O que é marketing de relacionamento e quais os seus benefícios?
Deseja mais oportunidades de negócios para sua empresa? Pensar em marketing de relacionamento pode ser a solução. Vender para um cliente não é mais suficiente. Já faz algum tempo que os clientes esperam o serviço, usabilidade e experiência perfeitos.
Por causa disso, as empresas começaram a prestar atenção (e criaram o termo) Experiência do Usuário, focada em oferecer as melhores soluções de tecnologia e facilitar a interação dos usuários com os sistemas. Essa mentalidade de “primeiro cliente” foi expandida para a experiência do cliente, preocupada com a experiência geral de compra.
O conceito do Customer First é prestar atenção às necessidades e pontos problemáticos dos clientes e leads, mantendo-os em mente ao desenvolver um produto ou criar um argumento de vendas. O Customer First também tem uma aplicabilidade de marketing: marketing de relacionamento.
Índice do Conteúdo
O que é marketing de relacionamento?
Marketing de relacionamento é sobre relacionamentos, é claro. Aqui, a ideia não é apenas conquistar novos clientes; está alcançando o público certo, aquele que é capaz de perceber e extrair o melhor da sua solução ou produto, atingindo seus objetivos e total satisfação. E vai além disso, concentrando-se em construir e nutrir relacionamentos de longo prazo para aumentar a lealdade e tornar os clientes leais à sua empresa.
Estamos falando em gerar mais oportunidades de negócios e, sim, queremos melhorar a receita da empresa e obter um número maior de clientes. No entanto, o marketing de relacionamento visa seus esforços de atração a:
Perspectivas com adequação, aquelas capazes de obter resultados com sua empresa;
Identificar oportunidades que podem realmente se beneficiar dessa compra;
Criar conexões e fornecer uma boa comunicação em todo o funil;
Manter os clientes felizes e engajados, mesmo após o término do ciclo de vendas.
Trazendo tudo isso para a linguagem comercial, universalmente entendida pelas pessoas de negócios: muitas empresas contam com um modelo de negócios baseado em assinaturas mensais; outros, que trabalham com serviços B2B, dependem de referência e relacionamento; e outros que vendem produtos complexos exigem um ciclo de vendas diferente, que basicamente mantém contato direto com o tomador de decisão.
Isso significa que uma grande porcentagem da receita da empresa virá de clientes já existentes, seja diretamente por recorrência ou por programas de referência. Em vista disso, manter os clientes felizes é a melhor opção para fazê-los permanecer na sua empresa e criar novas oportunidades de crescimento.
Uma das melhores coisas do marketing de relacionamento é que ele pode ajudar em diferentes estágios da jornada do cliente. Desde a aquisição até a retenção, é possível reduzir custos e aumentar o ROI e até aumentar as métricas de conversões e engajamento.
Falamos sobre a importância de criar vínculos emocionais com os clientes e até mesmo usá-los como gatilhos mentais na publicidade. Bem, a experiência do cliente tem tudo a ver com sua estratégia de marketing de relacionamento. Se você conseguir adquirir um cliente em potencial ou cliente, estará no meio do caminho.
Canais para fazer marketing de relacionamento
O primeiro passo antes de criar uma estratégia de marketing de relacionamento atraente é identificar quem são seus públicos-alvo e onde eles estão. Essa é a única maneira de conhecer suas preferências e gostos, criar mensagens personalizadas e realmente causar um impacto – grande o suficiente para que elas desejem comprar de você.
Afinal, os clientes são motivados a adquirir produtos e serviços de empresas capazes de gerar algum tipo de reação emocional, de preferência uma que envolva valores e crenças. É por isso que você deve permanecer fiel aos seus princípios: se sua empresa pratica seus principais valores e eles são interessantes para o seu público, você atrai o cliente certo com muito mais facilidade.
