Como integrar uma ferramenta de automação em marketing com um CRM?
O marketing é a principal técnica que as empresas e marcas possuem para divulgar, impulsionar e engajar seus produtos, serviços e conteúdos para um público cercado de informações e possibilidades.
Através de estudos de campo, público e concorrentes, o marketing age no subconsciente para transmitir o desejo de compra, de acesso, de necessidade. O marketing deve ser uma das prioridades para uma empresa, uma marca, ou personalidade.
A cada nova atualização, há uma nova estratégia e novas ferramentas desenvolvidas por especialistas para que se torne cada vez mais rápido, eficiente, e principalmente, acessível.
A internet e o desenvolvimento da tecnologia, possibilitou que houvessem mais oportunidades de atuar em marketing, e que não fosse tão seletivo quanto o marketing tradicional.
O marketing digital é a nova onda de marketing popularizada e trabalhada pelas empresas e marcas. Com a internet, há um maior contato com o público, métricas constantes, e a variedade de atuação, principalmente de orçamentos.
A tecnologia é um grande aliado do marketing, através dela, mecanismos são elaborados com a intenção de facilitar, tornar acessível, prático e em muitos casos, substituir ações manuais, a fim de possibilitar um maior crescimento da empresa e melhorar o funcionamento de cada setor, uma maneira de simplificar e agilizar.
Sendo denominada, automatização, ou automação em marketing.
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O que é automação em marketing?
É uma estratégia criada a fim de facilitar, agilizar ações manuais e constantes das empresas, para gerar os mesmos resultados na mesma qualidade, porém mais rápidos e mecânicos.
Ou seja, é uma alternativa de substituir todo o trabalho manual, em serviços programados de maneira a serem realizados automaticamente, poupando tempo e trabalho.
Sendo um processo extremamente presente principalmente quando se trata de marketing digital, afinal, o mesmo já se encontra presente nos ambientes digitais, e com a automação, os mesmos são realizados obtendo os mesmos resultados, no mesmo canal de realização (máquinas), mas, de maneira automatizada.
Tudo fazendo parte de estratégias para ajudar no crescimento e trabalho da empresa.
É também uma metodologia que transmite métricas de qualquer ação e trabalho realizado, afinal, por ser feito de maneira automatizada há um maior controle dos passos dados e dos resultados obtidos, ou seja, para uma empresa, é uma grande vantagem, quando tudo se é calculado e medido, os resultados tendem a serem mais objetivos e gerarem um maior crescimento da empresa.
Além de beneficiar o próprio funcionamento, uma vez que substitui trabalho manual, garante que outros setores sejam atendidos, e o trabalho produtivo.
O que significa o termo CRM?
O termo CRM possui o significado vindo do inglês como Customer Relationship Management, e em português como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
E como o próprio nome já afirma, são estratégias voltadas para melhorar o relacionamento com os clientes, os próprios consumidores, a partir de um gerenciamento especializado, com o foco em leads.
Lead é um termo que tem como significado consumidores que já demonstraram interesse em sua marca, produto, serviço ou conteúdo, e que também podem ter oferecidos informações referentes a contatos (celular, redes sociais, e-mail, endereço, entre outras), basicamente é um cliente em potencial.
Com o marketing voltado para técnicas de CRM, é um método de desenvolver campanhas e publicidades voltadas para os clientes que demonstraram interesse.
Ou seja, será um marketing preciso, e baseado nas informações, interesses, necessidades e segmentos que foram apresentados no contato da empresa com o cliente.
É uma maneira mais centrada e eficaz de garantir que uma venda seja realizada, como um funil para no final obterem melhores resultados e garantir que o público seja atendido, ou, privilegiado.
É um método que necessita de organização, informações centradas e muito específicas em relação ao cliente, suas preferencias, interesses e a partir daí definir cada campanha e cada publicidade.
O planejamento é fundamental para que cada passo seja dado de maneira eficaz, para que os dados não se misturem e influenciem na elaboração das campanhas.
É por essas razões, que há uma conexão entre a ferramenta de automação em marketing, com a técnica de CRM, é a junção de algo necessário com algo uma estratégia especializada.
Agora vamos a explicação de metodologias elaboradas por especialistas para integrar esses dois métodos do marketing a fim de gerar um grande resultado.
Como integrar uma ferramenta de automação em marketing com um CRM?
- Mecanismos
Primeiramente, é necessário que haja uma preparação da equipe e principalmente que a empresa esteja adaptada aos mecanismos, aparelhos e softwares que são utilizados para realizar as ações, mesmo que programadas, de automação em CRM.
Mas, mais que isso, a empresa deve adequar o equipamento as necessidades que a mesma possui, e as funcionalidades que a automação irá exercer. Invista apenas naquilo que será trabalhado.
- Avalie as disponibilidades
Para definir a melhor CRM, também deve se basear nas necessidades e informações de vendas que a empresa apresenta, desde o número de funcionários até as complexidades de cada cliente e as operações das máquinas do estabelecimento, baseie-se em suas próprias métricas e analises as disponibilidades de CRM do mercado.
Avalie as oportunidades e resultados que a automação utilizada tende a gerar para o seu negócio, lembre-se que é um tipo de investimento para facilitar o trabalho rotineiro e otimizar o tempo dos funcionários.
Existem muitas categorias que se diferenciam de acordo com cada segmento, para escolher siga os passos acima e sempre leve em consideração a sua visão de mercado, suas necessidades e seu orçamento.
Há um custo benefício favorável, mas depende muito da posição que encontra sua empresa e os trabalhos que a mesma realiza.
Seja crítico com cada disponibilidade de automação de marketing para CRM, cada uma possui diferenças que devem ser consideradas e principalmente baseadas na sua empresa e nos seus funcionários.
Lembre-se que é uma metodologia que tem como função ajudar e fazer com que o trabalho seja agilizado e prático.
Conclusão
A automação em marketing com CRM é um investimento que tende a ser algo benéfico e que realmente traga resultados para a equipe e consequentemente aumente os números da empresa. Mas, é muito importante que você tenha noção das necessidades da sua empresa antes de disponibilizar um orçamento, analise se será vantajoso para fluir o trabalho e se irá facilitar o CRM utilizado na sua empresa.