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Site ou aplicativo: o que devo escolher para minha empresa?

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Sites e aplicativos são ótimas opções para você desenvolver o seu negócio. Ambos comunicam produtos de forma ágil, possibilitando o retorno de seu cliente em relação às suas ofertas e produtos. 

Mas, antes de começarmos a falar sobre ambas as ferramentas, gostaríamos de ressaltar algumas questões importantes, que podem te ajudar a avaliar o que é melhor para a sua empresa. 

Um dos grandes definidores do que realmente pode ser mais rentável e lucrativo para você, é o seu público. As pessoas que consomem os seus produtos são os que melhor podem responder a essa dúvida.

Compreender o seu nicho de mercado, público-alvo e como ele se comporta, são informações essenciais para que você consiga escolher a melhor ferramenta para alavancar ainda mais os seus negócios. Nesse sentido, conhecer quem interage com você, lá na ponta é primordial.

 

Índice do Conteúdo

Site ou Aplicativo: Entendendo a Persona

Uma boa forma de realizar esse processo, buscando entender o seu público é o desenvolvimento de personas. 

Persona é uma técnica muito utilizada no Design Thinking. E nada mais é do que uma ferramenta em potencial para que você acerte os seus clientes em cheio! Deixe-os satisfeitos com seus produtos e serviços.

Essa técnica consiste na criação de perfis semi fictícios do conjunto de seus clientes. Você pode trabalhar em mais de uma persona, ou seja, em mais de um perfil, dividindo-os por agrupamentos dentre o que você achar mais efetivo.

O ideal é que você conduza esse processo com mais pessoas dentro de sua empresa, quanto maior o debate para a criação desses modelos, mais assertiva será a sua criação de personas.

Uma vez feito isso, você poderá compreender o que é realmente efetivo para o seu público: Site ou aplicativo.

 

Site: os pioneiros em web plataformas

Os sites surgiram na década de 90 e revolucionaram a maneira de nos comunicarmos. Inicialmente, não tínhamos possibilidades de comunicação direta, como hoje entendemos os recursos de feedback. No entanto, informações já estavam sendo comunicadas, seja pela linguagem computacional, seja por textos informacionais.

Essa ferramenta cresceu enormemente após os anos 90 e hoje faz parte do cotidiano de uma parcela considerável de pessoas.

Os sites são indicados para pessoas que utilizam muitos dispositivos para o acesso à internet, ou seja, clientes que fazem uso de computadores, tablets e/ou smartphones. Nos sites você poderá contar a história e a composição de sua empresa, ofertar produtos e serviços e também criar um fluxo de feedback

Além disso, você poderá utilizar recursos como o Google Analytics para visualizar os dados de tráfego do seu site. Quantas pessoas visitam e quais lêem as suas propostas por completo, esses recursos podem te ajudar a trabalhar com o monitoramento de dados, indicadores de processo e resultado.

Se a sua escolha for criar um site para o seu negócio, lembre-se de ter em funcionamento uma versão mobile efetiva. Com certeza, esse fator fará muito diferença na experiência do usuário. 

 

Aplicativos: os queridinhos do momento

Como o próprio título diz, os apps são muito bem aceitos entre certas parcelas de usuários. Se o seu negócio é voltado para a população jovem, desenvolver um app pode ser uma ótima estratégia.

Com os aplicativos você consegue aproveitar melhor os recursos de hardware, ou seja, você poderá ter acesso simplificado ao sinal de gps, câmera e outros recursos interessantes. Em termos de segurança, tais recursos auxiliam muito o controle do cliente em relação aos dados disponibilizados.

No entanto, aplicativos acabam destruindo o seu público. Nem todas as pessoas são simpáticas à ideia dos aplicativos. Eles ocupam espaço no sistema de armazenamento do dispositivo móvel, lembre-se disso.

Mas em termos de monitoramento de dados e feedback, os aplicativos também podem trazer a você um bom retorno e manejo. 

Em ambos os casos, sites e aplicativos são muito efetivos para alavancar negócios, alcançar clientes e conquistar novos nichos de mercado. Para que você escolha a melhor opção (ou até mesmo as duas), trabalhe com o enfoque na experiência do usuário. Tenha em mente o seu público-alvo.

Vá com tudo e conquiste cada vez mais espaço!

Adriano Luz


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