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Marketing de Resultado: Como usar para alavancar a sua empresa?

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Assim como qualquer área, o Marketing possui seus segmentos que envolvem nichos diferentes, para chegar a um resultado, ou propósito. Quando se trata de marketing e publicidade, existem muitas diversidades de caminhos para chegar a diferentes objetivos, há uma série de maneiras de executar ações que irão trazer benefícios, vantagens e alavancar sua empresa em relação a todo o mercado de concorrentes.

Dentre esses métodos, está o Marketing de Resultado. Para entender a performance desse segmento, primeiramente entenda o significado de Marketing e sua importância.

O que é e qual a função do Marketing

O Marketing é uma junção de ações que envolvem escrita, símbolos, cultura, psicologia, atualidades, tecnologia, mídias, arte, entre outros, para estimular um contato entre o empreendedor/marca/mensageiro e o público/consumidor/receptor.

Esse contato tende a ter a função de estimular e impulsionar a compra ou obtenção de um produto, serviço ou conteúdo. Para que haja esse impulso, inúmeras técnicas (que se alteram de acordo com o público, canal e o oferecimento do serviço/produto) para que esse sentimento seja transmitido ao futuro consumidor.

O marketing então para chegar à finalidade de tornar o público um cliente, trabalha com estudos e aprofundamentos em pesquisas que irão determinar fatores primordiais antepostas a parte visual.

Ou seja, o marketing estuda a psicologia das cores (que influenciam nas sensações de necessidades), design que estimula a necessidade, estudo do público alvo (trazendo para a empresa uma ideia de persona), avanços mercadológicos, estudo de campo, e também de estratégias.

Conceito de Marketing de Resultado

Como já dito anteriormente, o Marketing possui segmentos dentro das suas funcionalidades e ferramentas. Muitas são criadas por especialistas da área e tornam-se disponíveis para uso, gerando benefícios e vantagens perante aos concorrentes.

O Marketing de Resultado surgiu nos Estados Unidos, na década de 50, e evoluindo desde então. Seu conceito envolve técnicas que buscam potencializar conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos individuais, em busca de um retorno.

Resumidamente, são estratégias de marketing voltadas para obter conversões, ou seja, não apenas produzir e criar de maneira desenfreada, mas sim para obter um resultado efetivo.

Mas, para isso, é necessário trabalhar inúmeras técnicas e métodos para que o resultado seja efetivo e de fato o Marketing de Resultados seja benéfico para sua empresa.

Primeiramente analise os fatores, o seu mercado, faça um estudo de campo e entenda se o investimento nessa categoria de marketing valerá a pena o investimento, pois além de dinheiro e profissionais, é necessário investir em foco, trabalho, muita atenção e determinação, são ações que se complementam para gerar o tal resultado.

Dentre as principais vantagens em utilizar o método de Marketing de Resultado, estão:

  • Organizar estratégias de acordo com as suas possibilidades e necessidades;
  • Ter a avaliação do seu investimento e do retorno em cima dele;
  • Estabelecer o potencial do seu produto ou serviço e o que o mesmo pode gerar;
  • Diferencial em relação aos concorrentes;
  • Maior controle do investimento.

Mas, como dito anteriormente, o resultado é referente a uma junção de ações e persistência em cima de um todo. Confira as principais etapas para que seja um resultado efetivo e vantajoso para quem investe e ainda para quem irá receber.

Site: Primeiramente, tenha um site próprio. Mesmo que você possua páginas e perfis nas redes sociais, um site é um endereço virtual apenas seu, terá suas informações asseguradas e uma localização apenas para se apresentar e atrair os clientes, além de ser muito importante quando se trata de produtos ou serviços que terão os resultados da pesquisa do Google como aliados em divulgações e vendas;

Atração: Como uma das principais ações que acompanham o Marketing é a atração. A atração é a maneira dos clientes deram atenção ao seu conteúdo e relevância aos seus produtos ou serviços, tornando-se assim seus clientes, mas lembre-se que para atrair é necessário investir em algumas técnicas.

Traga um conteúdo diversificado, que cause interesse e faça com que as pessoas te acompanham e acessem suas redes e sites, é importante lembrar que sua empresa sempre procura vender mais ou atingir mais pessoas, para isso é importante diversificar e trazer sempre conteúdos sobre outros temas, assuntos e assim conquiste outros nichos de pessoas e gostos.

A técnica de SEO também é válida, ou seja, é um termo para um conjunto de estratégias e técnicas para engajar, potencializar, e aperfeiçoar o posicionamento de um site nas plataformas de buscas orgânicas (Google, por exemplo), gerando mais visitas e mais juntamente, mais vendas. Anúncios patrocinados, e de preferência em sites que possuem relevância para o Google (maior engajamento) e para o próprio público;

Conversão: Quando o primeiro passo for concluído, lembre-se de persistir e a partir do resultado, dar a continuidade, sendo ela converter os acessos em sites e blogs, em clientes fiéis.

Após criar um conteúdo que prenda a atenção do público e garanta os acessos, crie estratégias para possuir o contato com os mesmos, por exemplo, ofereça conteúdos diferentes que foquem a atenção do público, como E-books, sorteios, promoções e assim obter o contato do público, esse contato trará proximidade, contato direto e maiores chances de conquistar a venda;

Venda: Nesta etapa, trata-se da venda, após conquistar o público e possuir uma relação pessoal e direta com os mesmos, através das etapas anteriores você saberá as necessidades, carências, oportunidades e caminhos para tornarem-se a primeira opção do público para obter o produto, serviço ou conteúdo que procuram.

Com o maior número de informações, maiores são as chances de investir em marketing para um determinado grupo e que em potencial se tornarão clientes.  

Conclusão

Lembre-se de sempre fazer a análise de todas as suas etapas e principalmente dos resultados obtidos. A partir dos resultados você saberá se os métodos utilizados foram benéficos para o caminho que você escolheu, ou irá determinar seus erros para que sejam sempre trabalhados e transformados, até atingir o resultado efetivo e procurado por você e sua equipe.

Apesar de ser direto, são etapas que devem ser trabalhadas com muita atenção e foco, pois os erros feitos durante o percurso influenciam os resultados finais.

Adriano Luz


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