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Como promover uma empresa B2B com Marketing Digital

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B2B, ou business to business, são empresas com características únicas que exigem um plano de marketing bem pensado e criativo.

Quando você pensa inicialmente em estratégias de marketing B2B, sua mente pode ir direto para as técnicas diretas e de saída – mensagens enviadas diretamente para clientes em potencial que você identificou. Embora isso possa funcionar, nem sempre é a melhor maneira de atrair novos clientes.

Esse tipo de técnica certamente tem um lugar em suas ações de marketing, mas vivemos em um mundo digital em constante evolução. Se você deseja ter sucesso em seu marketing B2B, precisa se ajustar às tendências e necessidades das empresas na era digital.

Para simplificar, você precisa se aprofundar nas principais estratégias de marketing para entender como promover uma empresa B2B com êxito.

O mundo do marketing digital para empresas B2B mudou. Afinal, os clientes são mais propensos a fazer uma pesquisa no Google para encontrar soluções para seus pontos fracos, em vez de esperar para serem encontrados. Como um profissional de marketing digital, é seu trabalho ser uma solução proativa, não um empurrador reativo de produtos para empresas em potencial.

 

Índice do Conteúdo

8 estratégias de marketing digital que ajudarão a entender como promover uma empresa B2B

Ter uma estratégia bem definida é a chave para melhorar a eficácia de seus esforços de marketing digital B2B. Vamos dar uma olhada em 8 estratégias de marketing digital B2B que você pode utilizar para aumentar a exposição e os números de seus negócios. É claro que ter uma Agência de Marketing Digital B2B como a Webtrends pode ajudar muito nos resultados de sua empresa.

 

1 – Pesquisa e segmentação demográfica

Em primeiro lugar, você precisa fazer sua pesquisa e encontrar seus dados demográficos-alvo. Se você não tem uma imagem precisa de quem é seu cliente-alvo e público-alvo, está desperdiçando seu tempo e dinheiro!

O que toda estratégia de marketing digital B2B tem em comum são metas que podem ser definidas e refinadas. É impossível fazer marketing para todos de uma vez, então você precisa se concentrar em seu público principal. Então você precisa se perguntar:

  • Quem é meu público e que “personas de compradores” posso criar para eles?
  • Quais são seus interesses? O que não gosta?
  • Qual é a sua faixa de preço e hábitos de compra?
  • Quais são os pontos problemáticos que podemos abordar com eles e como?
  • Como eles se comunicam e como querem ser comunicados?

De pesquisa de mercado e comportamentos de compra à pesquisa de marca, a pesquisa de marketing detalhada ajudará você a tomar decisões mais informadas como proprietário de uma empresa, não apenas para se conectar melhor com seu público-alvo, mas também fornecer uma base objetiva para medir os resultados.

Depois de fazer sua pesquisa de persona do comprador, é hora de focar nos dados demográficos. Ao estreitar o seu público usando “hiper-segmentação”, você economiza não apenas tempo, mas dinheiro em seus esforços de marketing.

Compreender as características, necessidades e estilos de vida de seus consumidores permite que você crie com eficácia os produtos e serviços de que eles precisam e as mensagens de marketing às quais eles respondem. Crie uma “buyer persona” para seu público que é hiper-direcionada e faça sua pesquisa sobre esses grupos. Sempre pesquise-os e obtenha feedback sobre como você pode melhorar.

Se você está lutando para descobrir por onde começar, concentre seus esforços em um segmento de cliente individual! O Google Analytics é um ótimo lugar para começar quando se trata de entender como seu conteúdo de marketing está sendo consumido e como você pode alcançar melhor os indivíduos que deseja.

Como uma empresa B2B, você precisará ter um forte senso de quem e como seus produtos / serviços ajudarão esses compradores e a pesquisa e o direcionamento de mercado o ajudarão dramaticamente quando se trata de se conectar com seus clientes potenciais.

 

2 – Um site envolvente e informativo

No mercado digital de hoje, o site da sua empresa é muito importante! A Criação de Sites Profissionais é mais do que apenas um rosto bonito, é uma apresentação online de sua empresa para realmente mostrar sua experiência, qualidade e soluções.

