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O que é Marketing de Performance? É vantajoso para minha empresa?

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O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital que está reinventando como as empresas anunciam e vendem seus produtos.

E, ao que parece, essa estratégia é baseada apenas no desempenho ou nos resultados.

Nascido da necessidade de reduzir o custo por aquisição e aumentar o ROI, o marketing de performance continuou a oferecer às empresas a capacidade de medir tudo, desde o alcance da marca, a taxa de conversão, até um único anúncio.

O marketing de performance também permite que as empresas, em alguns casos, paguem às empresas de marketing quando uma ação específica for concluída.

Por exemplo, quando uma venda é feita, em vez de pagar pelo preço total ou definido da publicidade.

 

O que é marketing de performance?

O Marketing de Performance nada mais é do que uma vertente de Marketing Digital em que todas as ações são focadas em resultado a partir da análise de dados.

Para ser ainda mais específico, esse tipo de marketing tem como objetivo identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno.

Por meio de uma análise detalhada é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Entre os índices estão CPC, CPA e CPL.

Aqueles que aplicam o Marketing de Performance, utilizam diferentes ferramentas e plataformas de Marketing Digital para acompanhar o desempenho de cada um dos seus anúncios.

Somente dessa forma, é possível saber como melhorar seus resultados, pois, você identificará os gargalos das suas campanhas para agir rapidamente a fim de corrigi-los.

 

Quais são os benefícios do marketing de performance?

Existem muitos benefícios associados à execução de campanhas de marketing de performance. Abaixo, apresentamos alguns desses benefícios:

  • Mensurável: Uma das principais vantagens do marketing de performance é que ele é 100% mensurável. A tecnologia moderna facilita o rastreamento do desempenho. Em outras palavras, é possível monitorar todas as métricas da sua campanha e fazer os ajustes necessários com base nos dados coletados.
  • Baixo risco: é um tipo de trabalho amplamente voltado a resultados mensuráveis, como leads, vendas e outros. Você sente que seu dinheiro está sendo bem gasto. Isso reduz automaticamente o risco de gastar e não ver os resultados desejados.
  • Foco no ROI: o marketing de performance é focado no ROI. Esse fato facilita para as empresas e os profissionais de marketing segmentar campanhas com alto ROI.
  • Permite que você construa sua própria marca: esse é um dos benefícios óbvios que essa estratégia garante. Basicamente, o marketing de performance permite que você construa sua marca por meio de parceiros de terceiros com seus próprios orçamentos e públicos. O resultado é aumento do tráfego direcionado, maior audiência e mais participação de mercado.

 

A evolução do marketing de performance

Ao longo dos anos, o marketing de performance evoluiu e mais mudanças estão por vir. Graças à tecnologia e ao comportamento dos consumidores por tornar isso possível.

Essa evolução levou os profissionais de marketing a se concentrarem mais hoje em alcançar clientes em potencial em dispositivos móveis, em comparação com aqueles que usam desktops e laptops.

Os profissionais de SEO e SEM também foram forçados a se ajustar ao novo cenário promissor.

Para profissionais de SEO, o desenvolvimento de links e a otimização de palavras-chave não são mais suficientes. Agora eles devem procurar maneiras de criar e usar conteúdo atraente.

Para especialistas em SEM, isso significa aprender a aproveitar os anúncios da lista de produtos, como otimizar para dispositivos móveis e como navegar em campanhas avançadas sofisticadas para se ajustarem ao ambiente de marketing de performance.

 

Potenciais obstáculos

Os desafios vão e vêm. O mais crucial é como você os aborda. O marketing de performance não é uma exceção.

Ele tem seus próprios desafios, como regras regulatórias e transparência de posicionamento. Felizmente, existem maneiras de resolver a maioria dos desafios existentes.

 

Começando

A primeira coisa antes de começar é garantir que você entenda claramente suas metas de campanha.

Seus objetivos desempenham um papel crucial na determinação de onde seus anúncios serão exibidos, quem os verá e assim por diante.

Além disso, ao estabelecer suas metas, fica mais fácil escolher plataformas de anúncios que segmentam essas metas específicas.

Aqui está uma lista dos objetivos de marketing digital mais populares que você pode considerar:

 

Plano Pré-Lançamento

Antes de os trabalhos reais começarem, você precisa ter certeza de que está pronto para o trabalho real.

Basicamente, o que você está fazendo é garantir que sua estratégia se baseie em seus objetivos de negócios.

Por exemplo, entender que uma estratégia para o reconhecimento da marca é totalmente diferente de uma estratégia para geração de leads ajudará você a definir bem suas metas e estratégias.

Depois que suas metas de campanha forem estabelecidas, comece a pesquisar oportunidades de anúncios.

E sim, existem muitas oportunidades por aí a considerar. Ao mesmo tempo, lembre-se de que você precisa avaliar sua equipe.

Classifique sua equipe para ajudá-lo a entender suas fraquezas e forças. Além disso, isso ajuda você a trabalhar em direção à melhoria constante.

 

Going Live

Depois de ter uma equipe estável e uma estratégia sólida, você estará pronto para entrar em operação (lance suas campanhas de marketing de performance).

 

Plano pós-lançamento

Conversamos sobre o trabalho real, certo? Este é o estágio em que o trabalho real começa.

