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Como usar Hashtags | Tudo o que você saber

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Como usar hashtags para aumentar seus seguidores no Instagram parece levar a uma de duas visões polarizadas. Ou você adora espalhar hashtags em todas as suas postagens ou odeia usá-las, evitando-as como uma praga. 

O fato é que as usar hashtags geralmente ajudam a ampliar a difusão de suas postagens. A Simply Measured descobriu que as postagens com pelo menos uma hashtag geram, em média, 12,6% mais engajamento do que aquelas sem.

O Instagram é feito sob medida para o uso de hashtag. Na verdade, as hashtags são, sem dúvida, o principal método do Instagram para classificar e filtrar conteúdo. 

Ao contrário do Twitter, onde a maioria das pessoas usa apenas uma ou duas hashtags em um tweet, os Instagrammers frequentemente usam a maior parte de sua permissão de 30 hashtags em cada postagem.

É muito vantajoso para as empresas se adaptarem e utilizarem a internet como um meio de comunicação que é diretamente com os consumidores e público que serão em potencial, novos clientes.  As vantagens são: 

  • Baixo custo para utilizar e se integrar; 
  • Acessibilidade para ambas as partes (empresa e usuários);
  • Os anúncios tendem a estar disponíveis 24 horas por dia e podem ser visualizados por qualquer usuário a qualquer momento em qualquer localização; 
  • Há uma segmentação de público a partir das informações e buscas que o mesmo faz na internet e nas redes;
  • Respostas imediatas;
  • Maior interação da empresa com os consumidores; 
  • Maior alcance comparado às mídias tradicionais.

O que é uma Hashtag?  

Hashtag é um termo em inglês criado na internet para uma interação e ação com o objetivo de direcionar milhões usuários a uma página com milhões de publicações semelhantes, a partir de uma palavra que as conecta antecedida de uma cerquilha #. 

É muito comum para ser utilizada em fotos e demais publicações que possuem semelhança e é opcional para os usuários, é uma forma de interação e entretenimento dos mesmos. 

Cada hashtag torna-se um hiperlink que conecta inúmeras postagens, independente do que se trata, feita por qualquer usuário, conectando todas as postagens por uma única palavra. 

É como uma palavra-chave para um conteúdo específico que liga as publicações e conecta os usuários. É uma maneira fácil de encontrar determinados temas e também de destacar e chamar atenção dos usuários, uma vez que eles mesmos são inseridos neste hiperlink.

 

Por que usar hashtags?

Então, por que usar hashtags em suas postagens do Instagram? Você usa hashtags para ajudá-lo a agrupar o conteúdo. Podem ser hashtags gerais que todos usam, nesse caso, você está agrupando suas postagens e imagens com outras pessoas que enviam conteúdo semelhante. 

Como alternativa, muitas empresas criam hashtags de nicho para desenvolver interesse e consolidar postagens relacionadas a um determinado produto ou campanha.

A maioria dos usuários do Instagram adora aumentar o número de seguidores. Mas não adianta ser seguido por alguém com interesses totalmente diferentes dos seus. 

Ao usar hashtags adequadas com seu conteúdo, você está disponibilizando suas postagens para pessoas que têm interesse nos mesmos assuntos. E se eles gostarem de suas postagens, provavelmente irão segui-lo na esperança de ver mais conteúdo sobre o mesmo tópico.

Mesmo que as pessoas não cheguem a seguir você, elas podem gostar do seu conteúdo que encontram ao pesquisar uma hashtag específica. Isso significa que não há como entregar acidentalmente o conteúdo certo às pessoas certas. 

Como usar hashtags, você estará efetivamente ajudando o Instagram a classificar e organizar suas postagens, ajudando-as a alcançar pessoas que as valorizarão.

 

Como usar hashtags certas no Instagram

Sempre que você criar uma postagem no Instagram, deverá incluir até 30 hashtags relevantes em sua legenda. A razão de você fazer isso é para ajudar as pessoas a descobrirem seu conteúdo.

Por exemplo, se você enviar uma postagem mostrando-se tomando sol a bordo de um iate, poderá incluir #verão, #viagem e #iate junto com outras frases relevantes. O Instagram irá então organizar sua postagem de acordo com suas tags. 

