Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Imagens de qualidade? Saiba onde encontrar

abril 24, 2020 by Adriano Luz0
ebok-1.jpg

Se você estiver interessado em usar fotos de alta qualidade, é provável que tenha dúvidas.

  • Onde posso encontrar as melhores imagens gratuitas?
  • O que preciso saber sobre licenças?
  • Qual é a diferença entre fotos gratuitas e fotos royalty-free?

Abordaremos tudo o que você sempre quis saber sobre fotos, incluindo licenciamento, como iniciar seu próprio negócio de fotos e onde encontrar fotos gratuitamente.

Sobre o Stock Photos

O Stock Photos pode ajudá-lo a criar postagens em blog interessantes, mídias sociais, sites, ebooks e outros tipos de mídia.

O que são as fotos?

Normalmente, as fotos são imagens de alta qualidade criadas por fotógrafos profissionais. Alguns são licenciados para usos específicos e outros não têm restrições de uso.

Por exemplo, alguns podem ter uma licença “Creative Commons”, o que significa que eles são autorizados pelo criador a serem amplamente utilizados gratuitamente.

O Creative Commons e outras licenças podem exigir que você credite o fotógrafo e podem ter restrições adicionais ao seu uso.

Por que usar o Stock Photos?

As fotos de estoque adicionam um elemento visual ao seu trabalho, o que o torna mais atraente para os leitores. Eles podem facilitar a explicação de um conceito específico e dividir grandes quantidades de texto.

Pesquisas indicam que as pessoas processam imagens visuais muito mais rapidamente que o texto e, quando emparelhadas com o texto, a recuperação das informações é maior.

Além disso, as fotos têm implicações de SEO. Isso significa que, se você usar “alt tags” e nomear as imagens adequadamente, poderá ajudar seu conteúdo a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa como Google ou Bing.

Na impressão, as imagens tornam o conteúdo mais imersivo e podem ajudar a explicar conceitos e eventos históricos.

Licenças de fotos: o que você não sabe e pode prejudicá-lo

Portanto, agora você entende o que são as fotografias e porque é tão importante usá-las. Mas quais são aceitáveis ​​de usar? Você precisa dar crédito ao fotógrafo? Será que realmente importa se você seguir as regras? Certamente ninguém notará se sua pequena publicação usa uma foto, certo?

Errado

Muitas empresas (especialmente a Getty Images) ficam mais do que felizes em passar o tempo procurando pessoas usando suas imagens sem licença ou fora dos termos de sua licença. Lembre-se: é fácil para os detentores de direitos autorais descobrir quem está roubando fotos.

Na melhor das hipóteses, você receberá uma carta de cessação e desistência solicitando que você remova a foto. Ou, você pode arriscar milhares de dólares em multas. Simplesmente não vale a pena. As leis de direitos autorais são complexas;

Os tipos mais comuns de licenças que você pode ver em fotos incluem:

Creative Commons: Na maioria dos casos, essas fotos são gratuitas para serem usadas como você desejar. No entanto, existem diferentes tipos de licenças Creative Commons. Alguns requerem atribuição. Alguns exigem que você publique uma anotação de quaisquer alterações feitas na foto. Alguns proíbem o uso comercial. É importante clicar na licença e seguir as instruções.

Royalty-Free: Esse tipo de licença geralmente é pago e significa que você não precisa pagar por uso. Isso significa que você pode imprimi-lo uma ou mil vezes pela mesma taxa. Normalmente, não cobre fotos de itens vendidos comercialmente. Assim, você pode imprimir 1.000 folhetos, mas não 1.000 xícaras de café para vender.

Direitos gerenciados: Também conhecida como RM, esta licença permite o uso único conforme especificado no contrato. Por exemplo, um fotógrafo fornece uma licença de RM para usar a foto em um outdoor. Se você quiser usar a mesma imagem posteriormente em um folheto, pagará uma taxa adicional.

Licença Estendida: Essa licença permite que você use a foto em mais casos do que uma imagem isenta de royalties e geralmente permite o uso de produtos vendidos comercialmente.

As imagens que não são de domínio público geralmente são protegidas por lei por vários tipos de licenças e contratos. Você deve atender aos requisitos desses contratos para usar legalmente a imagem.

Aqui estão alguns outros termos frequentemente incluídos nas conversas sobre fotos de estoque.

Uso justo: refere-se ao uso de material protegido por direitos autorais para fins transformadores ou educacionais. É incrivelmente complexo, mas se você estiver de alguma forma tentando obter uma renda com seu conteúdo (mesmo que indiretamente), o uso justo provavelmente não se aplica a você. Este guia da Universidade de Stanford analisa os fatores que afetam o uso justo.

Atribuição necessária: Isso significa que o proprietário da fotografia exige um link ou reconhecimento da propriedade da imagem. Fotografia de Joe Jackson”, ou um link para o site com o reconhecimento da fonte geralmente é suficiente.

Imagens com direitos autorais

Se você tirar uma foto (mesmo com seu telefone), possui os direitos autorais dessa foto. Ninguém mais pode usar essa imagem, a menos que você permita e você possa descrever os termos que podem usar a foto.

Imagens isentas de direitos autorais significam que a imagem não está protegida por nenhum direito autoral. Na maioria dos casos, essas fotos são antigas e foram revertidas para o “domínio público”.

Imagens isentas de direitos autorais significam que você paga apenas uma vez para usar a foto. Portanto, o termo “grátis” refere-se a não pagar por cada uso da foto. Isso não significa que a imagem em si é livre para usar.

