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Headlines Poderosas – 15 métodos para escrever títulos que vendem

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Trabalhar Headlines Poderosas em anúncios, títulos de artigos, e-books e quaisquer ações de marketing é fundamental para atrair a atenção das pessoas e ter resultados em suas ações de Marketing.

Você já reparou que os títulos que mais lhe chamam atenção é porque possuem técnicas de persuasão?

Antes de continuar, recomendo que leia nossos artigos sobre gatilhos mentais e Psicologia de Vendas, que estão diretamente relacionados a este assunto.

Neste artigo você terá o que você precisa saber para fazer suas Headlines poderosas.

 

Headline o que é?

Headline o que é?

A Headline ou título é o texto que indica a natureza do artigo, anúncio, e-book ou conteúdo que vem a seguir. Estudos comprovam que é o componente mais importante para o sucesso de uma ação de Marketing.

São as Headlines que determinam se a pessoa irá clicar para dar atenção ao material que ela esta vendo.

Por isso é tão importante escrever Headlines poderosas em seus materiais de marketing.

 

Estatísticas de título e fatos curiosos

Todos os dias, empresas, organizações e indivíduos publicam 2 milhões de postagens  coletivamente. Isso é uma tonelada de conteúdo.

Também é uma tonelada de competição.

Além disso, apenas 20% dos leitores, em média, ultrapassarão as headlines. Se a copy do título não os agarrar, eles clicarão em busca de um conteúdo mais chamativo.

Finalmente, as headlines podem influenciar o tráfego em até 500%. Digamos que você atualmente direcione 10.000 usuários únicos para o seu site por dia. E se você pudesse aumentar esse número em 500%?

Você recebe 50.000 visitantes.

 

O que é uma HeadLine Poderosa?

A escrita de título é o processo de elaboração de um título atraente que comunique um benefício distinto ao consumidor. Muitos escritores passam mais tempo em suas headlines do que qualquer outro pedaço da Copy.

E por uma boa razão.

Seu título é como a porta de entrada para seu conteúdo. Ele aparece nos resultados de pesquisa, links, compartilhamentos sociais e muito mais. Se não atrair o leitor a clicar, não fez seu trabalho.

 

Como maximizar resultados com um ótimo título

Se você se esforça para aplicar técnicas para escrever títulos, não está sozinho. Muitas vezes, o título certo não chega a nós imediatamente.

No entanto, também usamos ferramentas para nos ajudar a chamar a atenção dos nossos leitores.

Os pop-ups de saída ajudam a direcionar mais tráfego  pelo seu site. Convença as pessoas a visitar outras páginas e, portanto, permaneçam no seu site por períodos mais longos.

Esta é uma ótima forma de Copys / Headlines e ter uma Copy pronta para vender.

Considere um teste A/b para avaliar diferentes chamadas e deixe seu plugin de pop-up calcular os resultados do teste para você.

É importante considerar vários fatores antes mesmo de começar a escrever seu título, o que significa que pode ser necessário algum esforço. A seguir, alguns a considerar.

 

Estude seu público

Quanto mais você souber sobre seu público, mais eficazes serão suas Copys. Eles gostam de listas (artigos baseados em uma lista de itens, dicas, estratégias, etc.)? Perguntas e Respostas? Tutoriais?

Analise o tráfego de todas as postagens do blog que você escreveu nos últimos seis meses. Procure padrões. Você pode descobrir, por exemplo, que obtém mais cliques quando o título inclui um número ou estatística.

 

Compartilhe benefícios pessoais

Os títulos têm melhor desempenho quando transmitem um benefício pessoal ao leitor. Em outras palavras, o que o leitor pode tirar do restante do conteúdo?

É por isso que as listas funcionam tão bem:

  • 11 maneiras de perder peso rapidamente
  • 15 etapas para se tornar um corredor melhor
  • 7 Novas Estratégias para Cozinha Saudável

Em cada um desses exemplos, o benefício e o diferencial estão presentes no título.

 

Siga os 4 U’s

Acrônimos podem parecer bregas, mas funcionam – principalmente porque são fáceis de lembrar.

Os 4 U’s de escrever títulos eficazes são bem simples:

 

Único

Verifique se ninguém mais usou um título como o seu. Você não apenas lutará para competir nas SERPs, mas se alguém já leu o artigo da sua competição, provavelmente não clicará no seu.

 

É fácil criar um título exclusivo se você souber o conteúdo que já existe. Execute pesquisas no Google para avaliar variações de sua palavra-chave principal. Ao escrever seu próprio título, verifique se ele não se parece com o das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Também considere usar palavras únicas. Eles não devem ser muito obscuras – você deseja transmitir sua mensagem -, mas considere usar uma palavra que normalmente não seria combinada com o conteúdo que você criou.

