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5 Itens indispensáveis para personalizar um E-commerce

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Você sabia que existem itens indispensáveis para personalizar seu e-commerce?

Não é uma tarefa simples ter um e-commerce que faça negócios. Muitas empresas perdem dinheiro pelo simples fato de não se atentarem aos detalhes de personalização do site, desse modo, deixam os consumidores desinteressados pelos seus produtos.

A falta de personalização do e-commerce pode ser um fator impactante e gerar resultados muito negativos para o seu negócio. Isso, é um resultado da ausência de planejamento e boas estratégias de marketing que devem ser alinhadas para que a loja virtual seja um verdadeiro sucesso.

Personalizar um E-commerce

Mas, você pode mudar isso com as dicas essenciais que vamos passar nesse artigo. Confira!

Antes mesmo de avançar no conteúdo, vamos te recomendar conhecer o E-commerce à Jato. E nosso plano de consultoria para lojas virtuais onde você só paga se tiver resultado.

 

Índice do Conteúdo

Itens indispensáveis para personalizar seu e-commerce

Ações devidamente planejadas e pontuais são o primeiro passo para ter um e-commerce de sucesso. Por isso, você precisa garantir que todas as etapas serão feitas de maneira eficiente para colher os frutos desse investimento. Vamos começar:

 

1- Personalize a navegação do cliente – Web site optimization

Você precisa saber pra quem está vendendo para moldar o seu negócio para atender melhor esse público. Nesse caso, é possível fazer uma personalização que avalia o movimento do cliente no seu site em tempo real e depois que  ele saiu da página.

Ou seja, os programadores de criação de sites podem utilizar cookies que identificam se é a primeira visita do consumidor ou se ele está retornando ao site, com esses dados é possível personalizar a navegação do visitante.

É nesse hora que podem ser criadas as ofertas personalizadas com base no que o usuário está buscando, ou seja, o motivo que o trouxe até seu e-commerce. Além disso, com as informações do IP do visitante são identificados outras informações relevantes para serem mostradas.

Esse é um dos Itens indispensáveis para personalizar seu e-commerce e melhorar a experiência do usuário no site, com isso, as chances de fechar de negócio e fazer com ele volte são muito maiores.

Chamamos essa estratégia de Web site optimization, com ela é possível fazer um verdadeiro rastreamento no e-commerce, como: Ver os clientes que compram mais na loja, localização, usuários que abandonaram as compras dentro de um mês, dados pessoais e qual o dispositivo que ele está usando para navegar no seu site.

Não preciso nem dizer que você precisa saber quem é seu cliente não é mesmo? Identifique a persona, quem são as pessoas que compram no seu site, idade, sexo, região e outras informações importantes para conseguir oferecer produtos que venham ao encontro de suas necessidades.

Dentro dessas informações obtidas é possível criar promoções e outras estratégias para trazê-lo cada vez mais perto de você.

 

2- Quantos menos cliques, melhor

O usuário precisa encontrar rapidamente os itens mais pesquisados no e-commerce. Existe uma regra que aponta que quantos menos cliques, maior é a usabilidade do site, com isso, maiores são as chances de levar o cliente para o carrinho de compras e finalizar o pedido. Inclusive, existem plataformas que disponibilizam recursos para comprar com apenas um clique.

idéia é mostrar aos visitantes que já entraram no seu site os itens que eles tiverem mais interesse, ou seja, são recomendações de compras. Não esqueça de monitorar todo o comportamento do usuário dentro do site, dê notoriedade para as páginas que mais chamam a atenção do cliente.

No carrinho de compras você pode mostrar todos os itens que esse usuário visualizou, além disso, pode exibir outros itens correspondentes ao que ele está comprando.

Dê uma atenção especial aos itens que ele deixou pra trás no carrinho e não concretizou a compra, posteriormente, você pode enviar uma mensagem para tentar fechar essa venda.

Na fase do pagamento, é possível salvar os dados de pagamento para facilitar as próximas compras com poucos cliques.

Existem algumas ferramentas que podem usadas pra guiar os usuários, uma delas é a  Smart Filtering, desse modo, melhora consideravelmente a experiência dentro do e-commerce.

 

3- Atendimento pós venda – Email marketing

Mostre ao cliente que você se importa com a experiência dele no seu e-commerce. Você pode configurar email marketing para fazer pesquisa de satisfação, faça isso de uma forma personalizada para ele perceber que foi destinado a ele.

Outra tática do email marketing é fazer recomendações dos produtos que ele visualizou no site, mas não comprou, ou então que abandonou no carrinho de compras. Essa estratégia deve ser baseada no comportamento dele no site.

Acompanhe as taxas de abertura dos email marketing para saber se você está no caminho certo. Essas ações são válidas para conseguir atender o perfil de cada usuário. Existem diversos sistemas de automação de email marketing que podem ser utilizados para fazer uma personalização por escala de interesse no seu site.

4- Se comunique com seu cliente – Campanhas de marketing personalizadas

Os consumidores apreciam a comunicação entre cliente e empresa, eles gostam de dar opiniões sobre determinados produtos. Hoje em dia existem diversos canais pra isso, entre eles: Mídias sociais, blogs, banners, emails, instagran, entre outros.

Aposte em resenhas de produtos, comparações e depoimento de compradores, essas informações são muito válidas, pois os consumidores mostram confiabilidade nas recomendações.

Entenda que você precisa ter vários modelos de anúncios de acordo com o seu público. Ou seja, para jovens, idosos, homens, mulheres, gays, entre outros. Dessa forma, seu e-commerce mostra interesse e coerência.

Aposte em anúncios personalizados e exponha o seu e-commerce de uma forma positiva para trazer boas experiências para o cliente e para sua marca. As campanhas devem se estratégicas e planejadas.

Não esqueça do marketing de conteúdo e da otimização de sites, são Itens indispensáveis para personalizar seu e-commerce.

 

5-  Facilite o compartilhamento nas redes sociais

O seu e-commerce deve ser preparado para facilitar o compartilhamento dos produtos, conteúdo e avaliações para outras pessoas. Você só precisa deixar tudo pronto, o próprio cliente se encarrega de avaliar o produto e compartilhar nas redes sociais.

Você pode apostar em recompensas por avaliação e compartilhamento, como cupons de desconto para a próxima compra. Em fim, essas estratégias realmente dão certo e fazem com seu site ganhe um grande volume de visualizações.

Como Itens indispensáveis para personalizar seu e-commerce não esqueça de cuidar da parte visual, existem estudos que comprovam que as cores possuem significados diferentes e podem influenciar o consumidor dentro da sua loja, portanto, pesquise sobre isso e veja qual delas é a melhor escolha para o seu negócio.

A personalização de um e-commerce realmente pode influenciar a decisão do consumidor. Portanto, personalize tudo o que você puder para trazer cada vez mais o cliente perto do seu negócio.

Melhore a experiência dele dentro do site, personalize campanhas de marketing e aumente suas vendas.

Se você não sabe como fazer isso, fale com a WEB TRENDS. A Agência possui soluções completas que vão desde a criação de sites otimização, consultoria SEO até a personalização dos detalhes e das campanhas de marketing. Confira!

Adriano Luz


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