Mídias sociais
Mídia social é sinônimo de contato direto com o público e são ótimos canais para construir um relacionamento de confiança. Além de oferecer um ambiente informal, eles permitem uma comunicação muito mais eficiente e rápida, onde é possível gerenciar crises, solicitar e receber feedback, entre outros propósitos.
Além disso, as mídias sociais têm diferentes regras de envolvimento. O LinkedIn, por exemplo, concentra-se em tópicos corporativos e contato individual (chefe da empresa – líder). É possível atrair um contato por meio de conteúdo que resolva algum tipo de problema ou problema e, a partir daí, iniciar uma conversa que resulte em um relacionamento e vendas valiosas.
No Facebook, as empresas podem criar um perfil (e identidade) para a empresa. O marketing de relacionamento é uma maneira de aumentar a proximidade entre empresa e líder / cliente, em vez de líder de equipe / cliente, como acontece no LinkedIn.
O Twitter é muito mais “no momento” e, mesmo que não funcione no relacionamento, a menos que seja usado como canal de feedback e reclamações, o principal uso para essas mídias sociais é fazer com que a empresa seja vista. Dessa forma, as pessoas podem vê-lo em sua linha do tempo em diferentes momentos, aumentando o alcance da sua mensagem.
De qualquer forma, são todas as opções para promover o marketing de relacionamento e aproximar o cliente / lead e a empresa.
Relacionamento por email
O email é uma das principais ferramentas de comunicação entre empresa e contato, e é muito útil para o marketing de relacionamento. Esse é o canal que você deseja usar para gerar novas oportunidades e conversar com leads, nutri-los e obter os resultados esperados.
Celular
Embora não seja um canal específico, pensar no celular é essencial para um bom marketing de relacionamento. Por quê? Bem, as pessoas estão gastando cada vez mais tempo em seus telefones. Estudantes, mães, CEOs, vice-presidentes de grandes indústrias: praticamente todo mundo passa horas por dia em seus telefones e, ao saber como lidar com isso, você pode gerar muitos negócios para o seu negócio.
Mas não estamos nos referindo apenas a estratégias de mídia social. É importante que todo conteúdo e ponto de comunicação seja otimizado para dispositivos móveis, do site e blog ao boletim informativo e conteúdo rico. Se um lead abrir sua página no telefone e não for bem-sucedido, provavelmente não voltará mais uma vez em outro dispositivo.
Lembre-se de cross-channel! Sim, até agora falamos sobre a importância de trabalhar com diferentes frentes para criar uma estratégia de marketing de relacionamento que funcione, mas é importante pensar que seus leads provavelmente o seguirão em diferentes canais. Esquecer isso pode causar um problema chamado fadiga da marca, que acaba prejudicando suas métricas e resultados. É por isso que é tão importante pensar em como suas postagens e lançamentos de email se relacionarão.
Benefícios do marketing de relacionamento
Esta é a era do consumo. Os clientes não apenas encontram mais informações, mas também têm mais opções. O marketing de relacionamento é uma opção para se destacar da concorrência e adquirir (pense cativar) o cliente desde o início. Caso contrário, sempre há uma rotatividade.
Agora, a experiência do cliente está em primeiro lugar, para garantir que eles serão satisfeitos a cada oportunidade. Separamos alguns benefícios de trabalhar com marketing de relacionamento. Confira:
Público segmentado com adequação
O marketing de relacionamento permite que você se concentre em clientes muito mais alinhados aos seus negócios, possibilitando, através de várias estratégias de marketing de relacionamento, segmentá-los e entregar exatamente o que eles querem e precisam. Dessa forma, todo o processo de identificação de oportunidades e de nutrição fica ainda melhor.
Otimização do funil de vendas
Quando você segmenta e desenvolve melhor os leads, o ciclo de vendas é reduzido automaticamente e há menos leads devido à falta de ajuste. Além disso, a taxa de conversão melhora, gerando um número maior de novos clientes que têm uma chance real de permanecer na sua empresa. Isso
Melhor ROI
A partir do momento em que você se concentra no público certo e consegue reter seus clientes, um alto retorno sobre o investimento vem como parte do pacote, e isso é excelente! Aí vêm mais receita, mais negócios para a empresa e novas oportunidades de investimento!
