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Plano de Marketing Energia Solar: como usar na sua empresa

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Construir e um plano de marketing energia solar é absolutamente necessário e crucial. Se você não tem um plano de marketing com metas claramente definidas, não pode e não irá muito longe. 

Seu negócio provavelmente vai estagnar ou pior, se deteriorar. É por isso que você precisa conhecer as táticas de marketing certas para promover seu negócio de energia renovável.

Vamos ver quais etapas você precisa seguir e o que precisa aprender para conduzir um plano de marketing eficaz. Dê uma olhada nas 6 melhores táticas de marketing que você deve começar a usar o mais rápido possível.

 Plano-de-Marketing-Energia-Solar

Índice do Conteúdo

1. Defina o seu lugar no mercado

Em primeiro lugar, você não pode começar a anunciar seu negócio de energia renovável, a menos que seja capaz de definir seus benefícios e apontar suas vantagens em relação à concorrência.

Portanto, antes de realmente começar a anunciar, você precisa definir o seguinte:

  • Benefícios: Por que este produto é tão bom? Por que as pessoas precisam comprar?
  • Spot no mercado: Quem mais precisa deste produto? Existem outras empresas vendendo em seu mercado-alvo?
  • Vantagens: O que o torna melhor do que seus concorrentes? Por que as pessoas deveriam escolher você em vez delas?

Somente depois de saber as respostas para a pergunta acima, você poderá prosseguir com seu plano de marketing  energia solar. Defina seu produto e você poderá anunciá-lo com sucesso.

2. Defina sua personalidade de comprador

A etapa seguinte é outro elemento crucial de sua estratégia de marketing. Implica definir quem é sua persona ideal, como eles são e onde encontrá-los. Para simplificar, você precisa definir para quem está anunciando em termos de:

  • localização;
  • gênero;
  • status social;
  • nível de educação;
  • comportamentos de compra.

Assim que você for capaz de definir seu público-alvo dessa maneira, estará pronto para direcionar seu plano de marketing energia solar e até mesmo construir sua estratégia em torno dele.

3. Call-To-Action

Cada etapa de marketing que você realiza precisa enviar uma mensagem clara. Seus clientes potenciais e atuais não querem pensar sobre o significado oculto de seu anúncio. Você precisa servir a eles.

Não há melhor maneira de alcançar as pessoas e garantir que recebam o impulso na direção certa do que usar um CTA poderoso (call to action). Se você deseja que seus CTAs sejam eficazes, torne-os claros e atraentes. Dessa forma, você garantirá o seguinte:

  • seus clientes estão motivados para fazer uma compra;
  • você está dando a eles um atalho para um grande negócio;
  • você está convidando-os a agir de acordo com seus desejos.

Sem um grande CTA, seus esforços de marketing serão em vão.

4. Mídia social

As plataformas de mídia social são as maiores plataformas de marketing em termos de número de usuários em nível global. Com bilhões de pessoas usando o Facebook, Instagram, Twitter e outras plataformas de mídia social diariamente, você simplesmente precisa anunciar seu negócio de energia renovável nessas plataformas.

A melhor maneira de fazer isso é:

  • criar páginas de negócios;
  • criar uma identidade visual exclusiva para permanecer consistente;
  • selecione um estilo e um tom de escrita;
  • segmente sua persona usando anúncios patrocinados.

Além disso, você precisa escrever postagens atraentes e profissionais. Não se esqueça de fazer um esforço extra para tornar suas postagens de mídia social visualmente atraentes. 

Você precisa usar belas imagens, fontes e cores para garantir que um usuário médio de mídia social pare de rolar a tela para ver mais de perto o que você está dizendo.

5. Blog

Outro elemento absolutamente necessário e crucial de seu plano de marketing energia solar é o blog. O blog é uma ótima maneira de anunciar sua empresa porque pode chegar a pessoas que não têm ideia de quem você é e o que está fazendo.

Aqui está o que você precisa fazer:

  • fazer uma pesquisa de SEO e palavras-chave;
  • selecione os tópicos de tendência do seu nicho;
  • escreva postagens de blog confiáveis ​​e úteis;
  • inclua links para seu negócio.

Dessa forma, as pessoas que pesquisarem no Google algo como “como economizar energia na minha casa” podem simplesmente dar de cara com a postagem do seu blog e aprender sobre o seu negócio.

Existem duas opções principais para criar conteúdo para o seu blog. Você pode escrever por conta própria ou delegar essa tarefa a um dos membros da equipe ou pode optar por um serviço profissional. 

Se precisar de ajuda para encontrar um confiável, você pode entrar em contato com a agência especializada em conteúdos. No final, criar um artigo envolvente que tenha uma boa classificação no Google não é uma tarefa fácil.

6. Avaliações e depoimentos

Finalmente, você precisa estar ciente de que as pessoas hoje em dia não compram algo facilmente ou confiam nos negócios, a menos que tenham verificado sua credibilidade.

Eles fazem isso lendo comentários e depoimentos de outras pessoas e usando as experiências de clientes anteriores para formar um julgamento próprio. Você pode usar isso como uma arma e retratar as palavras e depoimentos de outras pessoas:

  • faça uma seção em seu site com avaliações e depoimentos;
  • crie publicações nas redes sociais citando os seus antigos clientes;
  • use conteúdo gerado pelo usuário e repasse-o em seus perfis de negócios.

Você pode até se associar a um influenciador local para aumentar a confiança que deseja construir com os outros.