 

Ultra-específico

Uma das melhores técnicas para escrever títulos é aprofundar o assunto da maneira mais rigorosa possível. É como estreitar o seu nicho. Você quer que o leitor saiba exatamente o que ele ou ela receberá.

Considere estas duas Copys:

  • Como correr uma maratona
  • 77 etapas para correr sua primeira maratona em alta umidade

O segundo é muito mais específico, certo? Ele diz ao leitor o que será entregue e reduz o assunto para mostrar que ele não contém.

Não tenha medo de usar palavras extras. Se você mantiver seu título com cerca de 77 caracteres ou menos, ficará bem.

 

Útil

Parece óbvio, mas se você digitalizar muitas das Headlines de alguns dos blogs de hoje, verá que não muitos ficam criativos demais com suas headlines – e confundem seus leitores no processo.

Além disso, todo conteúdo que você escreve deve ter um propósito específico. Ele precisa contar uma história, fornecer valor e permitir que o leitor realize alguma coisa, seja atingindo uma meta ou resolvendo um problema.

 

Urgente

A urgência é a melhor amiga de um profissional de marketing. Se você conseguir convencer seu leitor de que ele ou ela precisa agir agora, você terá feito bem o seu trabalho.

Os títulos com prazo determinado podem funcionar bem, mas apenas por um curto período de tempo. Por exemplo, os artigos da Black Friday costumam aparecer em massa. Artigos como esses gozam apenas de popularidade sazonal.

No entanto, você pode incorporar urgência ao objetivo do artigo. Confira alguns exemplos:

  • Como se preparar para sua primeira maratona em 6 semanas
  • Por que você deve começar a treinar hoje para sua maratona
  • 17 dicas dos corredores que você está perdendo

Essas headlines atraem cliques porque o leitor quer saber o que está perdendo.

 

15 métodos eficazes para escrever Headlines que funcionam

Agora que abordamos alguns princípios básicos, vamos mergulhar nas coisas boas. Aprender novas técnicas para escrever títulos pode ajudá-lo a se tornar um Copywriter melhor.

Por exemplo, você pode usar essas mesmas estratégias em seus títulos e até no corpo de sua copy. Eles podem ajudar a manter seus leitores passando pelo conteúdo até o final, o que melhora métricas como o tempo na página.

A seguir, 15 técnicas eficazes para escrever Headlines que funcionam.

 

1. Use palavras fortes em suas Headlines

Acredite ou não, as palavras podem ser classificadas como fortes ou fracas. A diferença depende do impacto que a palavra tem no leitor.

Estude as headlines dos artigos que você mais gosta. Que palavras o autor incluiu no título? E em que ordem?

Você começará a escolher padrões nas melhores head lines. Eles usam verbos fortes que transmitem ação, movimento e conquista. Eles também eliminam palavras de interrupção (palavras como de, para, nem, a, etc.), a menos que sejam necessárias para que o título faça sentido.

 

2. Faça declarações criativas e ousadas ao escrever um título

Não há razão para colocar sua criatividade em risco quando você está escrevendo uma headline. Na verdade, é mais fácil escrever quando você não se censura.

Sinta-se livre para fazer uma declaração ousada ou controversa. Talvez sua opinião seja diferente dos outros fatores que influenciam seu setor. Não tenha medo de tomar uma posição.

Você também pode usar a abordagem negativa para obter cliques. Por exemplo, eu poderia ter mudado este título para o seguinte: Por que você não está escrevendo boas headlines. ” Em outras palavras, diga aos seus leitores o que eles estão fazendo de errado – e como corrigi-los.

 

3. Faça uma pergunta engraçada ou incomum

“Quantas headlines você pode escrever em uma hora?”

Essa é uma excelente headline para um artigo sobre esse tipo de tópico. Faz com que o seu lado criativo flua não apenas para o leitor, mas também para o escritor.

“Por que suas headlines sugam tanto?”

Essa é outra que incorpora uma dose de humor. Apenas certifique-se de não ofender seu público se empregar sarcasmo ou inteligência como parte do título.

 

4. Use adjetivos interessantes que as pessoas lembrarão

Muitos especialistas em redação argumentam contra o uso de adjetivos. Eu peço desculpa mas não concordo. Adjetivos destinam-se a esclarecer o substantivo em uma headline ou frase. Eles também podem adicionar cor e interesse.

Vejamos um de nossos exemplos principais acima: “17 dicas de corredores que você está perdendo”

Como podemos explicar isso e torná-lo mais atraente para os leitores.

