Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

O que é o Lançamento Meteórico?

dezembro 20, 2019 by Adriano Luz0
2-1.jpg

A definição de Lançamento Meteórico é de um método de estratégias criado em 2016 para serem efetuadas vendas de produtos ou serviços através da rede social Whatsapp. A ideia surgiu a partir de uma estratégia em um evento anual de vendas, a Black Friday, e foi desenvolvida pelo empresário, especialista em Marketing na Internet Talles Quinderé.

A rede social Whatsapp foi criada em 2009 (popularizando-se nos anos seguintes) que possui a funcionalidade de compartilhar e receber mensagens instantâneas como: textos, imagens, vídeos, gifs, documentos em PDF, e também chamadas de voz e vídeo através de uma conexão com a internet.

Whatsapp registrou a marca de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo e 100 milhões apenas no Brasil no ano de 2016, números que chamou a atenção de Talles e que decidiu juntar algo que já acontecia (vendas pela rede social) com algo que seria uma estratégia de vendas.

A estratégia criada trouxe como base três premissas principais: antecipação, pertencimento e escassez.

  • Antecipação: Serve como um meio de gerar expectativa nos usuários, trazer atenção para o que estará sendo abordado, ou seja, os produtos ou lançamentos que irão ser disponibilizados futuramente, seja com textos, imagens, vídeos, entre outros meios;
  • Pertencimento: A ideia é trazer aos usuários um sentimento de exclusividade, no qual apenas um grupo selecionado de pessoas terão acesso ao produto ou serviço e por isso são considerados singulares;
  • Escassez: Por fim e considerado por Talles a jogada final para atrair vendas, o cliente irá ter um tempo limitado de compra, será um período curto para possibilitar a compra. Esse terceiro tópico gera um sentimento de ansiedade de compra quando o cliente passa a pensar que pode perder a chance de possuir um produto, que é limitado e exclusivo para o grupo selecionado.

 

O período de Lançamento Meteórico dura um fluxo de cerca de cinco dias, após convidar participantes para um grupo criado no Whatsapp e a partir da criação e seleção, os estímulos e técnicas mentais podem ser iniciados para estimular a compra e a sensação de necessidade do seu produto ou serviço para os clientes. São feitos a partir de vídeos, imagens, textos, trocadilhos, entre outros.

 

Quais as vantagens em se apropriar desse método de vendas? 

  • O Lançamento Meteórico pode ser feito em qualquer período do ano e não possui restrições de quantidade de uso, ou seja, se feito de forma organizada, pode ser praticado várias vezes ao ano;
  • Uso “pronto” dos três gatilhos mentais que são eficazes para conquistar o cliente e garantir sua compra;
  • Gera picos de vendas altíssimos em um período de 24 horas;
  • Pode trabalhar com uma equipe e gerar vários grupos diversificados para cada nicho dos seus produtos ou serviços;
  • O Whatsapp é uma plataforma gratuita, basta criar e configurar de acordo com suas escolhas;
  • Segundo pesquisas, o Whatsapp possui engajamento de leitura de cerca de 80% do conteúdo abordado, número que se destaca quando se é levado em consideração outras plataformas digitais de comunicação (mensagens) direta, como o e-mail;
  • Por ser uma rede de comunicação direta, o Whatsapp é prático, rápido e cômodo, uma vez que não necessita de se deslocar, falar ao telefone, ou se dispor de outras atividades;
  • Ser acessível aos consumidores, afinal, são cerca de 100 milhões de usuários brasileiros.

O método parece simples e infalível, mas, preste bastante atenção e tenha foco, por ser uma técnica que trabalha principalmente com gatilhos mentais, é necessário que sejam estudados e feitos com intuito de conquistar e atrair o consumidor de forma rápida e certeira, afinal, uma das táticas é trazer uma ideia de venda limitada, então precisa ser feito de forma direta.

Faça a divulgação e anúncio do seu Lançamento antes de iniciar a semana, invista em um design chamativo e com frases de impacto.

Crie o grupo com um engajamento e sentimento de pertencimento dos participantes, para isso, libere apenas um determinado horário para que haja interações entre os pertencentes, até mesmo para evitar mensagens desnecessárias, desfocadas e spam. Sempre os deixe informados com a técnica já apresentada anteriormente de “Antecipação”.

Durante as postagens para envolvimento dos clientes, fermente a ideia de exclusividade e trabalhe com frases e textos que causem um sentimento de necessidade do cliente pelo seu produto ou serviço, mas principalmente foque na ideia de “Escassez” para que esse sentimento seja ainda mais despertado e gere a compra rápida dos usuários.

Defina todas as qualidades, benefícios e oportunidades de gerar sentimentos felizes, lembranças ou sensação de qualidade de vida para o cliente quando o mesmo adquirir a compra do seu produto, isso irá intensificar o sentimento de necessidade e de ansiedade para não perder a oportunidade de compra única que sua empresa está gerando. Essas técnicas são feitas a partir de conversas e propagandas do seu produto dentro do próprio grupo.

Uma tática interessante que pode ser útil é aplicar dentro do grupo, pessoas da sua equipe. No grupo, essas pessoas irão ajudar a impulsionar a venda, passando-se por clientes, mais precisamente, clientes para dar início as vendas ou como clientes satisfeitos pela “sua compra”, sendo mais uma estratégia para causar aos participantes a ansiedade do consumo.

Também podem auxiliar com perguntas padrões de toda venda, facilitando o decorrer da conversa, como por exemplo: “Posso pagar no cartão de crédito?” (falso cliente).

 

Conclusão

 O método já obteve resultados positivos e de porcentagens altas de vendas para muitas empresas, mas, apesar de ser um método simples e direto, as etapas são bem complexas e devem ser feitas com muita atenção para não prejudicar os passos seguintes.

Para melhor desempenho, faça uma planilha e organize o que sua empresa irá vender, como será a venda, os preços, os meios de pagamentos, entregas, deixe tudo programado e pré-estabelecido. Caso sinta dificuldade, contrate profissionais para agir no momento das três técnicas mentais, afinal, são as partes certeiras e mais importantes do método.

Lembre-se que é uma jogada de marketing para alavancar suas vendas e gerar o engajamento para sua empresa, então não se prenda a não investir dinheiro em profissionais e em uma equipe, se feito de forma correta o Lançamento Meteórico é um método infalível de vendas.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Powered by