Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Cronograma de Postagens no Instagram e Facebook em 8 etapas fáceis

cronograma-de-postagens-no-instagram.jpg

A maioria das marcas infelizmente adotam uma abordagem do tipo “levando nas coxas” para o seu cronograma social. Eles postam quando lembram, e estão sempre meio que lutando para descobrir algo no último minuto.

Eles dependem muito das postagens do blog para preencher seu feed social, mas essa não é a melhor estratégia.

Plataformas como o Instagram nem permitem adicionar links ao seu conteúdo fora de seus Stories, e plataformas como o Facebook não dão prioridade aos links externos.

Em vez de optar por uma abordagem de última hora ou do dia anterior para criar seu conteúdo de mídia social, é realmente muito mais benéfico criar um cronograma de postagens de mídia social equilibrado com antecedência.

Ao fazer isso, você pode garantir a otimização adequada de todos os seus objetivos no social, aumentar a qualidade e a diversidade do seu conteúdo e ter perfis mais completos que atraem porcentagens maiores do seu público-alvo.

É mais fácil ser estratégico quando você não está lutando no último minuto, e estratégico significa que você pode obter mais resultados.

Felizmente, geralmente é muito mais fácil criar um cronograma de postagens sociais equilibrado com antecedência quando você sabe exatamente como fazê-lo e tem as ferramentas certas para ajudar.

Neste post, seguiremos oito etapas simples que você deve seguir para criar um calendário de mídia social forte, estratégico e equilibrado que gerará resultados.

 

Índice do Conteúdo

Revise ou crie sua estratégia social

Primeiro, antes de fazer qualquer coisa, você vai querer dar uma olhada na sua estratégia social existente.

Todas as empresas, marcas e organizações devem ter uma estratégia clara de mídia social criada com base nos objetivos específicos que possuem. Pode ser algo como isto:

  • Use as mídias sociais para aumentar a descoberta usando táticas de crescimento e aumento de visibilidade, como usar hashtags baseadas em localização, melhorar postagens de alto desempenho e criar concursos sociais.
  • Cultive relacionamentos com leads e seguidores, usando táticas como oferecer recursos valiosos por meio de conteúdo de vídeo, infográficos e dicas internas.
  • Impulsionar as vendas oferecendo acesso a descontos, ofertas ou vendas “exclusivos” nas mídias sociais 1x por mês.
  • Promovendo um sentimento de exclusividade, criando grupos fechados para a sua marca, principalmente no Facebook, e oferecendo conteúdo nos bastidores.

Anotar sua estratégia social dá foco, garantindo que você priorize tudo o que precisa.

Reserve um tempo para revisar sua estratégia atual ou, se necessário, criar uma nova.

Isso leva apenas algumas horas no máximo, e você sempre pode contratar consultores de mídia social para montar isso para você, mesmo se você quiser enfrentar sua própria criação de conteúdo social.

 

Introdução a uma ferramenta de gerenciamento social e publicação

Sabemos que muitas pessoas gostam de optar por ferramentas gratuitas ou nativas sempre que possível, e com certeza conseguimos isso. Confie em nós quando dizemos, porém, que usar ferramentas de gerenciamento e publicação de mídia social de alta qualidade é o caminho a seguir.

Isso facilita o mapeamento de um mês inteiro ou mais de conteúdo em várias plataformas. Essas ferramentas também possuem recursos adicionais, como opções de gerenciamento de engajamento, recursos de trabalho em equipe, análises aprofundadas e muito mais.

Qualquer que seja a ferramenta que você escolher, verifique se ela será bem dimensionada, se é versátil e facilita a criação, o agendamento e o reagendamento de conteúdo, conforme necessário.

Na minha experiência, é comum acabar movendo o conteúdo que já está no calendário, à medida que você desenvolve o mês e quando os eventos de última hora aparecem.

 

Planeje um mês com antecedência sua Agenda de postagens

Sabemos que este é um ano bizarro em que nada realmente faz sentido, mas, em geral, temos mais estabilidade e é absolutamente possível planejar seu calendário de conteúdo com um mês de antecedência. Agora também é possível, você pode precisar oferecer mais atualizações aos clientes ao longo do caminho.