Eu posso mudar para isso: “17 dicas de corredores sem sentido que você está perdendo”

Ele sugere que o artigo seja preenchido com material valioso e aplicável. Eu poderia trocar esse adjetivo por muitos outros:

  • 17 dicas fascinantes para corredores que você está perdendo
  • 17 dicas de corredores infalíveis que você está perdendo
  • 17 dicas de corredores aplicáveis ​​que você está perdendo

Cada um desses adjetivos ajuda a esclarecer o substantivo “dicas” para o leitor.

 

5. Use superlativos quando adequado

Superlativos (palavras indicando o melhor, o mais alto, etc.) podem fazer ou quebrar seu título. Se você usá-los quando não forem aplicáveis, gerará mais atenção que cliques. No entanto, se você puder fazer backup de sua declaração, siga em frente e use superlativos.

  • 17 melhores dicas de corredores que você está perdendo
  • 17 dicas mais eficazes para os corredores que você perdeu
  • 17 Dicas de Corredores Mais Quentes que Você não vai acreditar

 

6. Seja conciso para escrever um título poderoso

Escritores – especialmente iniciantes – às vezes produzem uma copy detalhada. Tudo bem, mas quando você terminar o seu primeiro rascunho, analise a palavreado.

Vejamos dois exemplos de passagens que eu poderia escrever para o nosso artigo fictício sobre maratona:

  1. Para se manter em forma, é necessário executar no mínimo três dias da semana. Em outros dois dias, concentre-se em manter seu corpo flexível através do alongamento.
  2. Para manter a forma, execute no mínimo três dias por semana. Em dois dias, concentre-se em alongar para permanecer flexível.

Nestes exemplos, temos uma passagem com palavras (número um) e uma mais concisa (número dois). Editei 27 palavras para 20.

Quão? Na maior parte, removi frases desnecessárias. “Para” torna-se apenas “Para”. Eu não precisava dizer “no mínimo” porque eles dizem a mesma coisa. Tirei palavras desnecessárias e reformulei para tornar a segunda frase mais clara.

Isso nunca é mais verdadeiro do que quando você está criando seu título. Um título longo ou prolixo irá confundir ou irritar seus leitores. Eles podem nem entender o que você está tentando se comunicar.

 

7. Crie urgência em seu título

Urgência. É como uma varinha mágica que você acena na frente do seu público. Quando executada corretamente, a urgência deixa os leitores sem opção a não ser clicar.

As Headlines urgentes podem vir de várias formas, como as seguintes:

  • Você pode iniciar um novo negócio em 2 semanas ou menos;
  • Aprenda a maneira mais rápida de perder peso com segurança;
  • Estou compartilhando meus melhores [tópico] segredos. Apenas por tempo limitado.

Funciona melhor para um artigo que pode ajudar seu leitor a realizar algo mais rapidamente. Você está oferecendo atalhos, soluções alternativas ou estratégias melhores.

No último exemplo, estou provocando uma revelação. As pessoas que não clicam no momento não conseguem aprender meus segredos.

 

8. Incite a curiosidade dos leitores com seu título

O BuzzFeed faz isso muito bem. A publicação recentemente apresentou Headlines como estas:

  • Essa pessoa ficou totalmente enganada pelas fotos on-line de um hotel que reservaram e as pessoas não conseguem parar de rir
  • Você pode descobrir o profundo significado por trás deste quadrinho sobre mídias sociais?

As Headlines funcionam porque inspiram curiosidade. O conteúdo em si pode não mudar a vida, mas o título recebe o clique.

Você pode fazer o mesmo com peças mais sérias, fazendo uma pergunta sugestiva:

  • Que tipo de corredor você é?
  • Quais destes erros de treinamento para maratona você está cometendo?
  • Nós treinamos para uma maratona em 3 semanas. Aqui está o que aconteceu.

 

9. Crie humor brincando com algumas palavras

Os trocadilhos costumavam ser a mais alta forma de humor.

Não da para discordar que os trocadilhos ainda são engraçados. E eles ainda trabalham nas Headlines.

Este é o tipo de headline que você jamais em Headlines prontas pois elas são muito específicas.

Se você pode transformar seu título em um jogo de palavras, incitará a curiosidade imediata.

 

10. Inclua um hífen nos dois pontos em seu título

Sim, a pontuação é importante! Parece bobagem, mas pode atrair o interesse do leitor. Também pode ajudar com o SEO.

Você notará que o título deste artigo usa dois pontos. Você também pode substituí-lo por um hífen ou em-traço para obter o mesmo efeito.

