Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

5 tendências de marketing de conteúdo para o sucesso

marketing-de-conteudo-1200x801.jpg

Como todas as coisas digitais, o cenário do marketing digital muda diariamente. Desde atualizações de algoritmos até novas plataformas e ferramentas, os profissionais de marketing digital têm muito a considerar ao projetar suas estratégias anuais. Felizmente, a única coisa em que todos concordam é a importância do marketing de conteúdo.

Fizemos uma parceria com a Wynter, uma empresa de insights de mercado B2B, para criar um relatório de tendências de marketing de conteúdo para 2024. Perguntamos a 293 profissionais de marketing de conteúdo sobre seus planos de estratégia de conteúdo, IA e orçamento em 2024 para entender para onde está indo o futuro do marketing de conteúdo.

Principais vantagens:

  • O uso de IA aumentou, de 64,7% em 2023 para 83,2% em 2024. B2C viu o maior aumento no uso, de 38% para 87%.
  • Os humanos ainda têm um desempenho melhor – 20,9% dos usuários que não usavam IA relataram ter muito sucesso, enquanto apenas 12% que usavam IA o fizeram.
  • O foco no link building está aumentando, com apenas 5,5% dos entrevistados dizendo que não o priorizarão, em comparação com 14,7% em 2023.
  • Aqueles que favorecem o link building orgânico têm melhor desempenho em média, onde 50,6% relatam ter um sucesso moderado ou melhor, enquanto apenas 35,3% daqueles que executam o link building manual relatam ter um sucesso moderado ou melhor.
  • O interesse pelo conteúdo interativo está aumentando, com 62,3% relatando investimento na área contra apenas 36,1% em 2023.

Dizem que conhecimento é poder, por isso estamos compartilhando nossas descobertas e principais conclusões para ajudá-lo a melhorar sua estratégia de conteúdo.

  1. O marketing de conteúdo não morreu
  2. Ferramentas de IA: peças do quebra-cabeça do conteúdo
  3. Se o Link Building não faz parte da sua estratégia, deveria fazer
  4. Os clientes desejam conteúdo envolvente
  5. Gerar leads é um desafio
  6. Energize sua estratégia de marketing de conteúdo

Índice do Conteúdo

O marketing de conteúdo não morreu

Nos últimos anos, entre uma economia incerta e a ascensão da IA, os profissionais de marketing de conteúdo têm sido submetidos a manchetes clickbait, alegando que o céu do marketing de conteúdo está caindo. Felizmente, esse não é o caso.

Na verdade, aprendemos que as empresas estão crescente seu compromisso com o marketing de conteúdo.

Mais da metade das empresas (54,5%) planeja gastar mais em marketing de conteúdo em 2024 do que em 2023. Isso dá continuidade à tendência que vimos em nosso relatório de tendências de marketing de conteúdo para 2023, sugerindo que talvez seja hora de enterrar essas previsões sombrias para sempre.

No geral, as empresas estão gastando mais em seu conteúdo por mês em 2024 do que em 2023, embora menos empresas gastem mais de US$ 45 mil mensais. Quase metade (47,6%) planeja gastar de US$ 5 mil a US$ 25 mil em marketing de conteúdo em 2024.

As empresas também estão gastando mais por peça, em média, em 2024. Em 2023, 44,4% das empresas gastaram apenas US$ 0 a US$ 500 por conteúdo, o que cairá para 20,9% em 2024. Mais da metade (53,1%) dos entrevistados planejam gastar entre US$ 550 a US$ 2.000 por conteúdo este ano.

O aumento dos gastos por postagem está fortemente correlacionado com o nível de sucesso – uma empresa que gasta mais de US$ 4.000 ou mais por postagem tem cerca de 2,6 vezes mais probabilidade de relatar sua estratégia como “muito bem-sucedida” do que uma empresa que gasta de US$ 0 a US$ 500.

Na verdade, cerca de 20% das empresas que gastam entre US$ 0 e US$ 500 relataram que sua estratégia teve um desempenho ligeiramente inferior, enquanto 0% das empresas que gastaram pelo menos US$ 4.000 tiveram. Portanto, se você deseja a estratégia mais bem-sucedida, investir mais dinheiro (de forma inteligente) é fundamental.

Então, por que os gastos aumentam apesar de toda a conversa sobre a economia pessimista e sombria? Porque funciona.

Uma pessoa normal passa quase sete horas por dia na Internet, além do tempo que passa online para trabalhar. Portanto, faz sentido financeiro concentrar seus esforços de marketing onde está seu público-alvo: navegando online.

