As 10 ferramentas de marketing digital mais usadas pelos profissionais
As 10 ferramentas de marketing digital mais usada pelos profissionais
A divulgação do seu site custa dinheiro. Há custos de pesquisa, design, publicidade, testes e software em que pensar, e isso é apenas uma gota no oceano. Felizmente, existe uma variedade de ferramentas e serviços gratuitos disponíveis para ajudar a tornar seus esforços de marketing digital um pouco mais fáceis – e mais baratos!
As ferramentas listadas abaixo foram selecionadas para ajudar a otimizar o gerenciamento diário de um site e permitir que você se concentre nas coisas maiores.
Índice do Conteúdo
1. Google Analytics
Acompanhe tudo em seu site, desde o número total de visitantes e origens de tráfego até conversões e receita, gratuitamente.
O Google Analytics deve ser a primeira coisa instalada no seu site. A partir do segundo em que você entra no ar, você precisa gravar tudo o que está acontecendo. De que outra forma você saberá o que está funcionando e o que não está?
O Google Analytics é um serviço simples que você pode instalar no seu site para registrar quantos visitantes seu site recebe, como o encontraram, quais páginas visualizaram, onde saíram do site, quanto tempo ficaram, quase todas as outras métricas que você pode imaginar.
Quando você pensa sobre isso, é inacreditável que o Google ofereça esse serviço gratuitamente.
O Google Analytics é a espinha dorsal de todas as nossas campanhas de marketing, fornecendo as informações necessárias para fazer escolhas informadas. Portanto, se seu site não possui o Google Analytics instalado, saia deste blog agora mesmo e corrija-o.
2. Planejador de palavras-chave
Uma ferramenta gratuita para pesquisar e avaliar o valor das palavras-chave.
Certo, agora que você classificou o seu rastreamento, pode começar a trabalhar no seu site.
Apesar de uma enxurrada de adições tardias ao setor, o Keyword Planner do Google ainda é a melhor ferramenta de pesquisa existente. E sim, ele foi tecnicamente projetado para o Google AdWords, mas também funciona perfeitamente para fins de SEO.
Essa ferramenta útil mostra o volume de tráfego de uma palavra-chave e estima a competitividade do termo. Isso permite que você identifique os frutos suspensos (alto volume, termos de baixa concorrência) e otimize determinadas páginas (ou todo o site) para classificar esses termos.
3. PromoRepublic
Uma ferramenta completa para gerenciamento de mídia social.
PromoRepublic é sua chance de gerenciar todas as suas páginas de mídia social em um só lugar. Você pode conectá-los à sua conta, agendar conteúdo em um calendário e enviá-lo automaticamente para cinco redes.
Além disso, há uma biblioteca com mais de 6000 modelos de postagem com imagens e GIFs. Eles estão prontos para uso, mas você pode personalizá-los com o Editor de gráficos incorporado, se necessário.
A ferramenta permite que você trabalhe no conteúdo junto com seus clientes e equipe nos espaços de trabalho. Eles podem comentar o conteúdo e aprová-lo em um clique.A plataforma também possui recursos de relatório. Todas as estatísticas necessárias (alcance, engajamento) serão apresentadas em relatórios PDF compreensíveis.
4. Peak
Teste de usuário gratuito para o seu site, com a opção de comprar mais testes, se você gostar dos resultados.
O teste do usuário deve ser uma parte essencial de qualquer estratégia digital. É à sua maneira de verificar se o que você está fazendo realmente funciona.
Seu novo banner chama a atenção? A sua estrutura de menus é intuitiva? Sua prova social está realmente promovendo conversões? Essas perguntas, no entanto, são imensamente difíceis de responder sem um orçamento enorme e uma frota de testadores.
Felizmente, o UserTesting.com fornece um serviço gratuito chamado Peek, que oferece três avaliações gratuitas de cinco minutos (tente dizer isso dez vezes!) Do seu site todos os meses.
Basta inserir o URL do seu site e o Peak envia um testador aleatório para o seu site. Os testadores recebem três tarefas básicas e registram-se completando-as. É uma visão incrível do seu site e não custa absolutamente nada.
5. MailChimp
Um serviço de marketing por e-mail com um excelente plano gratuito que permite enviar 12,000 e-mails por mês.
O MailChimp é uma ferramenta favorita de milhares e milhares de profissionais digitais em todo o mundo.
Por quê? Bem, essa insolente empresa de marketing por e-mail tem um dos planos gratuitos mais generosos do setor, oferecendo de 12,000 a 2,000 contatos por mês.
