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Como conseguir pacientes para psicologia: 6 estratégias para consultórios

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Como conseguir pacientes para psicologia provavelmente é a pergunta número 1 que os profissionais fazem quando estão no consultório particular. O toque do telefone é sempre um “som alegre” quando você está começando ou tentando desenvolver uma prática. 

No fundo, o lado comercial da prática privada é ter clientes suficientes entrando pela porta e preenchendo os seus horários. A dor surge quando o doutor (a) sente que se esforçou tanto para tentar conseguir clientes e o telefone ainda não tocou. 

Não é apenas frustrante, mas assustador. Especialmente se você está apenas começando por conta própria e depende de ter clientes para sua renda. A boa notícia é que, ao redirecionar seus esforços, você pode começar a receber mais referências e estar no caminho certo para ter uma prática completa com seu cliente ideal.

Como conseguir pacientes para psicologia: 6 estratégias para consultórios

Siga estas estratégias para descobrir como conseguir pacientes para psicologia e alcance pessoas que possam estar interessadas no que você faz. Embora o marketing possa parecer muito complicado, resumimos as estratégias mais importantes.

1. Cuide do seu site

Hoje em dia, ter um site profissional é praticamente algo sagrado. Uma grande parte dos seus potenciais clientes conhecerá os seus serviços através dele, por isso é extremamente importante que ele tenha uma boa imagem do trabalho e que comunique bem o que você faz.

Como por exemplo, detalhes como ter um site que demora muitos segundos para carregar, pode fazer com que os usuários desanimem de tentar acessá-lo e acabam saindo do seu site antes mesmo de ler uma única linha sobre o seu consultório.

E um web design ruim também é outro erro comum e que deve ser evitado. Na internet é possível ganhar muita exposição, mas também é muito fácil perder a atenção desses visitantes, por isso não deve custar esforço navegar no seu site e ler o que ele coloca nas suas páginas. 

É crucial, por exemplo, que os textos estejam legíveis, a funcionalidade do site é muito mais importante do que efeitos desnecessários.

2. Defina o seu público-alvo

Tendo em vista que seus recursos ao investir dinheiro e tempo no seu consultório são limitados, é importante que você tenha tudo planejado para atrair a atenção do perfil do cliente potencial que deseja.

Por exemplo, se sua especialidade é a classe média e tem entre 35 e 60 anos, não faz muito sentido você usar um jargão técnico que apenas seus colegas de profissão entenderiam.

É importante fazer pesquisas para definir exatamente o seu público-alvo. Sabendo que quer alcançar, você conseguirá direcionar suas campanhas e orçamentos para as pessoas certas, assim sem ter prejuízo no que foi investido. 

3. Publique conteúdos no blog

O blog é uma ótima maneira de expor com mais detalhes suas experiências de trabalho e os tipos de problemas e necessidades em que você se concentra como profissional de psicologia.

Por isso é importante mantê-lo atualizado para tornar o conteúdo do seu blog relevante e, além disso, ganhar poder de SEO. Ou seja, terá mais chances de aparecer entre os primeiros do Google quando pacientes ou pacientes em potencial os procurar digitando certas palavras-chave.

É claro que dedicar um tempo excessivo em criar conteúdos para o seu blog trará problemas a você. Suponha que sua consulta seja curta e você não tem muita presença na Internet, não perca muito tempo tentando publicar mais de duas vezes por semana. 

Divida seu tempo para não perder a oportunidade de fazer outras coisas que podem trazer mais pacientes. Ou uma solução viável, é contratar uma agência de conteúdo para produzir e otimizar o seu site. Assim você consegue se dedicar ao máximo as suas consultas sem se preocupar em criar conteúdos para o seu blog. 

4. Contribua com outros profissionais

Ter contatos também é uma forma de alcançar mais pessoas. Fazer colaborações em que ambas as partes ganham é algo a se levar em conta. Como passamos a maior parte do tempo nas redes sociais, se você conhece um psicólogo de outra cidade ou que se dedica a outra especialidade que não a sua, você pode trocar conteúdos e escrever um na página do outro.

 Seus públicos serão um pouco diferentes, mas semelhantes o suficiente para ter possibilidades de achar seus serviços interessantes, falar de você para outras pessoas ou apenas compartilhar e divulgar esse conteúdo entre seus contatos, atingindo um novo público.

5. Chame a atenção e ofereça seus serviços

Ninguém está interessado em dedicar-se ao consumo de publicidade, principalmente se essa publicidade nem mesmo for um comercial de televisão com certa graça ou originalidade. 

Então, quando você cria um conteúdo escrito com o objetivo de promover seu consultório de psicologia, ele começa por captar a atenção explicando algo que não é em si a parte publicitária. 

Você pode colocar este último tópico no final do seu conteúdo, para que quando chegar nele fique mais interessante (tendo abordado o assunto sobre o qual você oferece serviços nas linhas anteriores).

6. Utilize as redes sociais para criar campanhas

Criar um novo serviço e não divulgá-lo é uma oportunidade jogada fora, pois este tipo de notícia é uma ótima forma de como conseguir pacientes para psicologia. Para isso, você pode usar suas redes sociais como palestrante. 

Você pode investir algum dinheiro em campanhas nas redes sociais que levem esse conteúdo para mais pessoas, uma vez que você tenha especificado certos parâmetros para segmentar adequadamente o tipo de usuário que você está almejando (por idade, área em que vivem, etc.).

Conclusão

Uma opção que torna tudo mais fácil para você é contratar os serviços de marketing de profissionais, e se eles são especializados no setor de psicologia e saúde mental, é melhor ainda.

Nesse sentido, a Webtrends oferece diversos serviços que são muito úteis para ajudar a você como conseguir pacientes para psicologia e fazer seu consultório crescer. 

Em sua equipe estão especialistas em marketing digital capazes de assessorar no design do seu site, conteúdo em redes sociais e branding pessoal, para atingir pessoas que buscam a ajuda de psicólogos com as suas características.

Adriano Luz


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