É altamente recomendável que você se sente no início de cada mês (ou, melhor ainda, um pouco antes dele) para criar a base do seu calendário de conteúdo para os próximos trinta dias.

Observe que isso  não significa que você não pode alterá-lo ou que não pode adicioná-lo, mas ter um fluxo sólido de ótimo conteúdo alinhado para manter seu público envolvido de maneira a atingir o maior número possível de objetivos.

Isso diminui um pouco a pressão durante o mês e, quando você planeja tudo de uma só vez, fica muito mais fácil criar intencionalmente um calendário equilibrado que seu público vai adorar.

Isso também lhe dá tempo de sobra para encontrar fotos, criar gráficos, editar ou gravar vídeos e até criar estratégias de excelente conteúdo com antecedência, incluindo a gravação de muitas imagens e vídeos para seus stories.

Você também tem tempo de sobra para aprovar o conteúdo, se necessário por outros membros da equipe ou clientes.

Conecte seu conteúdo planejado à sua ferramenta de publicação em mídia social para poder ver tudo o que foi apresentado e faça os ajustes necessários.

 

Crie eventos especiais e conteúdo prioritário primeiro

À medida que você aprimora seu calendário de conteúdo, haverá algum conteúdo que você deseja criar e agendar primeiro.

Chamamos isso de seu “conteúdo prioritário”, porque ele deve receber os primeiros detalhes no seu calendário para anunciar, promover e facilitar.

Todos os itens a seguir podem ser incluídos no conteúdo prioritário da sua empresa:

  • Anúncios grandes e sensíveis ao tempo, como dar a notícia sobre um novo produto ou compartilhar atualizações sobre as precauções de segurança durante a COVID
  • Eventos na loja ou online para os quais você deseja direcionar tráfego, que podem incluir webinars e vendas online em flash
  • Eventos, concursos ou perguntas e respostas ao vivo do Facebook.

Para o conteúdo mais prioritário, é provável que você queira postar mais de uma vez.

Você deve promover um evento na loja pelo menos uma vez por semana, no mínimo, durante várias semanas antes do evento, por exemplo.

Você também deseja publicar um Facebook ou Instagram ao vivo com mais ou menos um dia de antecedência, permitindo que as pessoas o inscrevam em suas agendas e façam perguntas com antecedência que gostariam que você respondesse e depois publicasse novamente algumas horas antes.

Como esse conteúdo é mais importante, você deseja que ele entre no calendário primeiro. O momento precisa estar certo. Tudo o resto pode ser construído em torno dele.

 

Criar filas de conteúdo permanente

Criar uma biblioteca de conteúdo sempre forte e alinhado com seus objetivos é sempre uma excelente opção.

Salvar esse conteúdo em sua ferramenta de gerenciamento de mídia social para criar essencialmente filas de conteúdo pronto para uso e já carregado para preencher quaisquer lacunas na programação é uma enorme vantagem e é um segredo fácil para um cronograma de postagens no Instagram e Facebook equilibrado e efetivo.

Se você não sabe por onde começar, todos os itens a seguir oferecem um excelente conteúdo sempre verde para sua fila:

  • Recapitulações de posts e links populares do blog.
  • Infográficos baseados na pesquisa da sua marca como realizada, mesmo que ela já tenha sido compartilhada no seu blog ou site.
  • Conteúdo orientado a engajamento, como aqueles que perguntam aos usuários sobre o que eles querem que você escreva ou quais são seus planos de verão.
  • Promoção de recursos que você já compartilhou no passado, mas que ainda são relevantes agora.
  • Promoções gerais de produtos para manter seu público envolvido e a conscientização da marca.

 

Use pelo menos três tipos de mídia por mês

Se você deseja um portfólio de mídia social equilibrado e de alto envolvimento, precisa de um calendário diversificado de mídia social. E não há maneira mais fácil de fazer isso do que mudar os tipos de postagem, tanto em termos de assunto quanto de mídia.

Muitas marcas se dedicam exclusivamente ao compartilhamento de postagens em texto sem formatação com imagens ocasionais, porque é fácil e conveniente. Ao fazer isso, no entanto, você está aproveitando a oportunidade para se conectar de forma mais significativa com seus seguidores e mantê-los envolvidos.

