Como fazer um site de vendas?
Um empreendedor, seja ele iniciante ou que possua experiência, deve manter-se atualizado e sempre adaptar sua empresa as mudanças, evoluções e funcionalidades que são criadas e disponibilizadas atualmente, principalmente quando se trata do meio tecnológico e digital.
Atualmente, independente de qual seja seu segmento de mercado, qualquer público tende a procurar suas necessidades de compra de serviços ou produtos usando a internet como referência, a mesma possui inúmeras vantagens e é muito mais acessível quando se inicia uma procura de algum serviço ou produto.
A Internet é considerada um excelente exemplo de um canal de vendas e marketing que atinge vários segmentos. Acessível e utilizada por grande parte da população, a internet sustenta inúmeros “subcanais” de comunicação direta e indireta com os consumidores, possibilitando a venda de produtos e serviços de uma forma rápida e prática.
Uma das plataformas no qual é 100% indicada para sustentar um endereço de vendas virtual, é um site da sua marca.
Índice do Conteúdo
Comércio Eletrônico (E-commerce)
Denominado de Comércio Eletrônico, ou pelo termo E-commerce, basicamente o termo foi criado para significar um modelo de comércio que utiliza a internet como canal de propagação, compra e finalização de vendas de produtos ou serviços.
As vendas são feitas de maneira a reproduzir e incluir produtos que as pessoas costumam achar em lojas físicas.
Para ser considerado um E-commerce, todo o processo, desde o anúncio até a emissão do pagamento deve ser pela internet. Ou seja, o consumidor acessa a plataforma, neste caso, o Blog, “passeia” pelas ofertas, escolhe seu produto, finaliza a compra e paga através de métodos onlines disponíveis. Podendo ser também, um Marketplaces, que no caso é um empreendedor que vende seu produto em uma plataforma de terceiros.
Crie seu site!
O primeiro passo para criar um site, é estudar e escolher a melhor alternativa de uma plataforma que irá suportar (tecnicamente) todas as necessidades que seu site de vendas for necessitar.
Muitas vezes optar por um site mais barato, ou até gratuito, pode ser uma economia que depois irá te trazer prejuízos, caso não atenda às necessidades que um site de vendas precisa.
Para o segundo passo, é necessário que seja feito com muita atenção, pois pode ser a parte principal para que seu negócio virtual seja reconhecido. Defina um nicho de segmento para começar seu negócio, e por diante, estude o público-alvo, veja se é possível atender a demanda e lembre-se, é preciso escolher com atenção para que seja benéfico.
É importante também analisar o mercado, seus concorrentes e como será as vendas e informações gerais, além de levar em conta como estão as buscas e procuras pelo que você irá oferecer.
Com isso, estude uma estratégia de vendas e publicidade para começar, é importante saber sobre seus concorrentes e em cima disso tentar agradar ao público, conseguindo pagar as despesas e no final recebendo lucro na venda. Não adianta simplesmente estipular um preço e começar, deve ser calculado e escolhido com atenção aos gastos e lucros.
Como uma parte fundamental, invista em um layout e um design relevante para trazer a melhor impressão e despertar interesse, segurança e confiança em quem visitará o seu site.
Vantagens do comércio virtual
Há uma lista de vantagens no qual você deve analisar fortemente e cogitar transformar, iniciar, sua loja em um ambiente totalmente virtual. Dependendo do seu segmento de mercado, é a melhor alternativa para gerar maior lucro, praticidade e benefícios para suas vendas e sua marca.
Acessibilidade: A compra feita pela internet trouxe uma ação que em muitos casos levava muito tempo e atrapalhava a rotina, principalmente quando trata-se de cidades grandes.
Comprando pela internet é algo muito rápido e prático, sem qualquer impedimento físico, o funcionamento da sua loja é em tempo integral, sua marca pode gerar vendas em qualquer momento do dia;
Variedade: Como a internet é um canal de comércio livre e acessível, há uma infinidade de opções do mesmo produto ou serviço, o que é benéfico para quem vende e compra, há uma comparação de preço e principalmente uma competição de anúncios e publicidade;
Investimento: O investimento inicial para uma empresa começar o E-commerce e principalmente se anunciar e divulgar sua marca não é algo impossível de se conseguir. Com um bom planejamento, o seu investimento será especifico e efetivo;
Economia: Quando se trata de uma loja virtual, você precisa apenas se preocupar em manter o site ativo e em estado funcional, e investir seu dinheiro no marketing do mesmo, podendo ser até Marketing Digital.
Mas, quando há uma loja física, são muitos gastos para manter, além do fator do marketing, existem funcionários, contas, aluguel, entre outros;
Sem fronteiras: Com uma loja virtual, você pode vender para qualquer tipo de pessoa, de qualquer lugar do país e até do mundo, da maneira como preferir e do meio mais fácil para ambas. É uma chance valiosa de aumentar as vendas e engajar sempre novos consumidores;
Dados do Brasil: Lucro de cerca de 81,3 bilhões apenas no Brasil;
Conclusão
Lembre-se que é importante por ser a primeira visão que os clientes terão, e futuramente, em um momento de compra, é necessário ter as informações organizadas, legíveis e principalmente, gráficos eficientes.
Por fim, mas não menos importante, invista muito e separe um tempo e se possível, profissionais, para cuidar da área de marketing e publicidade. Não adianta possuir os melhores produtos, site e estratégias, mas não propagar suas qualidades e seus produtos na “cara” dos consumidores.
Existem inúmeras opções de marketing e para cada segmento há uma que será de melhor proveito.
Uma alternativa viável para todos os segmentos de negócios que estão na internet, é utilizar a ferramenta de anúncio no Google, o Google Adwords, no qual com o seu investimento, ele faz com que seu anúncio se destaque na multidão de respostas, a partir de palavras-chave e buscas específicas.