Os dados comprovam isso: o marketing de conteúdo produz três vezes mais leads do que o marketing tradicional, com um preço 62% menor.

Mas não pense que isso significa que você deve simplesmente investir mais dinheiro no marketing de conteúdo em 2024. O segredo é investir em conteúdo de alta qualidade que dê conta do recado para que você possa obter o melhor retorno do seu investimento. Seja criando vídeos para mídias sociais, e-books para orientar seus clientes em um desafio ou publicando postagens de blog com instruções, eles devem ser úteis.

Escrever conteúdo de blog que converta é nosso pão com manteiga, e sabemos que ótimas postagens de blog devem:

  • Almeje um público específico.
  • Tenha uma estrutura otimizada para SEO.
  • Seja passível de leitura.
  • Tenha visuais atraentes.
  • Inclua um CTA claro.

Se você estiver pagando por um conteúdo que não inclui esses elementos, não verá resultados – não importa quanto do seu orçamento você dedique a isso.

Ferramentas de IA: peças do quebra-cabeça do conteúdo

Não sabemos sobre você, mas parece que ouvimos constantemente que a IA está vindo para o nosso trabalho. Afinal, os robôs nunca faltam por doença nem exigem um pacote de benefícios caro.

No entanto, os nossos dados mostram que o aumento do uso de ferramentas de IA coincide com o aumento dos orçamentos de marketing de conteúdo, sugerindo que não é por isso que as empresas estão recorrendo a ele.

Em 2023, 64,7% dos profissionais de marketing de conteúdo planejavam usar ferramentas de IA, disparando para 83,2% em 2024. As empresas B2C estão dando o salto mais significativo para as ferramentas de IA, com 87,1% planejando implementar ferramentas de IA em 2024 (um aumento de quase 50% em relação a 2023). ), embora isso possa ser porque eles o usaram menos do que as empresas B2B nos anos anteriores.

Embora as empresas estejam adotando ferramentas de IA mais do que nunca, elas não dependem delas para projetar conteúdo de ponta a ponta:

  • A maioria dos entrevistados (71%) relatou usar ferramentas de IA para ajudar na idealização de conteúdocomo debater uma lista de palavras-chave a serem segmentadas como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.
  • Quase 70% dos entrevistados relataram o uso de ferramentas de IA para auxiliar no desenvolvimento de conteúdo de brainstormingincluindo a criação de contornos.
  • Mais de um terço (40%) dos entrevistados relataram usar ferramentas de IA para ajudá-los a criar estratégias geraiscomo gerar personas.

Felizmente para os profissionais de marketing de conteúdo que vivem e respiram, os robôs ainda não estão preparados para nos substituir. Embora 43,8% daqueles que usam IA relataram sucesso acima da média, o mesmo aconteceu com 48,6% daqueles que não usam IA. Isto sugere que, embora a IA possa ser uma ferramenta poderosa para acelerar o processo, os profissionais de marketing humanos ainda têm uma vantagem na criação de conteúdo de sucesso.

Embora os profissionais de marketing estejam usando ferramentas de IA para gerar conteúdo e elementos de design (47% e 28%, respectivamente), é aí que os profissionais de marketing de conteúdo devem ser mais cautelosos ao usar a IA.

As ferramentas de escrita robótica podem produzir mais conteúdo por um custo menor, mas a IA não consegue sentir emoções e ser espontânea como um ser humano. Ele emite uma linguagem com base nos padrões que vê nos dados que consome, por isso não consegue incorporar com precisão o estilo de marca que o diferencia de seus concorrentes.

Como resultado, a escrita gerada por IA muitas vezes é desprovida da criatividade que faz o conteúdo brilhar (e atrai leads). Narrativas e toques pessoais impulsionam os usuários – eles são mais propensos a converter depois de ler uma narrativa pessoal do mundo real sobre como um produto ajudou alguém como eles, e as ferramentas de escrita de IA não podem fazer isso.

Além disso, por melhor que a IA seja em alguns tópicos, ela não é uma especialista do setor e pode perder nuances ou estar totalmente errada.

Em vez disso, concentre o marketing de conteúdo de IA na simplificação do processo de criação de conteúdo (e sempre sob a supervisão de um ser humano para fazer melhorias) ao:

  • Identificar tendências ou tópicos populares que você deve incluir em sua estratégia
  • Comparar seu conteúdo com o de um concorrente para encontrar lacunas de conteúdo
  • Determinando quais seções incluir em um esboço
  • Detectando erros gramaticais e ortográficos

Resumindo, as empresas devem usar IA apenas para apoiar sua equipe de marketing de conteúdo, e não para substituí-la.