Ter conteúdo novo e diferente atrairá sua atenção e poderá mantê-los por mais tempo.

Se você não sabe por onde começar, todos os itens a seguir podem contar como diferentes tipos de mídia para esses fins:

  • Postagens em texto sem formatação (embora elas devam ser usadas com menos frequência, mesmo em plataformas que permitem isso);
  • Imagens incluindo fotógrafos e gráficos;
  • Gifs;
  • Vídeo;
  • Imagens 3D;
  • Transmissões ao vivo.

 

Adicione dicas de especialistas e do seu setor para criar valor

É importante incluir alguns recursos valiosos todos os meses.

Ninguém vem ao seu Facebook ou Instagram apenas para um discurso de vendas, mesmo que queira conferir sua marca e produto. Criar um conteúdo valioso, interessante e relevante do qual nosso público-alvo possa se beneficiar é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento (o que pode aumentar seu alcance e visibilidade em várias plataformas), mantendo um relacionamento.

Dependendo do seu negócio, tente adicionar pelo menos quatro postagens orientadas a valor por mês.

Muitas empresas baseadas em serviços provavelmente se beneficiarão de compartilhar mais do que isso, incluindo empresas de marketing, corretores de imóveis, tutores e empresas de serviços.

Para empresas de comércio eletrônico, isso pode incluir dicas de compartilhamento para aumentar a utilidade de seus produtos.

Alguém que vende um fabricante de massas, por exemplo, pode mostrar vídeos sobre como usá-lo, limpá-lo e cuidar dele, além de publicar uma abundância de receitas. Eles também podem ter um vídeo para solução de problemas, como o motivo pelo qual sua massa continua caindo aos pedaços ou o que está fazendo com que ela fique muito grudenta.

Uma empresa de serviços de jardinagem pode criar conteúdo orientado para o valor, como vídeos detalhando como manter adequadamente os jardins durante o verão, uma lista das plantas paisagísticas mais duráveis ​​que exigem custo ou esforço mínimo para manter ou uma explicação sobre por que fertilizar o gramado é supostamente tão importante.

Essas atualizações podem ser oportunas, como um corretor hipotecário explicando por que as taxas de juros atuais são tão benéficas para o refinanciamento no momento. Quanto mais relevantes, melhor.

 

Personalizar conteúdo para cada plataforma

Cada plataforma possui peculiaridades, uso e práticas recomendadas exclusivas. Embora seja fácil definir apenas uma postagem para publicar exatamente da mesma maneira em todas as plataformas, isso nem sempre é o melhor.

Em vez disso, é melhor ter em mente o seguinte:

  • Você pode adicionar até 10 imagens no Instagram em uma de suas imagens de vários slides, mas pode carregar apenas uma imagem por pino no Pinterest.
  • Você pode ter posts longos no Facebook (se é uma boa ideia ou não outra história), mas está limitado a 280 caracteres no Twitter.
  • Você deve usar hashtags no Twitter e no Instagram, mas apenas duas ou três no máximo absoluto no Twitter e pode usar até 30 no Instagram.
  • Você deve personalizar seu conteúdo para cada plataforma individual. Você pode usar o software de agendamento social para ajudar a duplicar uma postagem existente no Facebook, editá-la e depois publicá-la no Instagram ou em qualquer outra plataforma.

Isso ajudará você a ver resultados e impulsionará o engajamento em cada plataforma individual, fortalecendo seus resultados como um todo.

 

Concluindo…

O marketing de mídia social pode parecer fácil à primeira vista, especialmente porque muitos de nós usamos várias plataformas diariamente.

É essencial, no entanto, que seu cronograma de postagens nas redes sociais seja tão estratégico e cuidadosamente planejado quanto seu blog, sua lista de e-mail e qualquer outra mensagem de marketing que você esteja lançando.

Muitas vezes, é o primeiro ponto de contato de muitos clientes em potencial; portanto, você quer causar uma boa impressão e mantê-los envolvidos.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Enviar uma mensagem!
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK
+357 biografias
PRONTAS para o Instagram
Resgatar o meu E-BOOK
Headlines Prontas
Mais de 200 títulos para escolher
Resgatar o meu E-BOOK