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Como segmentar público no Facebook para pagar menos e converter mais

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A segmentação eficaz do Facebook aumenta as conversões de anúncios e reduz o custo por conversão – a medida final do valor de um anúncio.

Continue lendo para aprender as oito técnicas de segmentação necessárias para melhorar o desempenho dos seus anúncios no Facebook e aproveitar ao máximo seu orçamento.

 

Índice do Conteúdo

8 poderosas estratégias de segmentação de anúncios no Facebook para 2020 e além

1. Encontre o seu conteúdo Ancora

Vamos começar com uma dica sobre como segmentar o conteúdo do seu anúncio, antes de passarmos a segmentar o público – alvo.

Você já deve ter ouvido falar da regra 80/20, que diz que 20% de seu esforço gerará 80% de seus resultados. Essa regra, para o marketing de conteúdo, é mais como uma regra 98/2.

Apenas 2% do seu conteúdo terá bom desempenho tanto nas classificações sociais quanto nos mecanismos de pesquisa, além de alcançar altas taxas de conversão.

O marketing de conteúdo é um jogo de volume, e você simplesmente precisa criar muito conteúdo “burro” (você pode adivinhar o que isso significa) para chegar até os Ancoras.

Então, qual é o seu conteúdo Ancora? É essa postagem do blog que explode absolutamente em seus canais sociais, sobe para o topo do ranking do Google e direciona uma tonelada de tráfego para suas páginas de destino.

Você não pode prever o que será “Ancora” com base em fatores tradicionalmente usados ​​para definir ótimos conteúdos (como excelente redação, palavras-chave e legibilidade).

Em vez disso, você precisa acompanhar de perto as análises e o desempenho das mídias sociais.

Quando você encontrar conteúdo excedente, adapte-o novamente como um anúncio do Facebook.

Faça um infográfico e um vídeo. Teste esse conteúdo em vários formatos para o seu público-alvo para torná-lo ainda melhor.

Mais importante, use o restante de nossas dicas de segmentação de anúncios no Facebook para garantir que você corresponda seu conteúdo Ancora ao público com maior probabilidade de se envolver com ele.

 

2. Alveje os fãs de seus concorrentes usando o Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights oferece uma tonelada de informações valiosas que podem ajudá-lo a entender seus seguidores no Facebook.

Em seguida, você pode usar os dados para aprender como direcionar novos seguidores e clientes em potencial.

Mas nossa estratégia favorita do Facebook Audience Insights é usar as informações fornecidas para saber com quem você está competindo no Facebook e, em seguida, segmentar os fãs existentes dos concorrentes.

Aqui está um roteiro rápido como fazer:

Abra o painel do Facebook Audience Insights e selecione Todos no Facebook.

  • Em Criar público – alvo, no lado esquerdo da página, use as opções básicas de segmentação, como local, idade, sexo e interesses, para criar um público-alvo que corresponda à sua personalidade de sua persona.
  • Clique na guia Curtidas de Página para ver com quais páginas seu público-alvo já se conecta. Copie e cole esta lista em uma planilha ou arquivo de texto.
  • Clique em voltar para a guia Criar público e digite o nome de uma das páginas do Facebook de seus concorrentes na caixa de interesses. Nem todos os concorrentes aparecerão como um interesse, mas para aqueles que o fazem…
  • Confira as informações demográficas no lado direito da tela para ver se você pode obter informações adicionais do público-alvo que ajudarão você a segmentar seus anúncios com mais precisão.
  • Crie um novo público com base nessas novas informações demográficas e teste-o com um de seus públicos existentes.
  • Ou simplesmente clique em Salvar e você terá um público-alvo com base nos fãs de seus concorrentes.

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Obviamente, você pode direcionar ainda mais esse público-alvo para garantir o melhor ajuste para suas metas específicas de negócios e campanha, mas essa é uma ótima maneira de começar a encontrar pessoas relevantes no Facebook.

 

3. Use públicos-alvo personalizados para remarketing

O remarketing é uma poderosa estratégia de segmentação do Facebook para se conectar com clientes em potencial que já demonstraram interesse em seus produtos.

Usando as opções de segmentação de públicos-alvo personalizados do Facebook, você pode exibir seus anúncios para pessoas que visualizaram seu site recentemente, pessoas que visualizaram páginas de vendas ou mesmo pessoas que visualizaram produtos específicos.

