O que são os 4P’s do marketing?
De muitas maneiras, os profissionais de marketing são como cozinheiros.
Para inventar uma refeição deliciosa, um cozinheiro deve equilibrar os ingredientes certos com cuidado. Uma pitada de sal, um pouco de molho picante, uma pitada de alho. Perca um ingrediente ou despeje uma colher de sopa de sal quando você precisar apenas de uma colher de chá e toda a refeição esteja arruinada.
Se você trabalha com marketing, também possui ingredientes básicos que você usa todos os dias para montar um plano de marketing.
Esses ingredientes são chamados de 4 P’s e, equilibrando-os cuidadosamente em seu mix de marketing, você pode garantir um produto ou serviço visível e sob demanda com preços competitivos e promovido a seus clientes.
Índice do Conteúdo
Quais são o 4 P’s de marketing?
Também chamado de Mix de Marketing, os 4 P’s de marketing (local, preço, produto e promoção) são os quatro pilares de uma estratégia de marketing bem-sucedida. Juntos, eles colocam seu produto na frente dos compradores mais prováveis pelo preço certo.
O conceito do 4P foi desenvolvido por Edmund Jerome McCarthy, professor de marketing da Notre Dame, em seu livro de 1960, ” Marketing Básico: Uma Abordagem Gerencial “.
Em vez de estudar marketing do ponto de vista funcional, definindo os papéis tradicionais de marketing e como eles funcionam dentro de uma organização, a abordagem de McCarthy se concentrou mais na solução de problemas e nos desafios que os profissionais de marketing enfrentavam.
Era um conceito revolucionário. Em vez de apenas definir o que era marketing, McCarthy procurou melhorar as práticas de marketing tomando empréstimos de áreas como a sociologia e a psicologia para obter uma visão do comportamento do consumidor.
A pesquisa de McCarthy levou aos quatro P’s – local, preço, produto e promoção – e por serem tão fundamentais, ainda são usados para ensinar marketing hoje e podem ser adaptados aos avanços modernos, como software de marketing e marketing na Internet.
1. Praça
Local: seja físico ou digital, é o local em que sua empresa coloca seus produtos e serviços na frente dos consumidores interessados.
Ainda assim, o conceito é o mesmo para ambos. No setor imobiliário, a localização da sua propriedade é mais importante que seu tamanho ou condição. No marketing, onde e como seu cliente está exposto ao seu produto é a base para qualquer mix de marketing bem-sucedido.
No passado recente, isso significava a visibilidade do seu produto no mercado físico. É por isso que as embalagens icônicas da Coca-Cola são tão importantes. Mesmo na década de 1900, um consumidor poderia passear pela loja e avistar uma garrafa de Coca-Cola com o mínimo esforço.
Nos tempos modernos, as coisas são um pouco mais complicadas.
O local em que seu produto aparece na internet é ainda mais importante do que no mundo físico. Por quê? Como o seu alcance no mundo físico é limitado pelo espaço físico, enquanto o seu alcance on-line pode ser global. Por exemplo, seu produto é promovido na primeira página da Amazon ou em um site obscuro?
Como um conceito de alto nível, o local pode significar muitas coisas em diversas situações, desde a exibição de um produto em um supermercado, até um anúncio pop-up da Internet ou até a colocação de um produto em um filme. A questão importante que os profissionais de marketing devem se perguntar é: como posso facilitar para os clientes encontrarem meu produto? E trabalhe a partir daí.
2. Preço
Preço: quanto os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço.
Há uma razão para que R$ 9,99 seja um preço mais popular do que R$ 10,00
O desafio do profissional de marketing é conseguir um preço atraente para os consumidores e, ao mesmo tempo, gerar um lucro aceitável para a empresa. Mesmo que não há apenas uma diferença de um centavo, 99 centavos apenas soam como um negócio muito melhor do que um real inteiro.
Existem muitos fatores que entram em jogo ao determinar o preço do seu produto ou serviço, como:
- Preços do concorrente;
- O custo real de materiais e produção;
- Flutuações do mercado;
- Oferta e demanda básica.
Porém, além desses fatores, há situações em que as empresas aumentam artificialmente o preço de um produto para aumentar o valor percebido ou até cobram menos do que um produto realmente vale para aumentar a fidelidade do cliente.
Uma empresa de bebidas pode cobrar dez vezes o valor de uma garrafa de vodka colocando-a em uma embalagem sofisticado, ou um supermercado pode vender ovos por 50 centavos para atrair clientes.
O que você cobra pelo seu produto ou serviço não apenas determina quanto dinheiro você pode ganhar, mas também como você é percebido no mercado. Você quer ser conhecida como a opção de alto nível, mas também de alto preço para a elite? Ou você quer ser conhecida como a opção de valor acessível e amigável para as massas?
A primeira opção normalmente significa lucros mais altos, mas menos vendas, enquanto a segunda opção geralmente gera um maior volume de vendas, mas uma margem de lucro menor.
3. Produto
Produto: os bens ou serviços que sua empresa oferece.
De muitas maneiras, o produto é o ingrediente mais importante no mix de marketing porque, sem ele, você não tem um lugar no mercado e certamente não pode vender ou anunciar algo que não existe.
Seu produto ou serviço deve ser a essência e a força vital do seu negócio.
Mesmo que seu produto seja intangível, como uma apólice de seguro ou serviço de consultoria, ele ainda deve se destacar no mercado porque faz algo que nada mais faz no mercado, ou porque faz – ou pelo menos se esforça para fazer – algo melhor do que tudo no mercado.
Você deseja abrir uma banca de limonada. A menos que você esteja planejando vender algo – por exemplo, limonada rosa – que nenhuma outra pessoa oferece em seu bairro, ou você está confiante que sua limonada terá um sabor melhor do que a concorrência, concentre-se em encontrar um novo produto.
Ao considerar o lugar do seu produto no mix de marketing, você deve se fazer perguntas como:
- Meu produto ou serviço não faz mais nada no mercado?
- Como meu produto ou serviço é melhor que a concorrência?
- Por que um consumidor deve pagar pelo meu produto ou serviço em vez da concorrência?
Se você não consegue encontrar boas respostas para essas perguntas, é hora de voltar à prancheta.
4. Promoção
Promoção: o caso que você faz para seus produtos e serviços por meio de publicidade, relações públicas e outros canais de marketing.
A promoção inclui conceitos como reconhecimento da marca, influenciadores, marketing de mídia social, patrocínios… basicamente qualquer interação que sua empresa tenha com o consumidor em relação ao seu produto. De muitas maneiras, a promoção permite mais criatividade do que qualquer um dos outros P’s.
Basta pensar: jingles de rádio, sorteios, equipes de rua… e todas as inovações promocionais.
A promoção está intimamente relacionada ao lugar no mix de marketing. A diferença entre os dois é que o lugar é mais sobre visibilidade passiva, enquanto a promoção é mais sobre comunicação ativa.
Toda última interação que você tiver com o consumidor se tornará parte da história da sua empresa na mente do consumidor. Deseja que eles pensem na sua empresa como confiável, brincalhão ou excêntrico?, Ou você quer ser conhecido como frio, indiferente ou ganancioso? A voz da sua marca deve se refletir em todas as comunicações que você tem como empresa.
Agora que você sabe mais sobre cada um dos 4 P’s de marketing, lembre-se de equilibrá-los todos para criar um delicioso mix de marketing que garante que você tenha produtos ou serviços desejáveis, que seus clientes possam encontrar e comprar a um preço competitivo.