Seu site B2B é provavelmente a primeira maneira pela qual os clientes em potencial irão interagir com sua empresa. Na verdade,  80% das pessoas olham para sites quando checam provedores de serviços – portanto, o que você compartilha e como você compartilha será crucial.

Quando clientes em potencial visitam seu site, deve ser uma experiência envolvente e informativa que fornece ofertas e informações que podem gerar leads e engajamento. Além do conteúdo, aqui estão algumas “obrigações” do site a serem consideradas ao olhar para o seu site B2B:

  • O seu site, páginas de destino e conteúdo são projetados para o seu público-alvo?
  • Você está usando palavras-chave de SEO significativas?
  • O seu site é responsivo para dispositivos móveis e foi projetado para usuários móveis? Muitos negócios são feitos em dispositivos móveis, então isso é importante.
  • O seu site tem frases de chamariz que incentivam os visitantes do site a agendar uma reunião, demonstração etc.?
  • O seu site inclui depoimentos e provas sociais?
  • O seu site é pessoal? Você compartilha conteúdo específico para seu negócio B2B ou conteúdo genérico?
  • O mecanismo de pesquisa do seu site está otimizado? A localização começa com um site configurado no Google!

Se você está olhando para a lista acima e acha que precisa fazer alguns ajustes em seu site B2B, você tem uma grande oportunidade de melhorá-lo! Na verdade, os melhores sites são continuamente ajustados e alterados para melhor direcionar e se comunicar com clientes em potencial. Como os negócios evoluem muito, a otimização do site é necessária pelo menos a cada 18 meses.

 

3 – SEO eficaz de sites

Conforme discutido brevemente na seção do site, seu público-alvo deve ser capaz de encontrar seu site para que ele seja eficaz. É aí que a otimização do mecanismo de pesquisa ajuda! Embora o SEO seja uma tática de marketing complexa e em evolução, ele consiste basicamente em dois componentes principais.

SEO no site: rastreie as frases-chave que comunicam os conceitos do seu site aos mecanismos de pesquisa. Isso permite que os mecanismos de pesquisa produzam resultados mais relevantes para os pesquisadores. Assim, se estiverem procurando por você e seus produtos / serviços, eles vão te encontrar!

SEO fora do site: rastreie links para o seu site, seja por meio de engajamento externo ou de artigos convidados em outras publicações. Esses esforços trabalham para aumentar a autoridade do seu site como um líder amplamente reconhecido em seu tópico e seu conteúdo. O networking externo é sempre uma ótima estratégia de marketing!

À medida que você se relaciona, obtém destaque, tem mais visitantes visitando seu site e se envolvendo com ele, os mecanismos de pesquisa começarão a ver seu site como mais confiável – resultando em classificações mais altas. Isso também vem de escrever postagens de blog de qualidade e conteúdo em seu site!

SEO é uma ferramenta incrível que você não deve esquecer. Afinal, se você não tiver visitantes no site, não crescerá como um negócio B2B.


4 – Segmentando suas campanhas PPC

Se você deseja acelerar o processo de atração de novos clientes, pode considerar a publicidade paga por clique (PPC). Os anúncios PPC permitem que você use plataformas de publicidade para exibir seu conteúdo a usuários relevantes.

Claro, você tem que pagar por isso, mas se fizer certo, pode ser uma ótima maneira de expandir seus negócios B2B digitalmente. Em muitos casos, você paga por cliques em anúncios que levam os usuários ao seu site, mas em algumas plataformas, você também pode pagar por outras ações, como impressões, exibições de vídeo e engajamentos no site.

Os anúncios PPC são uma oportunidade incrível de chamar a atenção de usuários interessados ​​que, de outra forma, talvez nunca encontrassem seus produtos / serviços. Sem surpresa, pode ser uma ferramenta valiosa insubstituível para construir o conhecimento da marca, gerar leads e gerar conversões.

Como você paga por cada clique, o PPC tende a ser mais lucrativo quando gerenciado por um profissional. Saiba mais sobre publicidade PPC eficaz aqui.

Infelizmente, um dos maiores problemas que tenho visto é que muitas empresas cometem o erro de configurar suas campanhas PPC ou grupos de anúncios para cada produto ou serviço que possuem. Eles não pensam de forma criativa sobre como seu público-alvo está procurando as soluções que oferecem e, portanto, não usam a organização de campanha para corresponder a essa criatividade.