E o MailChimp em si, é uma alegria de usar. O construtor de e-mail é intuitivo e vem com uma variedade de modelos por padrão. Todo o seu e-mail é rastreado e ainda possui algumas análises básicas incluídas como padrão.
Com o plano gratuito, você não recebe todos os alarmes, como autoresponders e contramedidas de filtro de spam, mas essa é honestamente a única coisa em que podemos pensar em reclamar.
6. Auditorias de SEO da SEMRush
Descubra como está impedindo a classificação do seu site no Google com esta ferramenta de auditoria de SEO
Você conecta alguns detalhes: URL, nome e email do site.
A ferramenta conclui uma auditoria de SEO gratuita com um relatório que é enviado diretamente para o seu email.
O relatório inclui um rastreamento de página com uma breve visão geral de problemas como páginas quebradas, redirecionamentos e páginas bloqueadas. Um dos três principais problemas recorrentes.
E por último, mas não menos importante, uma pontuação total do desempenho do seu site.
E você pode executar a auditoria quantas vezes quiser para verificar o progresso de seus esforços de SEO.
7. BuzzSumo
Descubra qual conteúdo você obterá os melhores resultados antes mesmo de escrevê-lo.
Um estudo publicado no ano passado pelo Content Marketing Institute e MarketingProfs mostrou que a maioria (58%) dos profissionais de marketing B2B planejava aumentar seu gasto com conteúdo no próximo ano.
Prova, se necessário, de que o conteúdo é o caminho a seguir. No entanto, você não precisa aumentar seu orçamento para obter bons resultados.
Como sempre dizemos, trabalhe de maneira inteligente, não muito e aprenda com os erros dos outros.
E, para isso, deixe-me apresentar o BuzzSumo. O BuzzSumo é uma ferramenta de cracking que varre as mídias sociais em busca de blogs e artigos, registrando quantas ações e quanto envolvimento cada uma recebe.
Isso permite que você veja qual objeto e estilo está trazendo resultados no momento e concentre sua atenção no que está melhor no momento.
8. Moz Learning Center
Webinars on-line regulares e aulas on-line organizadas pelo rei do marketing digital Moz, cobrindo tudo, desde SEO e direitos autorais, até marketing e design de e-mail. Embora não sejam tecnicamente ferramentas, os seminários on-line da Moz são obrigatórios para quem trabalha em digital.
Com duração de 45 minutos a uma hora, os seminários abordam o marketing digital em pedaços facilmente digeríveis. Os tópicos anteriores incluíram hacks de automação de marketing, dicas de compartilhamento de conteúdo e conselhos sobre como aumentar sua lista de emails. Todos os seminários anteriores estão disponíveis no site da Moz e você pode se inscrever para futuras atualizações na mesma página.
9. Google Drive
Trabalhe de qualquer lugar do mundo com qualquer pessoa do mundo usando nosso pacote de escritório em nuvem favorita, o Google Drive.
Nos últimos anos, a tecnologia em nuvem assumiu o controle. Seja retocando imagens no Photoshop Creative Cloud ou projetando sites colaborativamente no InVision, a tecnologia em nuvem está simplificando nossas vidas e nos destacando de nossas mesas.
O Google Drive foi uma das primeiras suítes de escritório em nuvem, lançada em 2007. Desde então, seus desenvolvedores estão ocupados ajustando, aprimorando e aperfeiçoando o serviço para criar algo verdadeiramente de classe mundial.
Da minha mesa em nossa sede em Glasgow, posso abrir o Planilhas Google e planejar um orçamento com um colega no Canadá. Posso abrir o Google Docs e ajudar um profissional de marketing de conteúdo na Austrália a esboçar sua estratégia de divulgação.
E eu posso abrir a Apresentações Google e trabalhar em uma apresentação com o nosso designer em duas mesas.O Google Drive permite que você trabalhe com qualquer pessoa do mundo, de qualquer lugar do mundo. É o fim das cadeias de e-mail de uma milha, documentos do Word com várias versões e cartões de memória perdidos.
10. Shutterstock Grátis
Faça com que seu site tenha a aparência perfeita sem gastar seu orçamento em fotografias caras.
O design forte é baseado em imagens fortes. Infelizmente, imagens fortes exigem um bom fotógrafo e elas tendem a ser caras. Alguns anos atrás, os profissionais de marketing de conteúdo estavam limitados a terríveis fotografias gratuitas ou imagens pagas escandalosamente caras. Felizmente, as coisas estão mudando. Agora existem centenas de sites por aí que oferecem imagens gratuitas ou freemium e são absolutamente fantásticas. Portanto, se você é um designer ou comerciante de conteúdo com orçamento limitado, dê uma olhada no nosso blog e veja quanto você pode economizar.