O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital é um segmento do Marketing que engloba várias estratégias comunicação, design e publicidade em ambiente digital e virtual.
Ou seja, o marketing é voltado para impulsionar e engajar novos públicos, gerar vendas e acessos de forma a fazer isso através do canal internet e tecnologias no geral, sempre se atualizando e inovando, que acompanham a mesma (redes sociais, sites, blogs, aplicativos, televisão, smartphones, entre outros).
Mas antes de aplica-lo, primeiramente entenda como funciona.
Índice do Conteúdo
Qual a função do marketing?
O marketing é uma funcionalidade que está inteiramente ligada com o comércio, empresas e ao capitalismo. Tudo depende do marketing para trazer o primeiro contato de alguma marca ou empresa com o público.
O marketing baseia-se em questões que envolvem o psicológico (subconsciente) para sensações de necessidade (vontade, apetite, desejo, entre outros) através de formas de explorar, atrair, comunicar, criar, encantar, impulsionar ações com a finalidade de compra e obtenção daquele serviço, produto ou conteúdo.
Para chegar à finalidade de tornar o público um cliente, o marketing trabalha com estudos e aprofundamentos em pesquisas que irão determinar fatores primordiais antepostas a parte visual.
Ou seja, o marketing estuda a psicologia das cores (que influenciam as sensações), design que estimula a necessidade, estudo do público-alvo (trazendo para a empresa uma ideia de persona), avanços mercadológicos, estudo de campo, e também de estratégias.
Marketing Tradicional
O determinado Marketing Tradicional, é nada mais que um termo designado para os segmentos de marketing que não utilizam o canal virtual para se comunicar com o público.
Ou seja, mesmo que ainda seja utilizado atualmente, é considerado o marketing anterior ao nascimento e crescimento da internet e tecnologias. São exemplos: Marketing exterior (outdoor, busdoor, televisão, jornais, revistas);
Surgimento do marketing digital
O surgimento do marketing digital deu-se a partir dos anos 60 acompanhado ao surgimento da internet e principalmente as inovações da tecnologia geradas pela globalização, entretanto tendo seu crescimento alavancado após 1990, época no qual as pessoas passaram a ter mais acesso à internet e aos canais digitais.
Com o próprio crescimento da internet, as funcionalidades, ferramentas e plataformas foram criadas para inúmeras finalidades: lazer, entretenimento e também o comércio eletrônico (E-commerce), sendo um bom pretexto para tornar a internet também uma forma de divulgar produtos, serviços, conteúdos, além de gerar a compra e venda direto de plataformas.
Atualmente, as redes sociais estão inteiramente ligadas com o marketing e o E-commerce, o Instagram, Facebook e Whatsapp estão adaptados para servir ferramentas voltadas 100% para empresas que desejam impulsionar as vendas de maneira digital, além de ter opções de criar sua própria página através de sites e blogs.
Os 4Ps do Marketing
Os denominados “4Ps do Marketing” é um termo referente em ações que devem ser formadas e determinadas para iniciar o marketing das empresas, marcas, entre outros. Foi uma denominação criada por Philip Kotler, e a ele são atribuídas informações importantes para a área.
Os 4Ps são:
- Produto (o que é ofertado/oferecido);
- Praça (onde será divulgado o produto);
- Preço (valor monetário aplicado ao produto);
- Promoção (a divulgação e ações promocionais para gerar o engajamento do produto e da marca).
É muito importante no Marketing, mesmo que no digital, que essas lacunas sejam preenchidas, organizadas e determinadas com relevância para que assim o crescimento e desenvolvimento da empresa chegue e o investimento tenha valido a pena.
Vantagens do Marketing Digital
1. Acessibilidade: Uma das maiores vantagens quando se trata de Marketing Digital é o acesso fácil, rápido e em alguns casos gratuito, tanto para o empreendedor que leva a publicidade, tanto para o público que irá receber e absorver a mensagem transmitida.
Muitas redes sociais são de cadastro gratuito, mesmo que tenha funcionalidades pagas, não é de obrigação utilizá-las, plataformas como blogs que são completamente gratuitos e atualmente até alguns sites oferecem o serviço de gratuito;
2. Interatividade: Devido ao fato de ser acessível, grande parte da população possui muito contato com os meios virtuais, e com as funcionalidades oferecidas pelo mesmo, o contato tornou-se mais efetivo, uma vez que as pessoas tem liberdade de se comunicar e interagir umas com as outras e maneira direta, assim como as marcas com as pessoas.
Ficou mais fácil das empresas terem contatos com seu público e assim atender as necessidades e vontades que o mesmo especula, muito mais instantâneo que os meios de marketing tradicional;
3. Investimento livre: Tomando como referência o Marketing Tradicional, principalmente a televisão, era impossível para empresas iniciantes e com investimento reduzido conseguirem anunciar propagandas em Tv aberta, o preço era muito elevado e inacessível. Com a internet, o investimento pode ser delimitado pelos próprios empreendedores e atender o nível que cada empresa está;
4. Métricas: As redes sociais, sites e demais plataformas atualmente proporcionam dados estatísticos e métricos referentes as ações, postagens e publicadas, sendo de quais, em qual horário e em que dia da semana as publicações recebem mais feedbacks, oferecendo uma resposta rápida aos investimentos e tentativas de marketing feitas;
Exemplos de redes sociais que possuem funcionalidades apenas para empresas e marcas
1. Instagram: O Instagram é uma rede social online que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, sendo considerada entre as mais principais e mais utilizadas redes sociais da atualidade.
Com o Instagram Business, a própria plataforma já está adaptada para as empresas com a opção de perfis comerciais e a partir do seu cadastro oferece inúmeras ferramentas para benefício e para investimento dessas empresas, a fim de gerar popularidade, visibilidade e novos consumidores.
Possui inúmeras funcionalidades no Instagram (Instagram Stories, Lives, Filtros, Publicações no Feed), e também investimento em inovação, diferencial e frequência nas postagens;
2. Facebook: Assim como o Instagram, o Facebook também possui disponível uma funcionalidade voltada para as empresas, a fanpage (perfil para fãs).
A fanpage é uma página criada para ser um canal de comunicação com os fãs e interessados, uma vez que pode ser verificada, não necessita de “aprovação de amizade” do público, ou seja, é um número ilimitado de seguidores, ou clientes.
O Facebook também possui um método de oferecer relatório sobre informações demográficas dos seus visitantes e de outros usuários, são apresentados: faixa etária, localização, gênero, educação, informações de lazer, informações de visitas e interações, preferência dos usuários e muitas outras.
Sites e Blogs
As plataformas de sites e blogs foram as primeiras que receberam atenção das empresas, foi um dos métodos mais desenvolvidos e é até hoje relevante para as empresas e marcas.
Mesmo que você se adapte e possua as redes sociais para sua empresa, é indispensável a criação de uma plataforma própria, com um endereço virtual denominado apenas para sua marca.
Os sites e blogs garantem maiores visualizações de produtos, informações, fotos, vídeos e contatos, além de transmitir confiança e segurança para o público.
Conclusão
Agora que você conhece a história do Marketing Digital e as principais informações para direcionar o marketing da sua empresa, aproveite e invista em profissionais e promoções que podem ser utilizadas nas plataformas.
Lembre-se que as empresas devem acompanhar o seu público e também o desenvolvimento do mundo, para que não se percam no passado.