Você pode resolver o problema planejando cuidadosamente suas campanhas para agrupar seus anúncios em tantos grupos quanto possível. Você pode segmentar por cada característica principal, benefício, subcategoria, segmento de mercado ou localização geográfica relevante para seu produto ou serviço.

Por exemplo, digamos que você forneça um serviço de web design. Você pode agrupar suas campanhas da seguinte forma:

  • Categorias: Design de site de comércio eletrônico, design de site personalizado, etc.
  • Recursos: WordPress Web Design, Shopify Web Design, etc.
  • Setores atendidos: Design de sites de varejo, Web design de restaurantes, etc.
  • Locais atendidos: Brasil, Portugal e etc.

Depois de criar grupos mais direcionados e criativos, certifique-se de configurar cada campanha publicitária com palavras-chave, anúncios e páginas de destino eficazes para correspondê-los corretamente. Configurar campanhas dessa forma permite que você concentre seus esforços e resultará em leads de melhor qualidade. Quem não quer isso?

 

5 – Redes Sociais

A mídia social está aqui para ficar e, como proprietário de uma empresa B2B, precisa ser uma ponta de seu marketing digital B2B. Por quê? Bem,  60% dos compradores verificam novos provedores de serviços nas redes sociais, o que as torna uma fonte de informações mais comumente usada do que referências e recomendações formais.

Portanto, se você ainda não configurou as páginas do Facebook e do Instagram, essas são as duas plataformas nas quais você deve se concentrar.

Preencha seus perfis de mídia social com informações relevantes sobre seus serviços e produtos B2B e certifique-se de vincular de volta ao seu site. Ao postar atualizações, faça promoção cruzada de seu material em seu blog, site e plataformas de mídia social. Isso pode melhorar a classificação do seu site online.

O conteúdo de mídia social deve conter informações e recursos visuais com os quais as pessoas possam interagir, como:

  • Dicas de negócios
  • Pontos de dor e soluções
  • Recursos interessantes de seus produtos / serviços B2B
  • Histórias de sucesso
  • Fotos / depoimentos de antes e depois, principalmente vídeos
  • Perguntas frequentes

Os leitores são mais propensos a comentar, curtir ou compartilhar essas postagens.

Esse é o objetivo final do seu conteúdo: engajamento. O envolvimento é o que torna as contas de mídia social bem-sucedidas, portanto, se você pode iniciar uma conversa com seu público, está indo muito bem!

Certifique-se de não estar apenas lançando conteúdo em suas plataformas de mídia social. Você precisa se conectar e responder aos seus leitores!

Simplificando, a mídia social é um acelerador para compartilhar sua consciência, experiência e informações de negócios com clientes em potencial e é uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital B2B de sucesso – se você fizer isso direito.

 

6 – Análise e inscrição do cliente

Não fazer pesquisas de clientes ou pesquisar seu público é o maior erro que sua empresa B2B pode cometer!

O marketing B2B deve ser orientado por dados sobre qualquer outra coisa, porque, bem, você está vendendo para os analistas de números e proprietários de negócios. As empresas não investem em algo se não houver resultados baseados em dados! Portanto, algumas das maneiras melhores e mais simples de melhorar seu marketing digital B2B são por meio de pesquisas e análises de clientes.

Qual a melhor maneira de direcionar a estratégia de marketing certa do que descobrir o que funciona e o que não funciona diretamente dos próprios clientes? Incluir um formulário de feedback ou qualquer tipo de mecanismo de feedback em qualquer estratégia de marketing que você escolher, desbloqueia dados potenciais.

Esses dados podem variar de tendências, preferências de mercado, preferências por faixa etária que você também pode usar como uma alavanca ou outras coisas importantes que o ajudarão a melhorar sua estratégia. A partir daqui, você pode fazer melhorias significativas, bem como conteúdo que pode usar para compartilhar mensagens mais adequadas para seus clientes atuais e novos.

Compreender os dados do cliente e do cliente é importante ao  apresentar sua marca e seu conhecimento do setor. Isso o torna confiável, sério e perspicaz  sobre o que mais importa: ajudar os clientes e prestar atenção em suas necessidades em constante mudança.

