Como criar um blog corporativo para aplicar marketing de conteúdo
Como uma alternativa de expandir, divulgar e disseminar seu conteúdo digital para clientes, empresas e novos servidores, desenvolver um marketing especifico e direcionado para um público-alvo é de extrema vantagem perante ao mercado. No meio virtual existem inúmeras opções e caminhos para cada nicho de serviços e produtos, dentre eles: Blog, Vídeos, Redes Sociais, Email Marketing.
Índice do Conteúdo
Marketing de Conteúdo
Primeiramente, a definição do marketing de conteúdo é de ser um método de marketing que envolve a criação de uma estratégia focada na criação e distribuição de um conteúdo relevante relacionado a marca, sem que a mesma seja explicitamente promovida.
Um método natural e espontâneo de atrair e capturar um público alvo, que já é estabelecido pela sua própria empresa.
É uma forma de ser parte dos seus clientes como inicialmente apenas uma informação, sem que ele necessite imediatamente adquirir seu produto ou serviço, mas que seja atraído pelo marketing e que no futuro, tenha a empresa como principal referência do serviço quando se trata do seu tipo de serviço.
O cliente torna-se parte da empresa, íntimo e entende que ela está para ele como uma forma de auxílio em algum momento de carência, ganhando autoridade no assunto e influenciando na decisão de compra. Uma escrita e desenvolvimento de um post de qualidade perante o ramo de atuação, garante uma confiança dos clientes e surgimentos de novas oportunidades de negócio.
Estratégias de autoridade
Entretanto, para atingir o patamar de autoridade no assunto e confiança dos clientes, é necessária uma elaboração de estratégia.
1- Análise do seu público alvo (faixa etária, classe social, gênero, preferências de conteúdos digitais, permanência e horários na internet);
2- Estudar o “benchmarking”, ou seja, referir sobre práticas editoriais e métodos utilizados e desenvolvidos pelos seus concorrentes no mercado, essencial para o aprimoramento dos serviços e produtos estabelecidos na sua empresa;
3- Disseminar informações úteis sobre os serviços, e preparar os clientes para uma futura compra;
4- Planeje o tempo de criação dos conteúdos e ações que serão válidas para projetar sua empresa da melhor maneira possível;
5- Utilize dados estratégicos que prendam o leitor e fixe as informações sobre sua empresa, como um destaque perante seus concorrentes. Adote uma postura autoritária, firme e argumentos para convencer da sua qualidade e eficiência.
O parâmetro de feedback deste tipo de marketing é feito através da própria plataforma. Quantidade de acessos, compartilhamentos, comentários, visitantes fixos, visualização da página, permanência de tempo na página, compartilhamentos de links, impressões dos posts, entre outros. Além da própria métrica de negócios: quantidade de pedidos, de vendas, segunda compra e assim por diante.
Mas para que aconteça esse feedback, é importante na pesquisa, analisar inúmeros fatores para que seja um método eficaz e que funcione para sua empresa e seu produto/serviço: saber quando publicar, o que escrever, qual formato, qual canal de voz mais referente ao serviço, sua persona e seu público alvo que irá receber essa “promoção” em formato de mensagem.
Os custos que possui são bem simples: Mão de obra qualificada, custo de produção dos posts, artigos, vídeos, e-books, e ferramentas relacionadas a plataforma utilizada.
O Blog
Algumas plataformas disponíveis para a utilização do Marketing de Conteúdo é o Blog. O Blog é definido como um advento dos web sites, possuindo algumas diferenças dos aos sites tradicionais, sendo na maioria dos seus casos: gratuito, de fácil e rápido acesso e manuseio das publicações, postagens e artigos que estarão inseridos na plataforma.
Mesmo que seja considerado ultrapassado por alguns usuários das mídias digitais, o blog continua sendo um dos únicos a garantir total controle das suas ações quando se trata do Marketing de Conteúdo.
É importante que sejam postagens relevantes e fixem o leitor, futuramente cliente. Postagens regulares (calendário de posts) para garantir que o cliente visite constantemente o seu blog, ou seja, possuir números fixos de postagens, ser semanalmente, diariamente, não importa, mas que sejam fixos, regulares e na mesma quantidade.
O processo de “Clickbait” deve ser um dos principais utilizados para engajar e trazer os leitores para o Blog, ou seja, definir uma palavra-chave ou frase de pesquisa que torne a resposta rápida e eficaz para encontrar o endereço na Web, além dos próprios atributos da postagem: Url do blog ou do título, título dos posts, descrição do post, entre outros.
Algumas pesquisas realizadas pela ‘Rock Content” em 2017 afirmam que o Marketing de Conteúdo é realizado por 71% das empresas, as mesmas ganham 2,2x mais visitas e 3,2x mais leads e que cerca de 13 conteúdos mensais conquistam 4,2x mais visitantes, ou seja, quanto mais novas publicações e interações com os clientes através das publicações, mais retorno para a empresa e mais clientes engajados.
O conteúdo abordado também deve ser elaborado a partir de temáticas, para que facilita a leiturabilidade e interpretação das publicações. Planejando suas pautas com antecedência e tratando como sendo “interligados” sem que fiquem fora de nexo ou aleatórios.
É considerável também concentrar a leitura e a permanência do leitor na sua página, existem inúmeras maneiras para fazer com que seja uma leitura leve e necessária, já que não são livros, jornais ou revistas, e sim a internet, no qual as pessoas tendem a ler menos, serem mais práticas e principalmente mais visuais.
Então é interessante trazer textos com interações, trocadilhos, imagens como ponto de referência, gráficos, pesquisas, vídeos, gifs, infográficos, templates, e textos que sejam divididos em partes, e que as mesmas sejam objetivas e de extrema necessidade, que seja um conteúdo rico, que agrega valor para seus visitantes e para a própria imagem da empresa, educando seus potenciais clientes para uma futura abordagem de vendas.
Design atrativo
O visual também é algo importante, não apenas a elaboração das publicações e postagens, mas investir em um design baseado em cores que causem boa visualização, vetores e imagens alinhadas as respectivos assuntos, sendo da forma mais visual acessível e que seja visualmente chamativa, que tenham uma temática relacionada a própria identidade visual da sua empresa (Logomarca, Cores, Tipografia).
Para que tudo seja referencial e alinhado, causando ao cliente uma sensação de segurança e confiança, já que uma página na Web bem desenvolvida, visualmente chamativa e organizada, possui mais chances com um cliente, do que a concorrência que foca apenas nos textos.
Para atingir o sucesso no Marketing de Conteúdo no Blog, a junção dos pontos citados acima, com a elaboração dos mesmos de maneira correta geram mais chances de possuir um Feedback positivo, afinal, as empresas optam por atingir clientes e marcas por um meio no qual todos estão inseridos e que todos podem ser vinculados.
A internet é um companheiro do marketing, as vantagens são inúmeras e o método de criação se feito com um profissional de qualidade e uma investida regular, possui uma eficiente resposta e crescimento da sua empresa e fixação de clientes fiéis.