Você também pode optar por excluir pessoas que compraram recentemente, se achar improvável que elas se convertam novamente em breve.

Antes de poder usar o público personalizado do Facebook com base nas visitas ao site, é necessário instalar o pixel do Facebook.

Feito isso, veja como criar seu público de remarketing:

  • Vá para Públicos – alvo com seu Gerenciador de anúncios.
  • Clique em Criar um público personalizado.
  • Clique em Tráfego do site.
  • Escolha o seu pixel.
  • Defina suas regras de segmentação.
  • Nomeie seu público e clique em Criar Público.

 

4. Lookalike Facebook – Segmente pessoas semelhantes aos clientes existentes

O público semelhante ao Facebook permite criar listas direcionadas de clientes em potencial que compartilham características com pessoas que já compram de você.

Portanto, se os dados indicarem que seus clientes existentes provavelmente são mães de 30 a 45 anos que moram em São Paulo, você pode obter um ótimo retorno se visar outras mães de 30 a 45 anos que moram em São Paulo.

E esse é um exemplo bastante amplo. As ferramentas do Facebook são realmente muito mais sofisticadas na correspondência de público.

Além disso, com o Lookalike Facebok, você nem precisa saber com quais pontos de dados está tentando combinar. O Facebook vai descobrir isso para você.

Descrevemos os detalhes em nosso artigo sobre como usar o Facebook Lookalike Audiences, mas aqui está um rápido e sujo procedimento:

  • Vá para Públicos – alvo no seu Gerenciador de anúncios.
  • Clique em Criar um público semelhante.
  • Escolha o seu público de origem. Este é o grupo de clientes ou fãs existentes cujas características você deseja corresponder.
  • Selecione as regiões a serem segmentadas.
  • Selecione o tamanho do seu público. Números menores correspondem mais precisamente às características do público-alvo de origem.
  • Clique em Criar público.

 

5. Seja ultra-preciso com a segmentação em camadas (também conhecida como “Estreitar mais”)

O Facebook oferece várias opções de segmentação. Na superfície, as opções são divididas em três categorias principais: demográfico, interesses e comportamentos.

Mas dentro de cada uma dessas categorias, as coisas ficam bem granulares.

Por exemplo, nos dados demográficos, você pode optar por segmentar os pais. Em seguida, você pode restringir ainda mais esse alvo para segmentar especificamente pais com crianças pequenas.

Também em dados demográficos, você pode optar por segmentar com base no status do relacionamento e no setor de trabalho.

Agora pense no que acontece quando você começa a combinar essas camadas de segmentação.

Você pode optar por segmentar pais divorciados de crianças pequenas que trabalham na administração. E isso é apenas analisar dados demográficos.

Sob interesses, você pode segmentar pessoas interessadas em férias na praia. Em comportamentos, você pode segmentar especificamente viajantes internacionais frequentes.

Sempre que você desejar adicionar outro nível de segmentação, clique em Limitar Público ou Limitar Mais.

Se você comercializa produtos ou serviços vinculados a eventos da vida, pode segmentar pessoas que se mudaram recentemente, iniciaram um novo emprego, ficaram noivos ou se casaram.

Você pode segmentar pessoas no aniversário deles ou antes do aniversário deles. Você pode até segmentar pessoas cujos amigos terão um aniversário próximo.

Ao criar seu público-alvo, você verá no lado direito da página o quão pequeno seu público se tornou, bem como seu alcance potencial. Se você for muito específico, o Facebook informará.

Essa estratégia funciona melhor em promoções específicas projetadas para atingir um público preciso, em vez de anúncios para promover seus negócios em geral.

Combine essa segmentação precisa de anúncios no Facebook com uma página de destino que fale diretamente com o público exato para obter melhores resultados.

 

6. Tente combinar dois públicos únicos

Obviamente, nem todo produto ou promoção é naturalmente adequado ao tipo de segmentação precisa do Facebook, explicada na dica acima.

Talvez você não saiba quais categorias demográficas ou de comportamento específicas deseja segmentar com um anúncio específico.

Você só tem uma noção ampla de uma categoria que gostaria de segmentar. Então, o que você faz se esse público-alvo for muito grande?

Combine-o com uma segunda audiência, mesmo que essa segunda audiência pareça completamente não relacionada.