Não há uma maneira de obter a estratégia perfeita, especialmente quando se trata de um mercado tão complexo e diversificado como o criado pelas empresas de hoje. Portanto, o feedback dos clientes ainda é a melhor medida de quão eficaz é sua estratégia atual e como tornar essas informações uma mina de ouro de conteúdo.

Depois de começar a receber feedback dos clientes, leia seus comentários e responda a eles – mesmo aqueles que deixaram comentários negativos. Quando você faz isso, mostra que a experiência do cliente é importante para o seu negócio e que você se preocupa em melhorá-la.

 

7 – Anúncios e conteúdo em vídeo

O conteúdo de vídeo se torna viral hoje em dia…

Se um vídeo pode mover a emoção de alguém tão rapidamente para tomar uma decisão ou agir… imagine o que você pode fazer quando seu negócio B2B compartilha conteúdo real que pode inspirar e fazer as pessoas quererem agir!

Com 65% da população afirmando ser aprendizes visuais, conteúdo breve e envolvente é o que os compradores procuram. Vídeos, que são fáceis de compartilhar, são uma ótima maneira de incorporar a história de sua marca por meio de um conjunto envolvente de visuais. Na maioria dos casos, para empresas B2B, um vídeo explicativo é o que funcionará melhor!

Agora, entendemos o lado do conteúdo da criação de vídeo, mas os anúncios também são enormes! Seja um GIF ou um vídeo curto, o vídeo está transformando a maneira como nos conectamos com as empresas.

Os recursos visuais, especialmente os vídeos, são a chave para o sucesso do marketing no mundo de hoje. Na verdade,  25% dos anúncios do Instagram estão agora em formato de vídeo com uma taxa de cliques de 1,84% (e esse número está aumentando).

Se você é novo no trabalho de vídeo, há muito para você aprender e há ainda muito mais oportunidades para você ganhar mais clientes usando-o de forma criativa! Se houver uma oportunidade para você compartilhar um vídeo, você provavelmente deveria!

 

8 – Marketing de referência

Mencionamos no início deste artigo, o marketing B2B mudou. Você não precisa mais passar horas ao telefone fazendo ligações não solicitadas ou compartilhando promoções em papel – isso tem grandes implicações para o seu marketing digital B2B porque você está economizando tempo para fazer outras coisas e seus leads estão vindo de outros lugares.

Muitos estudos mostram que as referências não vêm mais apenas de clientes, mas de estranhos online – apenas pelo simples fato de que a reputação de uma empresa era boa o suficiente.

A prova social será uma forte defensora do sucesso do seu negócio e não para nos testemunhos. O marketing de conteúdo e realmente se destacar como um líder respeitável em sua área de B2B pode realmente ajudar os outros a acreditar e compartilhar que você é uma empresa de alta qualidade com a qual se associar, mesmo que eles não tenham trabalhado diretamente com você.

Se bem feito, seu negócio pode ficar na cabeça das pessoas e elas vão querer compartilhá-lo com outras pessoas. O reconhecimento da marca pode levar a referências de clientes e novos negócios.

Além disso, você também pode oferecer vantagens de indicação aos clientes atuais, promoções e níveis de parceria para promover seu negócio. Ao fazer esse aspecto do marketing de referência, você também está aprofundando seus relacionamentos atuais com os clientes e solidificando sua confiança, parceria e conexão com o seu negócio.

 

Marketing digital B2B: Conclusão

O mundo digital, embora seja difícil de entender e ficar à frente da concorrência, pode estar cheio de recursos criativos e oportunidades para um negócio B2B. Aplicar as estratégias de marketing digital B2B acima pode realmente levar seu negócio a novos patamares.

Não tenha medo de experimentar estratégias inovadoras que explorem novas possibilidades na era do marketing digital. Faça uso de plataformas digitais modernas como mídia social, compartilhamento de vídeo e lembre-se de que o atendimento ao cliente está no centro de todas essas estratégias. Acompanhe e aprenda com seus clientes empresariais, essas duas coisas emparelhadas realmente o prepararão para o sucesso!

Se você quiser ajuda com marketing digital B2B, entre em contato com a Agência de Marketing Digital Webtrends. Somos especializados em marketing digital de performance e diferenciação, então, assim como você deseja ajudar outras empresas, nós também o fazemos!

Adriano Luz


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