Como prospectar clientes de energia solar

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Os clientes têm novas expectativas e as técnicas tradicionais de marketing não podem competir. Em um mercado de energia desregulamentado, os clientes são livres para trocar de fornecedor a qualquer momento, o que cria mais desafios para os fornecedores de energia e mais oportunidades para estratégias eficazes de marketing de energia. 

Crie um mapa da jornada do cliente

Um plano de marketing energia solar eficaz não termina quando seus clientes se inscrevem em seu serviço. Para maximizar a retenção, seu plano de marketing precisa envolver seus clientes em todas as fases do relacionamento deles com seus serviços. 

O mapa da jornada do cliente representa esse relacionamento do início ao fim, para que você possa identificar os pontos fracos e encontrar novas maneiras de desenvolver relacionamentos de longo prazo. 

Um mapa de jornada também o ajudará a determinar se seu plano de marketing energia solar está funcionando de forma eficaz ou se você precisa fazer ajustes.

Unifique seus pontos de contato

Agora que você delineou o mapa da jornada do cliente, cada interação é uma oportunidade. Para ter sucesso em um mercado competitivo, as empresas de energia solar precisam tirar vantagem de cada ponto de contato com o cliente, oferecendo uma experiência consistente e simplificada. 

De acordo com a Harvard Business Review, 73% dos clientes são “omnicanal” – eles usam vários canais durante suas pesquisas e experiências de compra. E de acordo com a Demand Metric, o aumento médio da receita atribuído à consistência da marca é de 23% . 

A inconsistência confunde os clientes e prejudica a sua credibilidade. Planos eficazes de marketing de energia solar irão unificar cada ponto de contato com uma marca consistente e atendimento ao cliente de qualidade.

Personalize suas ofertas

Os clientes de energia solar de hoje desejam informações e ofertas personalizadas, adaptadas às suas preferências. O estudo de experiência digital da JD Power indicou que dados de uso facilmente visualizáveis ​​são o principal motivador de uma experiência positiva na web para consumidores de energia e impulsiona uma melhoria significativa na satisfação geral do cliente. 

A Accenture descobriu que 33% dos consumidores que abandonaram uma empresa o fizeram por falta de personalização. E não se trata apenas de consumidores residenciais – a Accenture também descobriu que 42% das SMBs consideram as ofertas personalizadas um fator de satisfação principal. 

Da mesma forma, certos segmentos de consumidores são mais propensos a se inscrever para ofertas adicionais se a empresa fornecer atendimento personalizado ao cliente.

Adote recursos de texto e bate-papo

Os clientes da geração Y preferem comunicação bidirecional com as empresas e se sentem mais confortáveis ​​interagindo por mensagens SMS e bate-papo. 

Uma pesquisa recente da McKinsey indicou que 60% dos consumidores não estão completamente satisfeitos com os canais de comunicação que as empresas varejistas de energia oferecem atualmente, e 45% dos consumidores preferem usar os canais digitais de comunicação. 

Se você está procurando otimizar a experiência do cliente, encontre seu maior grupo demográfico por meio dos canais de comunicação de sua preferência. Essas conversas bidirecionais precisam ser significativas para serem eficazes, portanto, procure maneiras de fazer seus clientes se sentirem ouvidos.

Torne-se um consultor confiável

Mais do que nunca, os clientes procuram ser informados sobre as suas opções de energia solar. Fornecer informações confiáveis ​​e imparciais é uma ótima maneira de atender a essa necessidade. 

Uma estratégia de conteúdo dedicado que visa termos de pesquisa comuns pode transformar seu site em um recurso reconhecido, que trará mais clientes por meio de pesquisas orgânicas.

De acordo com a Aspect Software, 71% dos consumidores querem ser capazes de resolver problemas de atendimento ao cliente sozinhos. O recente Relatório do Atendimento ao Cliente da Microsoft descobriu que 12% dos consumidores consideram não ser capaz de resolver problemas por conta própria o aspecto mais frustrante de uma experiência ruim do cliente. 

Resolva essa frustração fornecendo as informações de que os clientes precisam para responder às suas próprias perguntas imediatamente.

Deixe seus clientes falarem

Seus clientes fiéis são uma de suas ferramentas de marketing mais fortes. As mensagens de sua empresa só vão até certo ponto com novos públicos. Mas comentários e recomendações de clientes satisfeitos podem ser extremamente atraentes. 

As avaliações positivas aumentam a probabilidade de 68% dos consumidores comprarem de uma empresa. Você pode transformar seus clientes em defensores leais da marca, fornecendo seus serviços para atender às suas necessidades específicas. 

Uma pesquisa diz que 70% dos clientes estão dispostos a deixar um comentário sobre uma marca se solicitado, então não tenha medo de pedir aos clientes que se envolvem regularmente com sua marca para deixar um comentário.

Pense localmente

Melhore a retenção de clientes abraçando a responsabilidade social corporativa e consolidando-se como um membro positivo de sua comunidade. Patrocine eventos, doe para causas locais e apoie organizações locais para aumentar sua visibilidade com seus clientes e líderes comunitários locais. 

Quando você constrói uma presença positiva em sua comunidade, seus clientes terão a chance de ver sua marca em primeira mão. Isso pode criar impressões duradouras e significativas. 

Além de aumentar a retenção de funcionários, a promoção cria consciência da marca e lealdade do cliente, impulsionando o aumento de vendas e boa vontade. 

Conclusão

Para anunciar seu negócio com sucesso, você precisa ter um plano de marketing claro e usar as táticas certas para conduzi-lo. 

Esperançosamente, este artigo ajudará você a encontrar os recursos certos e usá-los para promover seu negócio de energia solar da maneira certa.

Adriano Luz


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