Vejamos três exemplos de Headlines Prontas:

  • Treinamento para sua primeira maratona: o guia completo;
  • O guia completo de treinamento para sua primeira maratona.

Não há nada inerentemente errado com o último título. No entanto, não vai pegar o leitor tão rapidamente.

Focamos na primeira parte de uma Headline. O Google também. Se você conseguir obter a palavra-chave principal no início do título, terá mais chances de cliques e melhores classificações.

Essencialmente, hífens e dois pontos permitem que você divida seu título em duas partes. Você pode comunicar mais informações dessa maneira e organizar seu título tanto para o interesse do leitor quanto para o SEO.

 

11. Use a lógica – um forte motivo para clicar

Uma justificativa é simplesmente um incentivo para clicar. Isso dá ao leitor uma desculpa para ver o que o artigo tem a oferecer.

Você encontra palavras lógicas em muitas listas e tutoriais. Alguns dos mais comuns incluem o seguinte:

  • Dicas : 17 Dicas para uma melhor performance em maratonas;
  • Estratégias : 17 estratégias para melhorar o seu tempo na maratona;
  • Lições : 17 lições que você pode aprender com corredores famosos;
  • Maneiras : 17 maneiras de melhorar seus tempos de execução;
  • Tipos : 17 tipos de exercícios de corrida para experimentar;
  • Times : 17 vezes que corredores famosos nos surpreenderam.

 

12. Headlines Curtas e simples

Embora trocadilhos e adjetivos possam tornar as Headlines mais clicáveis, você não deseja exagerar. Em caso de dúvida, mantenha suas headlines curtas, doce e simples.

Em outras palavras, comunique um benefício ao leitor e o motivo pelo qual você está escrevendo o artigo. É isso aí. Se leva 10 palavras, tudo bem. Se levar apenas quatro palavras, melhor ainda.

Headlines Curtas são mais fáceis de compreender.

 

13. Dirija-se ao leitor como “você”

Você já ouviu falar de marketing personalizado, certo? É uma maneira de fazer com que todas as comunicações com seus seguidores pareçam ser destinadas apenas a eles.

Você pode incluir o nome dos seus assinantes em seus e-mails em massa, por exemplo. Seu e-mail parece menos uma mensagem de marketing e mais uma mensagem de um amigo.

Por exemplo, se você está educando as pessoas sobre a corrida de maratona, sua linha de assunto de e-mail pode se parecer com uma destas:

  • Como treinar para sua próxima maratona;
  • Você está pronto para começar a treinar para essa maratona?

O segundo é mais convidativo, certo? É mais casual e parece que foi escrito apenas para o destinatário.

No entanto, você não precisa de nomes para personalizar um título. Basta usar a palavra “você”. Embora seja destinado ao consumo público, ele envia a mensagem sutil de que é apenas para esse leitor em particular.

 

14. Inclua números e dados específicos em seu título

Os números são como mágica para as Headlines. Eles atraem automaticamente a atenção.

As estatísticas podem servir ao mesmo propósito. Por exemplo, se você tiver os dados, poderá escrever um artigo com um destes títulos:

  • Por que 68% dos corredores odeiam tênis [de marca];
  • Você sabia que 89% dos corredores usam esse produto antes de cada corrida?
  • Estudo constata que apenas 20% dos corredores têm problemas no joelho.

 

15. Demonstre emoções com suas manchetes

Fazer com que seus leitores sintam uma emoção profunda em apenas algumas palavras é difícil, mas pode ser feito. É muito mais fácil se você estiver escrevendo sobre um tópico emotivo.

Por exemplo, digamos que você queira escrever sobre a segurança dos corredores na estrada. Você pode escrever um artigo sobre o uso de equipamentos de segurança, emblemas refletivos e outras dicas.

Seu título pode selar o acordo: “Corredores, você não precisa ser atropelado. Leia para se proteger.”

Isso desperta emoção. Ninguém quer ser atropelado durante uma corrida. Eles também querem proteger seus amigos e familiares que correm.

 

Métricas de redação de títulos

Quando se trata de Headlines, as mesmas fórmulas ou estratégias não funcionam em todos os públicos. Você precisa descobrir o que seus leitores específicos respondem melhor.

Talvez o seu público devore artigos. Entregue o que eles querem ler.

Mas primeiro você precisa examinar os dados. A seguir, estão três métricas que você deve seguir ao empregar técnicas para escrever títulos.

 

Mais cliques ou visualizações de página

Cliques e visualizações de página informam como seu título funciona. As pessoas não clicam ou visitam se não estiverem interessadas no que o título promete.

