10 razões pelas quais sua empresa não gera leads
Gerar leads é um processo altamente envolvido que requer a combinação certa de talento, técnica e tecnologia, portanto, não é de surpreender que muitos profissionais de marketing de hoje citam a geração de leads como um dos seus maiores desafios.
Existem vários problemas subjacentes que podem estar contribuindo para suas lutas na geração de leads, incluindo:
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1. Seu site não está atraindo visitantes
Sem tráfego, sem leads. O primeiro obstáculo a ser superado em uma estratégia de geração de leads bem-sucedida é atrair visitantes ao seu site. Se os clientes em potencial nem chegam ao seu site, você pode ter problemas com sua estratégia de blog, estratégia de SEO, estratégia de mídia social ou desenvolvimento de persona.
2. Você não entende seu público
Talvez seu site esteja atraindo tráfego amplo, mas gerando poucas conversões. Em casos como esses, o problema subjacente mais comum que vemos é que os profissionais de marketing não entendem completamente seu público-alvo.
Se as suas personas de comprador ideais não forem desenvolvidas correta e completamente, você não saberá como direcioná-las efetivamente – e todas as outras técnicas de geração de leads empregadas sofrerão por causa disso.
3. Você não tem conteúdo relevante o suficiente
O conteúdo é o combustível para todos os seus outros esforços de geração de leads. É o motivo pelo qual as pessoas visitam seu site, o motivo pelo qual permanecem e o motivo pelo qual se convertem em leads.
Se você não estiver criando conteúdo suficiente – ou se o conteúdo que você está criando for inútil, de baixa qualidade ou irrelevante para suas personas – os visitantes do site não se sentirão compelidos a se converter, e seus esforços falharão.
4. Seu site não tem oportunidades de conversão
Com muita frequência, os profissionais de marketing cometem o erro de pensar que basta uma pessoa precisa, um ótimo conteúdo e muito tráfego na web.
Para gerar leads, você precisa presentear aos visitantes com oportunidade de oferecer algumas informações pessoais em troca do conteúdo valioso que você criou. Você precisa de oportunidades de conversão espalhadas estrategicamente pelo site.
5. Você não está no ranking do Google tão bem quanto poderia
Sua classificação no Google é um excelente indicador de como o seu site vai se comportar online. O Google tende a classificar seus sites não apenas em termos de relevância para os termos de pesquisa, mas leva em consideração vários outros fatores, como velocidade do site, links de entrada, quão recentemente ele foi atualizado e muito mais.
Os detalhes técnicos, como a qualidade da versão móvel do seu site, podem ter um grande impacto na usabilidade. Verifique suas taxas de rejeição e execute um teste de velocidade do site para ver se você pode acelerar sua página. Observe também o seu conteúdo.
6. Você está usando dados de palavras-chave desatualizados
Outro erro fatal de que muitas equipes de marketing são culpadas é a falta de segmentação por palavras-chave. Geralmente, as equipes conduzem a pesquisa de palavras-chave uma vez, para que tenham uma ideia geral das frases e palavras que geram tráfego relevante – e depois fazem o possível para incorporar essas informações em todo o conteúdo a partir de então.
Infelizmente, a pesquisa de palavras-chave não é um projeto único. É necessário atualizar constantemente sua lista de palavras segmentadas para verificar se há novas maneiras de gerar leads por meio de diferentes tipos de consultas.
É importante saber quais métricas devem ser observadas ao realizar pesquisas de palavras-chave. Embora o volume de pesquisas seja importante, não é necessariamente o objetivo final, especialmente se você estiver tentando segmentar mais grupos de nicho. Não se esqueça de medir:
- Valor da palavra-chave no CPC;
- Intenção de palavra-chave;
- Palavras-chave relacionadas;
- Dificuldade da palavra-chave.
Sem conduzir pesquisas consistentes de palavras-chave, você provavelmente estará perdendo segmentos de público-alvo valiosos e possíveis leads.