Sua postagem aparecerá para pessoas que pesquisarem por qualquer um desses termos (pelo menos até que muitas outras pessoas carreguem novas postagens que os contenham, deixando sua postagem ainda mais para baixo nos feeds das pessoas).

 

Quais hashtags usar

1. Como usar hashtags popular para aumentar suas visualizações

Existem algumas hashtags que recebem uso regular. As tags mais populares podem ter muito uso, no entanto, o que significa que suas postagens se perderam na multidão. Mas ainda existem muitas hashtags amadas que são usadas um número mais gerenciável de vezes.

Suas postagens acabarão nos resultados de pesquisa de pessoas que procuram as hashtags que você usa. Uma mudança recente no Instagram permite que as pessoas sigam hashtags selecionadas, o que deve aumentar ainda mais o alcance de suas postagens que usam essas hashtags.

Frequentemente, as pessoas que olham para uma hashtag específica encontrarão sua postagem. Se gostarem, podem até começar a seguir sua conta do Instagram na esperança de ver você produzir mais conteúdo semelhante.

Claro, há a advertência usual. Não adianta usar uma hashtag popular, mas irrelevante. Você pode, por exemplo, ter notado que #summer é uma hashtag popular no momento. 

Você poderia usá-lo em qualquer postagem que lembrasse o verão de alguma forma. Mas não seria adequado incluir nas fotos dos seus amigos o snowboard. Da mesma forma, #selfie é popular, mas você não o usaria em sua foto de uma bela paisagem.

2. Como usar hashtags específicas para alcançar seu público ideal

Você também deve incluir uma seleção de hashtags de baixo volume e altamente relevantes em suas postagens. Pode não haver um grande número de pessoas seguindo essas hashtags, mas você sabe que as pessoas que se interessarem por elas serão uma combinação perfeita para sua conta.

Portanto, se você é um fã do Senhor dos Anéis, por favor, use #hobbit em suas postagens do Senhor dos Anéis. É altamente provável que qualquer pessoa que pesquisar essa hashtag se interessará por suas postagens relacionadas a triologia.

Dependendo do que sua postagem descreve, você usaria uma hashtag genérica relevante e, em seguida, dividiria o tópico em hashtags mais específicas também. 

Por exemplo, você pode usar a tag #food da moda, mas também deve considerar o uso de tags relacionadas a alimentos mais específicas, como #foodlove, #dinnertime, #dessert ou talvez até mais nicho.

 

Onde encontrar hashtags?

A ideia de usar até 30 hashtags por postagem pode inicialmente parecer incompreensível. Isso é especialmente verdade quando você percebe que não pode simplesmente usar o mesmo bloco de hashtags em cada postagem. 

Se você posta regularmente em sua conta do Instagram, precisa criar uma ampla biblioteca de hashtags para usar. Você precisa selecionar o grupo mais apropriados para cada postagem que fizer.

As maneiras de encontrar hashtags adequadas incluem:

  1. Use a função de pesquisa do Instagram. Digite uma palavra-chave relevante para a sua postagem e selecione a guia Marcas. O Instagram terá então uma variedade de hashtags. Procure tags relevantes com um uso razoável que não sejam tão populares a ponto de suas postagens desaparecerem rapidamente.
  2. Use as hashtags que os influenciadores do seu setor usam.
  3. Olhe as postagens de seus concorrentes e use as tags sem marca que eles usam. No entanto, verifique suas postagens para garantir que as hashtags não façam parte de uma de suas campanhas antes de usá-las.
  4. Veja as postagens que usam hashtags que você achou bem-sucedidas. Que outras hashtags essas postagens visam? Alguma dessas tags seria valiosa para sua marca?

Quais melhores hashtags?

A maioria das hashtags do Instagram são genéricas e relacionadas ao assunto. Isso significa que qualquer pessoa pode usá-los, desde que estejam relacionados ao assunto da postagem. Algumas hashtags têm finalidades específicas.

1. Hashtags de marca

As marcas costumam criar hashtags específicas relacionadas a seus produtos ou marcas. Por exemplo, a Coca-Cola incentiva as pessoas a postar fotos de si mesmas compartilhando uma garrafa de seu produto, usando a tag #shareacoke. Esses são frequentemente (mas nem sempre) influenciadores em uma parceria paga com a Coca-Cola.