Como você pode ver, se forem feitos investimentos para criar relações baseadas em confiança e credibilidade, sua empresa já estará à frente da concorrência. Se você não sabe por onde começar, daremos algumas dicas valiosas. Continue lendo!
Dicas para seus primeiros passos com o marketing de relacionamento
Já dissemos que cultivar um relacionamento pensando nas necessidades do cliente pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência. Existem plataformas e tecnologias que ajudarão você a fazer isso, mas primeiro você precisa ter seus processos internos bem alinhados. Sua empresa também deve ter a mentalidade certa para ter sucesso no marketing de relacionamento.
Veja abaixo quais são as principais etapas para que você possa ter sucesso com uma estratégia de marketing de relacionamento, de acordo com a seção da empresa.
Conteúdo educacional e relevante
Um bom conteúdo o ajudará a conquistar a confiança do cliente, além de contribuir para a credibilidade da sua empresa. Este é o começo do marketing de relacionamento. Quando você oferece ao cliente a informação que ele deseja, você o mantém vinculado à – e até mesmo dependente – da sua empresa.
Você pode solicitar o feedback dos seus leitores para criar conteúdo personalizado e aumentar o tempo que os visitantes passam no seu site ou blog, por exemplo. O importante é pensar e fornecer o tipo de conteúdo no qual eles estão interessados.
Personalização
O marketing de relacionamento se concentra na experiência individual de leads e clientes. Colete informações usando as ferramentas certas e personalize diferentes mensagens, de e-mail a notificações no aplicativo. Crie abordagens pessoais para conversar com eles de maneira natural e crível, melhorando a qualidade do relacionamento.
Ofereça um ótimo serviço
Você está atendendo às demandas de seus clientes? Lembre-se de que eles são seu foco principal. A empresa e toda a equipe precisam tratá-los da melhor maneira possível, entendendo suas necessidades e superando as expectativas. Esteja sempre disponível quando eles precisarem de você e priorize-os.
A experiência do cliente é essencial
Se você oferece um bom serviço, há uma grande chance de você também oferecer uma ótima experiência – e isso é metade do trabalho de marketing de relacionamento. Dê a seus clientes o que eles precisam para mantê-los felizes enquanto usam seu produto ou serviço. Toda a jornada deve ser agradável, do começo ao fim.
Feedback
Toda vez que o cliente tiver algo a dizer, ouça-o e faça algo a respeito. Parte da demonstração de que você se importa com a experiência deles é agir. Esta é a oportunidade de melhorar a qualidade do seu serviço e cultivar o relacionamento. Definitivamente, isso deixará os clientes mais felizes.
Ouvir feedback também ajudará você a entender quais funcionalidades e serviços devem ser mantidos e quais devem ser eliminados. Dessa forma, você terá clientes mais satisfeitos que não irão competir. Lembre-se: o feedback é um dos pilares do marketing de relacionamento.
Marketing de relacionamento é o caminho para o sucesso
Essas dicas são apenas o começo de uma grande jornada para dominar o marketing de relacionamento. Se você deseja ser uma empresa em crescimento, precisa estar pronto para se comunicar com leads e clientes, onde e quando.
Se o serviço for tão bom, ele se tornará uma referência de mercado e o conteúdo também será útil, ambos ajudarão a alcançar ainda mais pessoas. É assim que essa estratégia ajudará a conquistar novos clientes, mantendo os já existentes.
Agora que você sabe quais são os principais benefícios do marketing de relacionamento e o que é necessário para criar uma estratégia que funcione, é hora de transformar ideias em ações!
Você já começou a construir sua estratégia de marketing de relacionamento?