificar o engajamento da sua empresa através do Instagram Stories.