Isso reduz pela metade o tamanho potencial da audiência. E provavelmente resultará em uma taxa de engajamento muito maior.

Você também pode optar por combinar dois públicos-alvo não relacionados e criar um conteúdo direcionado para falar diretamente com esse grupo.

 

7. Verifique o diagnóstico de relevância de anúncios para obter oportunidades para melhorar a segmentação

No início do ano passado, o Facebook substituiu sua pontuação de relevância por três novos “diagnósticos de relevância de anúncios”:

  • Classificação da qualidade
  • Classificação da taxa de engajamento
  • Classificação da taxa de conversão

Como o Facebook diz: “As pessoas preferem ver anúncios relevantes para elas. E quando as empresas exibem seus anúncios para públicos-alvo relevantes, elas veem melhores resultados nos negócios.

É por isso que consideramos a relevância de cada anúncio para uma pessoa antes de entregá-lo a essa pessoa.”

O objetivo principal da segmentação de anúncios no Facebook é colocar seu anúncio na frente de um público específico com maior probabilidade de agir com base nesse anúncio exato. Essa é a própria definição de relevância.

Temos um artigo inteiro dedicado a maneiras de ajudar você a melhorar suas pontuações no ranking para o diagnóstico de relevância de anúncios do Facebook. Aqui estão alguns destaques rápidos:

  • Concentre-se na qualidade, incluindo ótimos visuais e copys curtas.
  • Escolha o formato de anúncio correto.
  • Procure baixa frequência de anúncios.
  • Cronometre anúncios estrategicamente.
  • Otimizar seus anúncios com o teste A / B.
  • Fique de olho nos anúncios de seus concorrentes.

Se seus anúncios não estiverem com o desempenho desejado, você poderá usar o diagnóstico de relevância do anúncio para procurar oportunidades para melhorar a segmentação:

  • Classificação de baixa qualidade: tente alterar o público-alvo para um que tenha maior probabilidade de apreciar o criativo específico no anúncio.
  • Classificação de baixa taxa de engajamento: refine sua segmentação para alcançar pessoas com maior probabilidade de envolvimento. O Insights do público-alvo pode ser uma grande ajuda aqui.
  • Classificação de baixa taxa de conversão: segmente um público com maior intenção. Isso pode ser tão simples quanto selecionar “compradores envolvidos” no comportamento da compra. Mas também pode significar segmentar pessoas que terão um aniversário próximo ou que tenham outro comportamento ou evento da vida que tornem seu produto ou serviço particularmente relevante para elas neste momento.

Lembre-se de que a relevância consiste em corresponder o anúncio certo ao público certo. Nenhum anúncio será relevante para todos.

A segmentação eficaz é a única maneira de obter uma classificação de relevância consistentemente alta.

 

8. Não seja idiota

Isso pode parecer óbvio, mas há algumas coisas que você definitivamente NÃO deve fazer ao segmentar seus anúncios do Facebook.

Essas coisas podem prejudicar seus relacionamentos com o Facebook e com seus clientes em potencial.

Portanto, para aproveitar ao máximo sua segmentação de anúncios no Facebook, definitivamente não faça o seguinte.

 

Não envie listas compradas de endereços de e-mail

Antes de tudo, isso é contra os termos de serviço do Custom Audiences Insights do Facebook.

Segundo, os usuários do Facebook podem ver quais empresas “carregaram uma lista com suas informações e anunciaram para ela”.

Quando olho essa lista para minha conta pessoal, fica claro que centenas de corretores imobiliários estão usando uma lista comprada que me inclui.

 

Não pense que seus anúncios segmentados são privados

Ao usar as opções de segmentação de anúncios do Facebook para selecionar o público-alvo do seu anúncio, você paga apenas para mostrá-lo aos grupos de pessoas que você selecionou. Mas eles não são os únicos que podem ver seu anúncio.

Qualquer usuário do Facebook pode ver todos os anúncios que você exibir, se visitar sua Biblioteca de anúncios, acessível na seção Transparência da sua página.

Lembre-se de que qualquer cliente em potencial pode ver todos os seus anúncios, mesmo que você não os segmente. Lembre-se disso ao decidir que tipo de imagens e mensagens você deseja incluir nos seus anúncios.

A mensagem principal desses dois pontos é que seu comportamento como anunciante é visível para todos no Facebook.

Então, jogue bem e não seja um idiota.

Adriano Luz


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