Como criar uma página para uma empresa no Facebook
Para todo empreendedor, investir em marketing é essencial para expandir a visibilidade da sua empresa. Existem inúmeros métodos para serem explorados, variando para cada tipo de nicho no mercado, entretanto, todos estão aptos para receberem feedbacks positivos quando o investimento é feito em mídias digitais, principalmente virtuais.
A internet é um grande aliado do marketing, uma vez que suas redes sociais são acessíveis e fazem parte do dia-a-dia da maioria da população.
Imagine que em outros períodos, o canal que poderia ser utilizado para unir o público com a marca de forma rápida, era a televisão, segundos caríssimos e valiosos para qualquer investimento, principalmente para uma empresa iniciante.
O Facebook é um considerável exemplo de uma rede social acessível e gratuita disponível na internet. Sendo uma rede social lançada em 2004, desde então vem trazendo a conexão do público de forma mais natural, tratando como algo amigável e familiar, de fato mais próximo e atingindo um número maior de pessoas que os até então métodos de propaganda utilizados antes da rede (lembrando que possui 2 bilhões de usuários).
As empresas, no qual são inseridas no Facebook, optam por se divulgarem, interagirem e anunciarem na plataforma.
Índice do Conteúdo
Como criar uma página
Para criar uma página no Facebook basta seguir as instruções disponíveis, é simples e rápido. Inicialmente, acesse o link da própria plataforma: http://www.facebook.com/pages/create.php. Feito isso, siga as orientações:
1. Escolha o tipo de página que deseja criar, relacionando com seu nicho de serviço ou produto (essas categorias também possuem subcategorias, para que o segmento seja definido). Algumas opções:
-
- Negócios Locais;
- Empresa, organização ou instituição;
- Marca ou produto;
- Artista, banda ou figura pública;
- Entretenimento;
- Causa ou comunidade.
2. Defina um nome, ou utilize um já existente e utilizado por sua empresa
3. Defina um layout que será personalizado: uma foto de perfil, foto de capa, uma breve descrição;
4. Na categoria “Sobre” há a opção de definir principais informações da página (endereço, categoria, visão geral, data de início, entre outros);
5. Na aba chamada “Configurações” você pode definir informações de caráter estratégico, como o seu público alvo;
6. Abas personalizadas: também existe uma funcionalidade oferecida pela plataforma de criar abas personalizadas para sua empresa, por exemplo criando uma com a opção “Trabalhe conosco” ou uma para contato com o público “Faça sua crítica”;
7. Botões de Call-to-Action: localizados na parte inferior da foto de capa denominado “+ Adicionar um botão”, está disponível para personalizar com funções de “Ligue agora” “Faça uma reserva” “Comprar agora” e qual que seja sua escolha.
Estas são configurações e definições iniciais para que sua página inicie de maneira correta e eficaz, métodos que qualquer iniciante pode trabalhar, sem que seja muito elaborado. Demais funções, principalmente de marketing necessitam de um profissional e investimento na plataforma.
Importância de possuir uma página no Facebook
O Facebook possui algumas opções quando se trata de criar um cadastro na plataforma: perfil pessoal ou uma fanpage (perfil para fãs). É muito importante para a marca atentar-se a esse detalhe, uma fanpage possui divergências em relação a uma página pessoal.
A fanpage é uma página criada para ser um canal de comunicação com os fãs e interessados, uma vez que pode ser verificada, não necessita de “aprovação de amizade” do público, ele decide se irá ou não acompanhar a empresa, personalidade, causa, entre outros.
As páginas permitem um número ilimitado e pessoas, que podem ser seus clientes, ou futuros. Você é liberado para trabalhar conteúdos estratégicos para alavancar suas vendas e seu público.
O Facebook possui um método de oferecer relatório sobre informações demográficas dos seus visitantes e de outros usuários, são apresentados: faixa etária, localização, gênero, educação, informações de lazer, informações de visitas e interações, preferência dos usuários e muitas outras.
Trabalhado de forma correta, o número de frequentadores e futuro clientes tende a aumentar consideravelmente, uma vez que você saberá onde agir e em qual público atingir cada gênero de publicação, no momento oportuno.
Conquiste a disputada atenção
Agora com a sua página criada, você deve trabalhar métodos de atrair a atenção de novos “curtidores” e prender a atenção dos que já estão inseridos na sua página.
Trabalhe postagens constantes, textos divertidos, publicações com um design padronizado e de qualidade, fotos em boa resolução de seus produtos ou serviços e principalmente posts interativos que gerem comentários, curtidas e compartilhamentos pelos usuários, que movimente sua página e cause interesse em novos frequentadores. Invista em um profissional que cuide e mantenha sua página ativa, atraente e atrativa.
Entenda que a página também é um investimento em marketing, que apesar de ser em sua maioria, gratuita, é algo que pode trazer muita visibilidade e conexão com o público, leve em consideração ser uma rede social com inúmeros benefícios e tire proveito dessas funcionalidades, aprenda a utilizar as vantagens que as redes sociais disponibilizam à seu favor, atente-se as atualidades e veja o crescimento contínuo gerado pelo seu investimento.