As campanhas começarão a gerar dados; os profissionais de marketing estarão mais focados na otimização de campanhas individuais para desempenho e terão a tarefa de otimizar a fonte de anúncios com melhor desempenho.

É uma etapa bastante envolvente que permite aos anunciantes aumentar as vendas e aumentar o ROI.

 

Utilizações comuns do termo marketing de performance

Embora o marketing de performance seja usado no marketing digital, é bom observar que algumas vezes as áreas em que é aplicado podem diferir um pouco.

Abaixo estão as áreas comuns do marketing digital, onde o marketing de performance é usado:

 

Publicidade nativa

Esse é o uso de anúncios pagos que correspondem à aparência, funcionalidade e função do formato de mídia em que aparecem.

Os modelos de pagamento comuns para publicidade nativa são pagamento por clique ou pagamento por impressão.

 

Conteúdo Patrocinado

Essa é uma forma de marketing de performance usado principalmente por sites de conteúdo e influenciadores.

Esse marketing envolve um artigo ou publicação dedicada a promover um produto, serviço ou marca em troca de alguma forma de compensação, como produto gratuito.

Quando bem executados, os artigos patrocinados provaram ser uma vitória financeira para anunciantes e editores.

Por exemplo, uma empresa que procura o Taboola para fazer parceria em uma campanha de marketing de performance utilizando conteúdo patrocinado para criar consciência sobre o problema que a empresa pode resolver.

 

Marketing de mídia social

Esse é outro tipo de marketing de performance que envolve o uso de plataformas de mídia social para obter reconhecimento e tráfego da marca.

Por exemplo, quando você mostra conteúdo no Facebook. Cliques, vendas, geração de leads e curtidas são a melhor maneira de avaliar o engajamento nas plataformas de mídia social.

 

Marketing nos mecanismos de pesquisa

mecanismos de pesquisa

O marketing do mecanismo de pesquisa pode ser pago ou orgânico. Depende da abordagem escolhida pelo anunciante.

Na opção paga, um anunciante paga por cliques em anúncios em mecanismos de pesquisa como Yahoo, Google e Bing.

Essa é uma opção orgânica e é muito gratificante, quando feito da maneira correta, envolve o uso de opções não pagas, como confiar no algoritmo do mecanismo de busca na classificação e alavancar o SEO.

Como anunciante, você pode avaliar seu desempenho com frequência, digamos depois de três meses.

Como alternativa, você pode formar parcerias e pagar comissões para agências SEM com base nos resultados.

 

Melhores dicas de marketing de performance

Você encontrará algumas ótimas dicas, aqui estão algumas das mais comuns nesse espaço.

Concentre-se em uma excelente página de destino e oferta: enquanto se concentra no marketing de performance, é crucial prestar muita atenção à sua página de destino e oferta.

Verifique se há atrativos; caso contrário, eles impedirão seus visitantes de clicar e impedirão que os parceiros trabalhem com você.

Suas ofertas são atraentes para atrair a atenção de possíveis compradores?

Teste A / B e otimização para KPIs geradores de receita: é óbvio para qualquer teste de marketing, e a medição é essencial para que qualquer estratégia de marketing funcione.

Agora, quando se trata de marketing de performance, é crucial que você experimente diferentes técnicas e estratégias para tráfego, otimização de conversões e taxas de cliques, realizando testes A / B até ter certeza do que está funcionando para você e do que é não está funcionando.

Escolha suas fontes de tráfego: é muito crucial garantir sempre que seu tráfego seja proveniente de fontes respeitáveis.

Quando a maior parte do tráfego é proveniente de fontes menos respeitáveis, na maioria dos casos, os consumidores tendem a pensar duas vezes sobre uma marca.

Você não quer que seus visitantes tenham dúvidas sobre sua marca.

Acompanhe e monitore seu desempenho: Hoje é possível monitorar seu desempenho.

O monitoramento periódico de seu desempenho o ajudará a fazer as alterações necessárias, construir sua marca e aumentar seu ROI.

Seja compatível: o marketing de performance é orientado por regras que devem ser seguidas.

Essas regras definem o relacionamento que existe entre marcas e editores no marketing de performance.

 

Tendência de marketing de performance

Não há forma estagnada de marketing. Toda forma de marketing está sempre mudando, e o marketing de performance não é uma exceção.

O desenvolvimento contínuo da inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina são um bom exemplo de tendência que impulsiona as vendas.

Personalização, automação, segmentação e otimização são algumas das áreas em que a IA e o aprendizado de máquina estão fazendo um progresso significativo.

Outros novos desenvolvimentos a serem observados para rastreamento e atribuição são opções multitoque, com base em posição, decaimento de tempo e linear.

O desenvolvimento de empresas de tecnologia com base em desempenho e sites de conteúdo que estão criando para os anunciantes promoverem no espaço de marketing de performance é outra coisa a se observar.

 

Conclusão

O marketing de performance continuará a criar espaço para as empresas prosperarem enquanto a tecnologia avançar.

E, claro, a tecnologia continua melhorando a cada dia. Isso significa simplesmente não importa onde você e sua marca estejam hoje; há espaço para crescer e se desenvolver.

Pronto para alavancar o marketing de performance? Não é tarde demais para iniciar o marketing de performance e a Webtrends esta aqui para lhe auxiliar.

 

Fale hoje com um de nossos consultores.

Adriano Luz


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