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Como criar uma identidade visual para a minha marca?

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Para toda marca que é criada, muitas questões importantes acompanham o desenvolvimento dela como um todo no mercado. Não basta apenas criar um nome, direcionar um segmento de venda dos produtos ou serviço, e começar esperando resultados rápidos.

Existem muitos passos que devem ser tomados pelo empreendedor e sua equipe para que o investimento gere resultados esperados.

Uma das demandas que devem ser trabalhadas pelo empreendedor logo que a marca é criada, e após definir seu mercado, é o seu design, mais precisamente, a identidade visual da sua marca.

É o primeiro contato visual que o cliente terá com sua empresa, deve receber uma atenção direcionada para seu desenvolvimento e um investimento financeiro gerado pela empresa.

Índice do Conteúdo

Principais elementos visuais utilizados

Nome: O nome deve ser definido como algo de fácil pronúncia e escrita, que seja simples, não muito longo, mas que marque sua empresa na cabeça dos clientes.

Evite usar nomes de duplo sentido ou negativos. Caso você procure expandir seu negócio a nível mundial, pense em nomes que sejam acessíveis para outros países e culturas;

Cores: As cores são partes fundamentais para a identidade visual, estão inteiramente ligadas com o subconsciente da mente humana, chamada de “Psicologia das cores”.

Através das cores são transmitidas sensações de lembranças, apetite, felicidade, de consumo, feminilidade, e demais que podem ser manifestadas. Por isso, é importante estudar cada uma e relacionar com o seu nicho para que você as utilize como uma vantagem;

Logotipo: O logotipo é um elemento indispensável da identidade visual de uma empresa, é a expressão simbólica que a mesma possui e como será visualmente representada no mercado e para seus clientes. Representa a personalidade da empresa e envolve diretamente o seu conceito.

Podem ser utilizadas na criação do logotipo outros elementos da identidade visual, como: cores, o nome, tipografia que envolve o nome e o slogan, vetores, e os demais elementos;

Tipografia: A tipografia é o elemento que está ligado com o nome e o slogan (caso utilize), é a composição e impressão de um texto.

Para a tipografia podem ser trabalhadas diferentes formatos de letras, de fontes, vetores, texturas, sombreamentos, serifadas, não serifadas e pode até ser desenvolvido uma fonte personalizada. Lembre-se de utilizar uma tipografia que seja legível e que envolva o conceito da marca;

Vetores: Os vetores são segmentos de retas orientados, que em conjunto podem gerar um desenho, uma forma geométrica e outros. Pode ser utilizado como um aliado visual da tipografia na criação do logotipo;

Desenho: São criações de ilustrações, símbolos e até os vetores para trabalhar em conjunto com a tipografia e o nome da marca.

Envolve o conceito e as cores, pode ser considerada uma maneira de deixar a identidade visual da marcada na mente dos consumidores, além de possibilitar uma marca d’água da empresa;

Slogan: O slogan é a frase em potencial ou uma frase de efeito que acompanha o nome da marca, e o logotipo no geral. É uma frase desenvolvida com o objetivo de engajar consumidores e ser marcante no mercado, ser um diferencial que seja referência da própria marca, transmitindo o posicionamento da mesma no mercado. Deve ser curta, de fácil memorização, com uma expressão repetitiva, ou rima.

Passos para criar uma identidade visual

Agora que você conheceu e aprendeu cada funcionalidade de cada elemento presente na identidade visual, descubra como desenvolver uma identidade que seja única pra você e que destaque sua marca dentre os principais concorrentes.

Primeiramente, as etapas de criação devem ser documentadas, pois é importante que você siga um padrão, que mantenha sempre a mesma paleta de cores, as mesmas tipografias e que o logotipo e o slogan sejam fixos.

Como já foi dito anteriormente, faça uma análise sobre seu produto ou serviço, reúna dados técnicos, informações e principalmente qual sensação pretende transmitir aos consumidores e público alvo no geral, e principalmente tenha uma persona bem definida, com a persona você saberá como atingir seu público, os gostos, as preferências e como se destacar para eles.

Para auxiliar nesse processo, desenvolva o “Manual de Marca”.

O Manual de Marca, como o próprio nome já diz é um manual criado para deixar definido cada parte que foi desenvolvido da identidade visual, cada página irá trazer a explicação e conceito de cada elemento utilizado na criação do todo, é um guia da comunicação visual.

Todos os próximos projetos envolvendo a marca devem levar a mesma identidade visual apresentada no manual de marca.

Entretanto, para criar toda a identidade primeiramente contrate um profissional, ele irá trazer uma visão profissional e irá tirar as suas ideias do papel e desenvolver com profissionalismo, da maneira mais correta possível.

Em uma reunião, comece pelo “briefing”, o briefing é um momento que você apresenta suas ideias e o que procura transmitir envolvendo o conceito geral da marca, com ele, você poderá organizar as ideias de determinar caminhos coerentes para seguir e assim criar toda a identidade.

Para o briefing, é importante também delimitar perguntas para que você consiga entender e direcionar a criação, como por exemplo:

1. Quem é meu público?

2. Quais são meus concorrentes?

3. O que eu planejo transmitir com a compra?

4. O que eu procuro para a publicidade?

5. Qual é o meu diferencial?

Após reunir as informações do briefing, é o momento de você e sua equipe criativa fazerem um “brainstorming”.

O brainstorming, traduzido do inglês é a “tempestade de ideias” que sua equipe deve apresentar em uma reunião, é o momento de trabalhar todas os pensamentos em relação a criação da identidade e a partir disso direcionar o que pode ou não ser utilizado.

Com a ajuda de um profissional, apresenta as ideias e discuta as possibilidades a serem trabalhadas pelo mesmo, seja objetivo e aceite a opinião de um profissional da área.

Não fique receoso para investir seu dinheiro na identidade da sua empresa, lembre-se que muitas empresas são marcantes pela própria identidade visual que ela criou.

Adriano Luz


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