 

Compartilhamento de mídia social

Às vezes, as pessoas compartilham artigos nas mídias sociais sem nunca lerem o conteúdo. Eles podem conhecer pessoas que se beneficiariam com esse conteúdo.

No entanto, eles não compartilharão se não forem movidos pelo título. Medir compartilhamentos sociais ao longo do tempo pode ajudar a definir as melhores fórmulas e tipos de títulos.

 

Comentários e perguntas sobre o que você está promovendo

Grandes Headlines também podem promover conversas. Você pode receber comentários em seus posts ou mídias sociais sobre os artigos que você está escrevendo, os produtos que você vende ou os serviços que você oferece. Acompanhe essas interações para ver se elas se correlacionam com certos tipos de títulos.

 

Redação de títulos “Fórmulas”

Eu não sou um grande fã da palavra “fórmula”, então estou usando-a livremente. Quando penso em uma fórmula, imagino um processo ou receita que deve ser seguido à risca.

As fórmulas de título são um pouco diferentes. Você deseja exercer sua criatividade durante o processo.

Abordagem SHINE

SHINE é um acrônimo que se resume a essas cinco palavras (5 palavras originalmente em Inglês):

S  – Especificidade

H  – Prestabilidade

I  – Imediata

N – Notícia

E  – Valor do entretenimento

Você não precisa incluir todas essas cinco qualidades em todos os títulos. No entanto, se você conseguir acertar pelo menos uma ou duas notas, seu título provavelmente terá um desempenho melhor.

 

Fórmula básica do título: Problema, solução, promessa

Essa é uma das melhores técnicas para escrever títulos porque permite muita criatividade.

  • Introduzir um problema;
  • Sugira uma solução;
  • Prometa um resultado.

Vamos criar um do nosso artigo de exemplo de corredor de maratona:

“Está com os pés doloridos? Experimente estas 12 dicas para acabar de vez com os pés doloridos”

Você pode escolher cada elemento?

  • Problema: “Pés doloridos?”
  • Solução: “Experimente estas 12 dicas”
  • Promessa: “Acabar de vez”

Você pode usar essa fórmula para praticamente qualquer título ou tópico.

 

Fórmula “maneiras pouco conhecidas”

Existe uma ótima maneira de capturar imediatamente o interesse do seu público-alvo. Introduzir “maneiras pouco conhecidas” para resolver um problema ou alcançar uma meta.

A fórmula funciona porque sugere que o leitor não terá ouvido falar das dicas que você irá sugerir.

 

Fórmula do título “Quem mais quer”

A  página inicial de Neil Patel é o exemplo perfeito da fórmula “quem mais quer” em ação:

A Headline pergunta: “Você quer mais tráfego?” Isso implica que Neil pode fornecer resultados para essa meta se você seguir inserindo suas informações.

Você não precisa usar o palavreado exato “quem mais quer”, mas pode:

  • Quem mais quer tênis de corrida melhores?
  • Quem mais quer correr uma maratona?
  • Quem mais quer vencer sua última maratona?

Também são ótimos para a construção da comunidade, porque incentivam a conversa.

 

Técnica de Headline Poderosa “Livrar-se de”

Todos nós temos coisas das quais queremos nos livrar – ligações de telemarketing, preços inflacionados de combustíveis, percevejos, o que for.

O ponto aqui é que um título “se livrar” promete uma solução para o problema que seu público enfrenta. Pense no que eles podem querer se livrar.

Para o meu exemplo de corredor, meu público pode querer se livrar daqueles teimosos últimos cinco quilos, calos, dores nas canelas ou cãibras nas pernas. Se eu puder ajudá-los a resolver o problema, terei conquistado um fã.

 

Headlines Prontas e Copy Pronta para Vender

Embora tenhamos colocado exemplos de Headlines prontas em todos os tópicos, vamos deixar um ebook grátis sobre Headlines prontas e Copys prontas para vender para você baixar e aplicar em seu negócio.

 

Conclusão

As melhores técnicas para escrever títulos ajudam você a se conectar com seu público. Eles evocam uma resposta emocional ou automática ao assunto.

No entanto, você precisa de uma abordagem tática.

Experimente cada uma dessas técnicas para escrever títulos, depois volte e me diga qual funcionou melhor para você. Não se esqueça de estudar cuidadosamente suas Headlines Poderosas favoritas, aplicar os quatro U’s, conhecer seu público e oferecer benefícios pessoais.

Se uma estrutura de título não funcionar, tente outra. Você sempre pode reprojetar conteúdo que não atenda às suas expectativas.

Adriano Luz


um comentário

  • Lorena Silva

    at

    Olá! Gostaria de ter acesso ao ebook que contém as headlines e copys prontas. Obrigada!

    Reply

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