Se o Link Building não faz parte da sua estratégia, deveria fazer

A importância do link building continua a ser um debate contínuo na indústria de marketing de conteúdo. É melhor fazer isso manualmente ou organicamente? Quanto valor o Google atribui aos links?

Independentemente de onde você esteja, o link building é mais uma prioridade em 2024 do que em 2023, com apenas 5,5% dos entrevistados afirmando que não priorizarão o link building (enquanto 14,7% disseram o mesmo em 2023).

Priorizar o link building como parte de sua estratégia está correlacionado com níveis mais elevados de sucesso.

Das 27 empresas que responderam que o link building é “muito priorizado”, 57,2% relataram que sua estratégia geral de marketing de conteúdo foi moderada ou muito bem-sucedida. Em contraste, apenas 11,2% dos 17 entrevistados que mal priorizaram o link building como parte de sua estratégia consideraram sua estratégia geral de marketing moderada ou muito bem-sucedida.

Mais da metade (56,4%) dos entrevistados com uma estratégia de link building relatam que dependem da geração de links orgânicos em vez da divulgação manual para alimentar seus esforços de link building.

Na maioria dos setores estabelecidos, descobrimos que essa estratégia muitas vezes resulta em links que superam aqueles gerados pela divulgação manual – tanto que, em 2022, paramos de fazer a maior parte da nossa divulgação manual. No entanto, o link building orgânico só terá sucesso quando você tiver o seguinte em vigor:

  • Conteúdo de alta qualidade que atrai links (por exemplo, pesquisas, estudos de dados, modelos, etc.)
  • Uma estratégia de links internos que prioriza geradores de links orgânicos
  • Um link para o hub de conteúdo na navegação superior
  • Uma biblioteca de conteúdo com curadoria com links para mais de 15 postagens no hub de conteúdo

Sem essas quatro coisas implementadas, você terá dificuldade para obter links organicamente na taxa desejada.

Os clientes desejam conteúdo envolvente

Em 2023, apenas 36,1% dos entrevistados relataram a criação de recursos interativos, como calculadoras, questionários ou ferramentas.

Em 2024, esse número quase dobrou, com 62,3% dos entrevistados criando conteúdos interativos como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Os interativos são os campeões de peso do link building, e é por isso 68,4% das empresas que priorizam o link building criam interativos como parte de sua estratégia, em comparação com 56,3% que não priorizam o link building. Eles não apenas atraem links, mas também têm alta conversão.

Depois de envolver o usuário, é mais provável que ele se lembre de você quando precisar fazer uma compra. Você os ajudou a sair de uma situação difícil (com uma calculadora de pagamento de dívidas, por exemplo) ou forneceu-lhes algo memorável (um teste chamativo para ajudá-los a escolher uma cor de tinta com base em sua personalidade).

Nem todo mundo consegue montar um interativo poderoso que valha o tempo e o esforço, o que significa que se você tiver um ótimo, você se verá muito acima da concorrência.

Gerar leads é um desafio

O marketing de conteúdo tem seus desafios. Este ano, os profissionais de marketing de conteúdo relataram a geração de leads como seu maior desafio, seguida de perto pela medição do ROI.

Em comparação, os dois maiores desafios em 2023 foram volume (27,8%) e geração de leads (22,6%).

O segredo para gerar leads começa na identificação do conteúdo certo para o seu público-alvo, por isso a pesquisa de palavras-chave é tão importante.

Na Siege, iniciamos cada estratégia de marketing de conteúdo com uma análise de oposição de palavras-chave ao benefício (KOB), que nos permite analisar centenas de palavras-chave e priorizar aquelas que irão gerar tráfego, links e leads.

Energize sua estratégia de marketing de conteúdo

Mais de 90% dos nossos entrevistados terceirizam pelo menos parte de sua estratégia de marketing de conteúdo. No entanto, isso não se correlaciona com níveis de sucesso mais elevados, provavelmente porque depende da qualidade do seu parceiro de outsourcing. Não importa quanto você paga a eles – se eles não entregarem resultados, não valem a pena.

Na Webtrends, podemos ajudá-lo a colocar essas tendências em ação, elevando sua estratégia de marketing de conteúdo por meio de insights baseados em dados e criando conteúdo incomparável focado em seu cliente. Os resultados falam por si. Entre em contato com você gostaria de saber como podemos ajudá-lo a atingir suas metas de marketing de conteúdo.

Redação


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK