Posicionamento de Mercado: Como criar uma marca forte na mente dos consumidores
Qualquer empresa almeja o ápice do sucesso e ser uma referência em relação ao seu nicho de mercado. Entretanto, nem todas sabem qual caminho seguir, quais escolhas tomar e por onde começar seu investimento (e se ele valerá a pena).
Para cada tipo de serviço ou produto, haverá regras e pontos diferentes, porém, alguns conhecimentos sobre como funciona o mercado e principalmente como é a competição no mesmo, são essenciais para quem deseja crescer e se ver no topo. Não existe mágica ou uma receita, existe muito esforço, trabalho diário e foco no seu objetivo, mantendo também a empresa viva e ativa para seus clientes.
Índice do Conteúdo
Uma empresa deve se manter atualizada
Uma empresa não vive isolada, possui contato com seus concorrentes, consumidores, opiniões, críticas e possui sempre uma visão de referência, daquilo que está em alta e do que funciona ou não para aquele tipo de serviço ou produto.
Sendo também necessário se manter firme em momentos de crescimento, não rebaixar a motivação e trabalho quando se está no topo, as empresas devem continuar atualizadas sobre o que irá continuar funcionando, afinal, as mudanças no mercado são diárias, e muitas caem no erro de se perderem logo primeiro sucesso. E para se cuidar e agir, demanda investimentos gerais, não de forma exagerada, mas investir de maneira certa.
Importante saber que esses dados e números devem ser de maneira realista, não se deve basear em números de anos, meses ou até semanas já passadas, uma vez que no mercado tudo se transforma constantemente.
Investimento
Uma empresa que procura conhecer bem o seu mercado, seus consumidores, seu público alvo e principalmente agir como uma persona, sabe exatamente onde e quanto investir. Em muitos casos um investimento pequeno feito de maneira correta é o fator que destacará sua empresa no mercado. Para isso, são necessários primeiramente investir em pesquisas e estudo de campo, descobrir quais pontos são certeiros para o seu negócio, e saber quais erros não cometer.
Capacidade de inovação
Muitos empreendedores hesitam em continuar com seu negócio devido a competitividade e saturação de serviços no mercado, porém, existem fatores que fazem com que sua empresa se destaque perante todas as variedades de nomes para o mesmo serviço ou produto oferecido.
A inovação é um dos principais fatores. Realmente, “muito do mesmo” é algo que bagunça a cabeça do cliente no momento de compra ou de escolha de uma marca para atende-lo, o que demandará a escolha serão fatores básicos: preço, qualidade e inovação.
Trazer algo para o consumidor que seja original, diferente e chamativo é algo que marcará ele no momento de escolha e no momento de segunda compra. A inovação deixará os concorrentes fora das opções de escolha, uma vez que a sua empresa oferecerá algo que as demais não possuem.
A inovação será o fator que determinará a sua indicação para outros consumidores, e será o novo parâmetro para o seu nicho no mercado.
Qualidade
Assim como a inovação, a qualidade também é um dos principais (se não o mais importante) pontos que o empreendedor deve trazer para oferecer aos clientes.
É o fator que irá determinar se haverá uma segunda compra é a qualidade que o produto ofereceu ao consumidor, se ele atingiu o objetivo sem que fosse de péssimo desempenho ou em alguns casos de ao menos nem concluir o propósito que oferece. O produto ou serviço deve oferecer aquilo que é prometido ao cliente, da maneira que foi sugerida e executá-lo com aproveitamento.
A qualidade traz ao consumidor uma sensação de confiança e consequentemente torna a marca parte de sua vida, uma vez que quando necessário, obteve o que se esperava.
Não se perca nos preços
Muitos empreendedores se perdem na hora de estabelecer um preço para seu produto ou serviço, acabam arriscando em um preço muito à baixo da média a fim de torná-lo atraente para o público. Entretanto, é um caminho arriscado, uma vez que o preço não é o principal fator para escolha. Muitos clientes optam por detalhes que irão valer a pena um preço mais elevado como um preço justo, levando em consideração os benefícios que a compra tem a oferecer.
No mercado competitivo, alguém sempre irá possuir um preço “melhor” que o seu, entretanto, ter a maneira correta de se destacar será mais eficaz do que agir na competição de quem oferece o mais barato, mas sim, quem oferece a qualidade, inovação, segurança e confiança. Laços com o consumidor que o preço baixo não é capaz de prestar.
Utilize ferramentas do Marketing
Investir em uma estratégia de marketing é um fator que irá determinar a chegada da sua marca até os clientes. A divulgação é realizada e atrai clientes em potencial, resultando na sua consolidação no mercado.
Existem inúmeros nichos de marketing para investimento: Mídia exterior, mídias digitais, panfletos, anúncios, propagandas, “garoto (a) propaganda”, sites, blogs, entre outros.
Contratar um profissional da área é fundamental para escolher o método mais eficaz de divulgação para seu determinado gênero no mercado. Atirar em todos os caminhos de expansão do marketing é perda de dinheiro e desnecessário, uma vez que apenas alguns servirão para seu meio.
Entretanto, atualmente as mídias digitais tornaram-se o meio mais eficaz para atrair clientes, afinal, a maioria possui acesso a internet e tecnologia, é inevitável que os anúncios não os atinjam.
Além de que muitas redes sociais possuem técnicas de oferecer propaganda direcionada para clientes que se encaixam no seu público alvo, clientes que possuem potencial para se tornarem efetivos. Basta analisar e investir no melhor método para sua empresa.
Investir em uma identidade visual relacionada ao design da sua empresa também é fundamental para gerar sentimentos positivos aos consumidores. Pesquisas apontam que empresas que investem em criar uma logomarca, um slogan, uma identidade que irá ser referencial para o cliente, tendem a se destacarem no mercado, a serem consideradas seguras para compra e contratação.
Aprenda a terceirizar o marketing digital, apresentando plataformas que ofereça aos clientes seu serviço ou produto no conforto de casa, que também possuam qualidade de funcionamento e acesso, uma vez que pode se tornar o fator de perda de um cliente.
Tenha uma empresa organizada
Garantir que sua empresa tenha um crescimento no mercado, é também trabalhar o interior da mesma. Manter os processos internos otimizados aumenta a produtividade, qualidade, garante melhor aproveitamento em relação aos empregados, gerando assim, confiança e segurança ao consumidor. Manter o estoque em dia, organizar o cadastro de clientes, ser pontual em relação a entrega e fornecimento, garantir orçamentos e cotações, entre outros.
Uma boa relação com o cliente
Por fim, mas não menos importante, uma boa relação com os clientes é algo fundamental para marcar sua empresa no mercado competitivo. Um bom atendimento, saber ouvir críticas e reclamações, atender pedidos e ser ético e moral, são fatores que serão o toque final a partir de todas as dicas acima.
Sem um bom relacionamento com o seu público, todos os investimentos serão em vão.