Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Imagens gratuitas para uso comercial: onde encontrar?

Imagens-gratuitas-para-uso-comercial.png

Encontrar imagens gratuitas para uso comercial pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando você também está procurando recursos visuais de (alta) qualidade. 

Então, o que fazer e o que não fazer ao usar fotos de estoque em seu conteúdo. Siga nosso guia para encontrar fotos grátis para seu site, postagens de blog ou apresentações para que você não se meta em problemas legais e coloque sua conta bancária em risco.

Onde encontrar imagens gratuitas para uso comercial?

Existem muitas bibliotecas de imagens gratuitas para uso comercial, que você pode baixar para seus materiais de marketing ou apresentação. Para tornar mais fácil para você encontrar os recursos visuais de que precisa, aqui estão nossas 5 principais fontes de imagens gratuitas:

1. Pixabay

imagens gratuitas para uso comercial pixabay

Pixabay oferece a maior variedade ao buscar por postagens em blogs. Se você usar as cadeias de caracteres de pesquisa corretas para o seu tópico, encontrará imagens de pessoas, ambientes e objetos relevantes para a postagem do seu blog.

2. Unsplash

imagens gratuitas para uso comercial unsplash

Unsplash tem um alcance menor, mas oferece a melhor qualidade de todas. Esta biblioteca é particularmente útil para imagens em destaque.

3. Pexels

Imagens-gratuitas-para-uso-comercial-pexels

Pexels é semelhante ao Pixabay em tamanho e é uma boa segunda parada se Pixabay não tiver o que você precisa. Pexels é especialmente bom quando você precisa de imagens de pessoas ou para ilustrar conceitos abstratos.

4. Burst by Shopify

banco de imagem burst

Fácil de navegar, o Burst oferece uma ampla variedade de coleções para diversos setores. Impulsionada pelo Shopify, esta plataforma deve ser sua primeira parada para imagens de comércio eletrônico e compras online.

5. Gratisography

banco de imagens Gratisography

Gratisography enriquece sua oferta com novas fotos de alta resolução semanalmente. Este estoque também oferece fotos um pouco mais criativas, para não dizer peculiares, para ajudá-lo a se destacar.

Claro, esta lista não é exaustiva. Existem muitos outros sites que você pode verificar para imagens de estoque gratuitas, alguns dos quais incluem: Life Of Pix, Picography, Negative Space, Stock Up, Tookapic, ISO Republic, Freepik e muitos mais.


Como funcionam as imagens sem direitos autorais?

Alguns sites permitem que você baixe imagens para uso privado (por exemplo, papéis de parede e etc.), mas não permitem que as imagens sejam usadas comercialmente. 

Isso inclui casos como cartões de visita, sites ou pôsteres. As imagens nos sites a seguir têm proteção sob Creative Commons CC0:

“A pessoa que associou uma obra a esta escritura dedicou a obra ao domínio público renunciando a todos os seus direitos sobre a obra em todo o mundo sob a lei de direitos autorais, incluindo todos os direitos relacionados e conexos, na medida permitida por lei.” – CreativeCommons.org

Os sites que citamos acima oferecem suporte ou são totalmente compostos por imagens CC0 disponíveis no domínio público. Os proprietários dessas imagens permitem que os usuários modifiquem, editem e usem suas imagens sem folga de direitos autorais


Imagens que vem com licenças

Você não pode simplesmente pegar uma imagem da Pesquisa Google ou de um banco de imagens e presumir que pode usá-la como quiser. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de usar a imagem para fins comerciais. 

Todas as imagens de terceiros estão sujeitas aos termos de licenciamento, portanto, você deve prestar muita atenção às letras pequenas. Isso pode evitar que você tenha de lidar com multas substanciais no futuro.

O crédito a um fotógrafo ou designer gráfico não o isenta da autorização para publicar o seu trabalho. Se desejar utilizá-lo, deverá entrar em contato com o proprietário da imagem para obter uma aprovação e saber as condições de uso. 

Na maioria das vezes, isso será complicado e demorado. É por isso que usar imagens de estoque de banco de imagens parece a opção mais fácil.


Que tipo de licença você precisa para uso comercial?

Domínio público, livre de royalties, creative commons zero, uso justo, gerenciamento de direitos. Se você não estiver familiarizado com imagens de banco de imagens, todo esse jargão pode ser muito confuso. 

Então, que tipo de licença você deve procurar se quiser usar imagens de estoque de banco de imagens “gratuitas”, ou pelo menos acessíveis, para seus slides de apresentação, site ou postagens de blog? Em outras palavras, para uso comercial.

Aqui estão as três opções principais à sua disposição:

Domínio público

Se disponíveis, as imagens de domínio público (PD) são a melhor opção, pois não estão mais sob proteção de direitos autorais ou não atenderam a ela. Isso significa que você pode usar, modificar ou mesmo distribuí-los sem pedir permissão, inclusive para fins comerciais. 

Portanto, sinta-se à vontade para usá-los em seus slides de argumento de venda ou no blog da empresa.

Creative Commons

Projetado especificamente para tudo na web, o Creative Commons fornece uma licença não exclusiva para reproduzir, distribuir e comunicar o trabalho ao público gratuitamente, sem pedir permissão ou dar atribuição ao fotógrafo. Isso inclui para fins comerciais.

Isento de royalties

Ao contrário do que se costuma pensar, isento de royalties não significa gratuito, mas sim isento de royalties. Depois de pagar uma taxa única ao licenciador, que detém os direitos autorais, a imagem pode ser usada sob licença não expirável em quantos projetos forem necessários. 

Tudo que você precisa fazer é certificar-se de que a imagem está licenciada para uso comercial e se você precisa fornecer a atribuição.


Conclusão

Lembre-se de sempre verificar a licença da foto que você planeja usar. Você deseja ter certeza de que tem o direito de usá-lo “livremente”. Mesmo que a imagem não exija atribuição, não há mal nenhum em creditar a fonte.

Quando estiver em dúvida sobre direitos autorais em potencial, sempre opte por jogar pelo seguro. Não use a imagem e invista algum tempo procurando outra. 

Pode levar mais tempo para terminar os slides da apresentação ou para finalizar a postagem no blog, mas você não correrá o risco de pagar multas pesadas ou taxas legais mais tarde.

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Este site utiliza cookies para armazenamentos de dados de visitação para melhorar sua experiência.
Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?