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Google meu negócio: Como inserir sua empresa e posicionar nas buscas

dezembro 17, 2019 by Adriano Luz1
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O Google é uma plataforma virtual de busca onde é possível fazer qualquer tipo de pesquisa que geram resultados a partir de palavras-chaves ou que sejam relacionados ao assunto ou conteúdo. É atualmente o mais utilizado em relação a buscas.

Se você possui uma empresa que ofereça serviços ou produtos é importante saber os efeitos positivos de aparecer nos resultados de pesquisas do Google, uma vez que é utilizado por todos que possuem acesso à internet.

Entretanto poucas pessoas conhecem de fato os métodos de se inserir nessa plataforma e todos os benefícios que a mesma possui, já para os profissionais do Marketing, já é uma “carta na manga”.

Google Meu Negócio/Google Business

Google Meu Negócio ou Google Business é um serviço dentro da plataforma Google em que empreendedores podem divulgar seu produto ou serviço nos resultados orgânicos de pesquisas, de forma gratuita.

Os recursos atualmente vão além de apenas o endereço, ele permite que você se conecte com seus clientes, mostrando seus diferenciais, recomendações, opiniões feitas a partir de experiências de outros usuários, mais formas de interações, entre outros.

Benefícios de incluir sua empresa nas pesquisas

  • Sua localização no Google Maps (incluindo rotas, tour geográfica);
  • Contatos de fácil acesso (endereço, telefone, email, site) e uma vez que encontrado, o usuário faz a ligação a partir do buscador;
  • Horários de funcionamento para facilitar o deslocamento do cliente;
  • Referências de experiências de outros clientes para facilitar o cliente na hora da escolha;
  • Estar dentre as opções quando há a pesquisa de apenas uma palavra chave;
  • Gera mais interações com o público;


Como é feito o cadastro?

Para cadastrar-se no Google basta seguir passos da própria plataforma, as seguintes instruções:

1.    Acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Começar Agora”

2.   Fazer login do Gmail na plataforma;

3.   Preencha coma as informações importantes sobre seu negócio (endereço ou método de entrega, contato, categoria de mercado, website, entre outros) na aba “Adicionar seu Negócio”

4.   Confirme sua autorização para gerenciar sua empresa (você deve verificar se as informações estão corretas para seguir nos próximos passos);

5.  Confirme seu local de endereço: Nessa etapa você será direcionado para começar a editar suas informações e fazer com que sejam exibidas nas buscas, entretanto antes disso, você receberá em seu endereço um código enviado pelo Google, para confirmá-lo e dar continuidade em seu cadastro (demorando de 7 à 15 dias para chegar em seu endereço);

6.   Adicione mais informações em sua página: Após finalizar tudo, terá liberdade para alterar informações quando necessário e adicionar novas. É importante incluir fotos do seu estabelecimento, do seu produto (caso seja um), dados relevantes, informações de funcionamento, entre outros.

Com a primeira parte finalizada, é necessário agora prestar atenção e foco em como manter sua página nas buscas, uma vez que ela depende disso para estar dentre as principais. Algumas dicas essenciais para se destacar:

Manter atualizado é essencial

Mantenha suas informações constantemente atualizadas, não se deixe levar achando que não irá causar nenhum efeito quando na realidade, as informações certas irão determinar a escolha do consumidor pelo seu serviço.

Seria uma situação fatídica o cliente receber uma informação de oferecimento de algo que atualmente já não está mais disponível, por exemplo.

Bons conteúdos disponíveis

Pesquisas apontam que sites que possuem bons conteúdos e são visualmente atrativos recebem mais visitas e a permanência das mesmas por mais tempo. Isso aumenta o redirecionamento para próximos clientes e garante um posicionamento maior em liderança nas buscas, uma vez que possui conteúdos, textos, vídeos e imagens relevantes para o consumidor.

Um serviço que não oferece o visual e o interativo aos consumidores tendem a cair nas buscas e são tomados pelo concorrente, uma vez que não oferece o que o cliente busca.

Se atente em palavras chaves e garanta que não seja cópia de outras empresas, para que não gere as buscas para o seu concorrente.

Seja uma referência de link em outros sites

Quando seu link é citado em outros sites (especialmente relacionados ao seu nicho de mercado) o Google entende como uma recomendação, e o eleva em relação as outras marcas.

Entretanto, existem algumas regras básicas: quanto mais relevante o site, mais relevante será pro Google, ou seja, Blogs tendem a tornarem o processo mais difícil e os links devem estar em textos âncora referente ao assunto, para não ser considerado spam.

 

Conecte suas redes sociais

Como uma forma de interagir e tornar o consumidor mais próximo do seu serviço ou comércio, é importante deixar todas as redes sociais disponíveis na procura, uma vez que todo usuário novo pretende procurar sobre seu produto, seus oferecimentos, opiniões e depoimentos nas redes sociais.

Investir em uma página de Facebook, Instagram, Twitter que seja visualmente atrativa, tenha uma identidade e que seja atualizada, passa ao consumidor sensação de segurança, credibilidade, satisfação e atração para a compra.

Google Adwords

Google Adwords ou Google Ads é o principal canal de publicidade oferecido pelo Google. As empresas podem pagar para que os anúncios sejam diretamente feitos para buscas no Google e nos websites de parcerias de anúncios do Google (sempre relacionados com a pesquisa).

Investir seu dinheiro nessa plataforma é fazer com que seu negócio apareça na no topo nas buscas de forma rápida e fácil. Além das vantagens de aparecer em termos específicos do Google, garantir domínio dos primeiros resultados, gerar maiores conversões em campanhas. Indicado para gerar resultados em curto prazo.


O Google é um canal de conectividade com seu cliente

Investir em plataformas simples e acessíveis é uma forma de se conectar com seus clientes e atrair novos para sua empresa.

É um método que os consumidores possuem para encontrar os serviços perante suas necessidades e principalmente em momentos no qual não possuem um ponto de referência, devido à isso é muito importante no momento em que seja cadastrado, trabalhar muito em suas indicações, publicações, informações e conteúdos, uma vez que uma simples busca de um usuário, o mesmo pode tornar-se seu cliente fiel.

Esbanje segurança e confiança em seu negócio, traga seu cliente para sua empresa e assim, cresça seu negócio e expanda suas fronteiras.

Adriano Luz


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