As 5 melhores fontes de fotos gratuitas e pagas

Antes de procurarmos em todos os lugares diferentes as fotos de estoque (existem centenas!), vou compartilhar cinco dos meus lugares favoritos para encontrar fotos de estoque. Estes são os sites de fotos que eu marquei e são o primeiro lugar que encontro quando procuro a imagem perfeita para complementar uma postagem de blog ou criar uma postagem para a mídia social.

1. Pixabay:

Grátis, com opções pagas. Este site possui uma grande variedade de fotos e vídeos, a maioria é gratuita e é relativamente alta qualidade.

2. Death to Stock Photos

Pago. Eles oferecem fotos exclusivas e atualizam regularmente as imagens que oferecem. Você recebe um novo pacote todo mês, para ter sempre imagens novas e novas para usar! Eles segmentam especificamente criativos, para que suas imagens se destaquem.

3. Unsplash

Grátis. Este aparece na lista devido à grande variedade de imagens totalmente gratuitas e de alta qualidade. De carros a viagens e crianças fazendo lição de casa, você pode escolher entre uma grande variedade de imagens de qualidade profissional.

4. Shutterstock

Pago. O Shutterstock é uma das empresas mais conhecidas no nicho de ações. Escolha entre uma vasta seleção de imagens, fotos, vídeos, vetores e música e use o editor embutido para personalizar imagens adicionando texto, corte e muito mais. A única desvantagem é que as imagens podem ser usadas por muitas outras pessoas, pois o site é muito popular.

 

5. Adobe Stock

Pago, Royalty Royalty Free. Este site se destaca pelo nível de qualidade. Você obtém o que paga, como eles dizem. Essas imagens são particularmente de alta qualidade e não contêm royalties.

10 grandes fontes totalmente gratuita

Se você tiver um orçamento, os sites pagos de fotos com ações são a melhor opção para fotos exclusivas que você não verá em qualquer outro site da Internet. No entanto, ainda existem toneladas de fantásticas imagens gratuitas disponíveis. Use essas fotos se você não tiver um orçamento para fotos, mas ainda assim desejar. Aqui estão algumas dicas.

Pexels: enorme variedade de fotos, embora algumas sejam um pouco usadas demais. Pesquise por tópico ou estilo.

Unsplash: todas as fotos vêm com “direitos autorais irrevogáveis, não exclusivos e mundiais para baixar, copiar, modificar, distribuir, executar e usar” gratuitamente, inclusive para fins comerciais. Eles sugerem adicionar atribuição, mas não é necessário.

Pixabay: Uma ampla seleção de imagens gratuitas, você pode pesquisar por categoria, tamanho da imagem, cor e muito mais. Eles também incluem uma coleção de imagens pagas do Shutterstock para cada pesquisa, caso você não encontre apenas o que precisa de graça.

Shopify Burst: milhares de imagens criadas para uso em sites comerciais ou de comércio eletrônico. Pesquise com base em coleções, tópicos, popularidade e muito mais. Eles oferecem uma seleção menor, mas têm fotos de alta qualidade.

Gratisography: Uma coleção peculiar de imagens que são totalmente gratuitas para baixar e usar. Pense em caras engraçadas, cães vestindo ternos, etc. Eles também incluem links para o Shutterstock, onde você pode comprar imagens se elas não tiverem o que você precisa.

Picjumbo: Uma seleção sólida de imagens gratuitas para uso pessoal ou comercial. Eles também oferecem um pacote de assinatura mensal premium, se você gostar do estilo deles.

StockSnap: essa seleção se destaca por serem atualizadas regularmente, para que você sempre tenha fotos novas e novas para usar.

Creative Commons: este é um mecanismo de pesquisa, onde você pode navegar por ” coleção ” para encontrar a foto certa para suas necessidades.

Flickr: este é um site de mídia social, mas você pode pesquisar por licença, pessoas famosas, etc. Além disso, as fotos oficiais da Casa Branca são postadas aqui e são uma fonte gratuita de fotos de eventos políticos.

KaboomPics: fotos gratuitas, é claro, mas também incluem uma paleta de cores com gráficos gratuitos que você pode baixar. Qualidade muito alta e atualizada regularmente.

Fontes pagas

Se você estiver procurando algo um pouco diferente ou imagens de pessoas famosas ou eventos históricos, convém escolher uma fonte paga. Muitos sites gratuitos também têm uma opção paga, mas essas três fontes pagas se destacam.

Getty Images

Essa é uma das fontes mais conhecidas de fotos pagas, principalmente porque elas têm fotos editoriais de repórteres e imagens históricas de arquivo. Praticamente qualquer tipo de fotografia que você precisa pode ser encontrado aqui – por um preço.

Adobe Stock

As fotos da Adobe se destacam por serem de altíssima qualidade. Todas as imagens são de alta resolução e podem ser usadas nos aplicativos Adobe Spark.

Eles selecionam coleções de imagens, para que você possa permanecer na marca. As opções médias incluem fotos, vídeo, modelos, vetores, fotografias editoriais e muito mais.

Stock Unlimited

Este site oferece mais de 1 milhão de fotos, além de outros ativos a uma taxa incrivelmente acessível – as assinaturas começam em menos de US $ 5 por mês. Se você precisar acessar várias toneladas de fotos, talvez seja sua melhor opção.

Você também pode optar por baixar pacotes de 10, 30 ou 100 fotos por uma taxa única, mas as licenças são válidas apenas por um ano.

As fotos podem pegar seu conteúdo escrito e torná-lo muito mais atraente. Além disso, as fotografias tendem a ficar com uma pessoa mais do que apenas palavras em uma página. Use as fontes acima para se destacar, ser criativo e iniciar conversas com seu público! Apenas preste atenção na licença da foto que você escolher.

 

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Powered by