Na maioria das situações, as hashtags de marca funcionam melhor com pessoas que já conhecem a marca. As marcas descobriram que associar um slogan ou frase à marca funciona melhor do que tentar usar o próprio nome da marca como hashtag #shareacoke parece menos promocional do que #cocacola. 

O fundamental é criar uma hashtag de marca que as pessoas possam associar à identidade de sua marca. Você pode usar hashtags de marca para conectar temas para seu público.

2. Hashtags de categoria

Essas podem ser tags relativamente genéricas, mas estão relacionadas ao nicho central em que sua postagem se encaixa. Por exemplo, se você enviar uma foto sua correndo a Maratona de São Paulo, deverá incluir algumas hashtags de categoria, como #corridasp e #maratonasp.

As hashtags de categoria geralmente não se conectam a nenhuma marca em particular. Eles são muito menos focados e é provável que muitas pessoas que pesquisam essa hashtag não tenham uma conexão existente com você. 

Para exposição máxima, você vai querer equilibrar o uso de uma hashtag de categoria popular com o uso de tags da moda, onde suas postagens se perderão em um mar de atividade. 

Idealmente, você deve pesquisar por hashtags de categoria favorecidas por seu mercado-alvo, mas não por muitas outras pessoas. Você deseja usar hashtags de categoria com foco relativamente restrito, que ainda tenham envolvimento suficiente para fazer seus esforços valerem a pena.

3. Hashtags de evento

As hashtags de evento são usadas para agrupar conversas relacionadas a um determinado evento. Pode ser qualquer coisa, desde um programa de televisão específico, por exemplo, #gameofthrones a um grande evento esportivo, por exemplo, #copamundial, a uma atividade regional, por exemplo, #sxsw.

Se houver alguma correlação entre um evento e seu mercado-alvo, faz sentido criar posts direcionados a hashtags de eventos relevantes.

4. Hashtags de campanha

De muitas maneiras, as hashtags de campanha são como hashtags de marca de curto prazo. Eles podem até ser semelhantes a uma hashtag de evento, mas específicos para o seu negócio.

As hashtags de campanha são projetadas para uma campanha de marketing específica e geralmente duram apenas durante a campanha. Por exemplo, você pode criar uma hashtag de campanha para usar no lançamento de um produto específico. 

Nesse caso, sua marca e quaisquer influenciadores com quem você trabalha incluiriam a hashtag da campanha em postagens promocionais relacionadas ao lançamento.

 

Como usar hashtags em suas estratégias

Usar hashtags torna algo simples de ser trabalhada, como já foi dito, é como uma palavra-chave para conectar, localizar conteúdos e postagens e tornar algo que tem semelhanças em uma conexão mundial nas redes sociais

Então primeiramente procure utilizar de maneira direta, uma ou duas palavras no máximo, porém é indicado que seja apenas uma, e objetiva, como por exemplo, a mais utilizada #love.

Não é indicado usar tags em palavras separadas, por isso seja breve. Ou seja, não aborde nas tags frases inteiras, torna-se cansativo e muito específico, as chances de a publicação ser recebida por um público grande é mínima. 

É muito importante que a hashtag tenha conectividade com o conteúdo abordado na publicação feita, que principalmente quando se trata de foto, chame a atenção a partir da palavra que está abordada na hashtag, impulsionando os acessos e garantindo o engajamento da publicação e da marca. 

Um detalhe muito importante e pouco observado, é se atentar ao significado da palavra, que pode variar em culturas, idiomas e países diferentes, então para evitar constrangimento e status negativo da marca, procure se certificar sobre o impacto da palavra. 

O Instagram é a rede que mais populariza e gera engajamento através das hashtags. Diariamente elas são movimentadas com novas publicações e consequentemente atingem um novo público para as marcas que se apoiam nessa ferramenta conectiva. 

É também um ponto de pesquisa referencial quando os usuários procuram por conteúdos específicos, aproveite para tornar o seu serviço, produto, sua categoria e demais segmentos, em uma tag e assim movimentar suas redes sociais.


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