Pesquisa de Marketing: 5 vantagens de pesquisar sobre público-alvo e concorrência
Para toda empresa, principalmente as iniciantes no mercado, é necessário que estejam preparadas para desenvolver estratégias e planejamentos para enfrentar todos os passos que deve se ter até atingir o sucesso e a estabilidade. Não basta apenas definir seu produto, serviço ou conteúdo e iniciar as vendas, é necessária toda uma preparação para que o investimento seja benéfico e traga resultados efetivos.
É sempre importante para uma empresa que ela esteja disposta a se manter atualizada perante as novidades, seja inovadora, e criativa, mas que principalmente some essas questões com um estudo e uma pesquisa, para obter o melhor resultado possível.
A pesquisa serve para analisar o mercado, o público, as novidades e a partir disso direcionar o melhor caminho para cada segmento.
necessário que as empresas sejam muito cuidadosas, e invistam em profissionais, principalmente quando se é uma empresa iniciante, pois com um investimento correto com uma estratégia direcionada para sua empresa, as chances de lucrar e receber resultados de crescimento em menos tempo é maior.
Muitos empreendedores pecam em não se atentar a esses detalhes, mas é muito importante ter uma orientação profissional, ou que o próprio empreendedor se atente a estudar. Um desses investimentos obrigatórios para qualquer segmento é o marketing.
Índice do Conteúdo
Importância do Marketing
Primeiramente, vamos entender o papel do marketing para uma empresa. O Marketing foi criada e desenvolvida em um período pós Segunda Guerra Mundial, com o intuito de estimular e impulsionar a compra ou obtenção de um produto, serviço ou conteúdo, mas para isso, a mesma obtém uma série de técnicas, estratégias e planejamentos que envolvem o seu desenvolvimento.
A mesma utiliza métodos de criação, publicidade, propaganda, promoção, através da escrita, símbolos, cultura, psicologia, atualidades, tecnologia, mídias, arte, e demais, para estimular um contato entre o empreendedor/marca/mensageiro e o público/consumidor/receptor.
O Marketing possui um papel significativo, pois é ele que inicia o contato da marca com o público, gera vendas, cria laços de relacionamentos e torna a marca fixa na mente dos consumidores.
Muitas criações para o marketing se tornam o principal fator para determinar a compra, principalmente em casos de concorrências semelhantes.
Marketing Tradicional
O marketing teve início logo no século 20, então se desenvolveu a partir de canais disponíveis e acessíveis na época.
Denominado de marketing tradicional, ele é nada mais que o marketing anterior ao digital, que trabalha com a utilização de canais de comunicação mais “simples” e tradicionais, um exemplo diverso são as mídias exteriores, que pertencem o outdoor, busdoor, folhetos, banners, cartazes, jornais, revistas e até mesmo o rádio e a televisão.
Marketing Digital
Mas, com a globalização e crescimento dos meios tecnológicos, o marketing possuiu muitos segmentos e métodos diferentes, criados e desenvolvidos com o próprio desenvolvimento do mundo, um deles é o marketing digital.
O marketing digital é um segmento de marketing desenvolvido acompanhando a tecnologia e a popularização da internet, e possui as mesmas funções que o marketing tradicional, mas engloba estratégias de marketing, comunicação, design e publicidade em ambiente digital e virtual.
O marketing digital trouxe inúmeras novas ferramentas e funcionalidades para facilitar empreendedores, e principalmente tornar mais próxima a relação com os consumidores.
Atualmente as redes sociais são canais mais acessíveis e direcionados para tornar a relação efetiva, gerando vendas e engajamentos. Além de trazer um novo canal de vendas, lojas virtuais, denominadas de E-commerce, no qual há uma vitrine virtual que disponibiliza compra e pagamento de produtos de maneira virtual.
Pesquisa de Campo
Denominada Pesquisa de Campo, Estudo Mercadológico ou Estudo de Mercado, é uma estratégia, ou técnica pertencente ao marketing que tem a função de fazer uma pesquisa e estudo sobre aspectos gerais da empresa, ramo de atuação, público alvo, mercado concorrente, situações futuras e presentes, e se baseando em dados estratégicos.
Como foi dito anteriormente, o marketing necessita não apenas das criações, mas sim de um embasamento, para que os resultados atinjam o público correto, gere vendas, e maior engajamento, mesmo com a concorrência.
É como conhecer o caminho e as necessidades antes de agir, é indispensável para uma empresa, iniciante ou não.
A pesquisa de campo é feita através de definição de perguntas, e a partir de pesquisa e resultados (dados) da própria empresa, os mesmos são respondidos e definido.
As mesmas podem ser realizadas atualmente de maneira mais fácil, prática e acessível, através da tecnologia dados de público e de posicionamento dos concorrentes são muito acessíveis, pois existem ferramentas que geram métricas (principalmente as redes sociais) e a partir delas você define informações sobre a sua empresa, público e o mercado inserido.
Também são definidos dados a partir dos próprios concorrentes, como uma base para ter noção do que será abordado.
Mas, é importante que esse estudo de campo seja feito por uma pessoa que possua experiência e que saiba os métodos para defini-los, lembre-se que a pesquisa irá definir o caminho para se tomar na criação e desenvolvimento das estratégias de marketing.
5 vantagens de fazer sua pesquisa de campo (público-alvo e concorrentes).
- Definir seu público alvo e persona: Como o próprio título já afirma, definir seu público alvo é um dos passos principais e mais importante para desenvolver um marketing efetivo e gerar um engajamento.
No momento que sua empresa tem o público definido, ela sabe onde, como, quando agir para impulsionar e estimular a venda e principalmente a relação do consumidor com a empresa.
A persona por sua vez, é uma estratégia que sua empresa é definida em uma pessoa a partir do público alvo, e quando se trata de uma pessoa “existente” o marketing direcionado é mais vantajoso;
- Investimento: Quando sua empresa estabelece estratégias e técnicas para agir, é mais fácil de ser um investimento correto e no final gerar resultados esperados. É como se já soubesse onde agir e não perdesse tempo e dinheiro;
- Organizar estratégias: Com uma noção de onde, como e com quem agir, o marketing estabelece estratégias organizadas e voltadas para os dados extraídos, sendo mais organizado e efetivo, evitando perda de tempo e dinheiro;
- Conexão direta com o público: Uma vez que sua empresa possui definido seu público, ela irá conhecer e descobrir suas vontades, carências, necessidades, preferências e a partir disso direcionar conteúdos de interação e participação direta com os consumidores, estabelecendo uma relação;
Concorrência para trás: Quando sua empresa e seus funcionários possuem conhecimento da sua área de atuação e possui noção da competição, há uma preocupação maior em agir baseando-se no que funciona e no que irá desbancar os concorrentes. É sempre importante saber de estabelecer.