Você também deve verificar sua lista anterior de palavras-chave para ver quais termos não estão mais direcionando a conversão de leads e considere remover ou reenquadrar o conteúdo.
7. Você não tem páginas de destino específicas para cada um dos seus anúncios
Se você está enviando seu tráfego PPC para sua página inicial, está fazendo tudo errado. Se um usuário pesquisou um produto ou serviço específico que você oferece e acessa sua página inicial, você deve confiar neles para navegar pelo site e descobrir exatamente o que está procurando. Isso causa uma enorme taxa de rejeição, ou seja, desperdício de dinheiro.
O envio de um usuário via PPC adequadamente estruturado para uma página de destino altamente relevante (com exatamente o que o anúncio diz) aumenta a probabilidade de que eles comprem drasticamente.
Além disso, verifique se seus formulários de consulta estão otimizados para conversões. Não faça muito tempo o seu formulário, sempre peça os detalhes de contato para poder acompanhá-lo e evitar que ele seja muito complicado.
Os formulários de conversão mais altos têm 4-5 campos e solicitam as informações mais relevantes possíveis. Isso não incentivará apenas as pessoas interessadas em você a comprar, mas também evitará a perda de tempo.
Garantir que seus formulários de consulta estejam configurados para coletar as informações corretas, pode melhorar a eficiência do processo de vendas pós-conversão.
8. Não educa nem cria confiança
Criadores de confiança, como revisões, estudos de caso e exemplos de seu trabalho, podem ajudar a incentivar o usuário a se converter por meio do site. Isso mostra que outras pessoas tiveram uma boa experiência com você, sabem exatamente o que obterão e você tem um bom atendimento ao cliente se algo der errado.
Outra maneira de criar confiança é a partir do conteúdo que você tem em seu site, se você puder mostrar que é especialista e instruir os usuários enquanto eles navegam pelo site, você estará construindo confiança, mas subconscientemente se vendendo a eles ao mesmo tempo.
Afinal de contas, por que eles não querem comprar de você, você é o especialista? Criar confiança com um usuário e criar autoridade de marca ajuda a estabelecer você como um líder do setor e ajuda a dar a vantagem sobre seus concorrentes.
9. Você não está alimentando os leads mais frios
Quando um usuário está na ‘fase de pesquisa’ que busca ativamente a web para encontrar a melhor solução para os seus problemas. Eles podem procurar preços, os melhores exemplos de seu trabalho, o tempo de entrega mais rápido etc.
A melhor maneira de lembrar esses usuários é garantir que você tenha campanhas de remarketing em vigor para lembrá-los constantemente de sua oferta assim que eles visitaram seu site.
Independentemente de você exibir anúncios em mídias sociais, anúncios gráficos ou uma campanha PPC (Listas de remarketing para anúncios de pesquisa), você deve trazer esses usuários de volta ao seu site.
Eles já demonstraram interesse em você, então apresente-os com mais um motivo para comprar, ou seja, uma oferta irresistível. Você também pode tentar coletar endereços de e-mail do seu site fazendo com que os usuários se inscrevam em algo.
Depois de obter o endereço de e-mail, adicione-os a uma lista e envie-os periodicamente conteúdo de alto valor que os incentive a descer pelo funil de vendas.
10. Você não oferece uma boa experiência para o usuário
O UX (experiência do usuário) tem como objetivo garantir a criação do seu site para facilitar a interação. A instalação de um software UX que gera mapas de calor é um ótimo começo.
Você pode ver quais informações estão faltando, onde os usuários tendem a clicar e as informações que acham interessantes. Isso também permite eliminar qualquer frustração, ou seja, tentar clicar em um botão que não vai a lugar nenhum.
Você também pode fazer isso através do Google Analytics, medindo a taxa de rejeição, a taxa de saída, as páginas com melhor desempenho, configurando eventos para visualizações de vídeo etc.