Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Como vender pelo Whatsapp? 5 Estratégias avançadas para vender produtos e serviços

janeiro 7, 2020 by Adriano Luz0
qwe-1200x800.jpg

Whatsapp é um aplicativo caracterizado como uma rede social, criado em 2009 (popularizado nos anos seguintes) que possui a funcionalidade de emitir e receber mensagens instantâneas como: textos, imagens, vídeos, gifs, documentos em PDF, e também chamadas de voz e vídeo através de uma conexão com a internet.

Em 2016, o Whatsapp registrou a marca de 1 bilhão de usuários e cerca de 100 milhões apenas em território brasileiro, números que chamam atenção de empreendedores que o enxergam como um canal de conexão com seu público, podendo ter um grande poder de vendas de produtos e serviços.

 

Vantagem em vender pelo Whatsapp

 Usando como referência de comparação uma outra plataforma de mensagens diretas, como o e-mail, as chances de leitura e de feedbacks das mensagens são baixíssimas, uma vez que poucos usuários de fato possuem o e-mail ativo. Para o Whatsapp, essas chances de engajamento e interação com o usuário chegam a números de 80% (segundo pesquisas).

O Whatsapp é uma plataforma gratuita, suas funções não necessitam de pagamento mensal ou de contas premium, basta criar e configurar de acordo com suas escolhas.

Tornou-se prático para o emissor da mensagem, que pode utilizá-lo em computadores ou enquanto faz outras atividades, mas principalmente para o receptor da mensagem, já que atualmente as pessoas tendem a preferir aplicativos de mensagens instantâneas a falar ao telefone, além de ser rápido, prático e de gratuito para ambos.

 

Confira abaixo 5 estratégias avançadas para iniciar suas vendas pelo Whatsapp:

Atente-se a essas dicas e coloque-as em prática com bastante atenção. Se possível contrate ou determine um funcionário para cuidar especificamente da parte de vendas pelo Whatsapp. Garanta que seja disposto de forma organizada e ética, afinal, está lidando com clientes de forma direta, e isso determinará pontos importantes para esse e futuros consumidores.

 

  1. Tenha contato e interações com o cliente apenas quando solicitado pelo mesmo. Não aborde no número pessoal do consumidor achando que será um momento oportuno para oferecer e divulgar seu produto ou serviço, em alguns casos pode ser invasivo e gerar uma péssima reputação para sua marca. Lembre-se que um atendimento ético e moral é uma parte importante e de fundamental atenção quando há o contato direto com o consumidor;
  2. Elabore uma “Lista de Transmissão” (opção disponível no próprio aplicativo) e “Mensagens Instantâneas”. A Lista de Transmissão consiste em uma funcionalidade para enviar mensagens iguais para vários usuários, sem que haja necessidade de inseri-los em um único grupo, sendo mais rápido e prático. Também é importante criar uma lista de mensagens prontas e que sejam “automáticas”, para facilitar e diminuir o seu tempo, exemplo: “Bom dia, o senhor entrou em contato e está interessado em X produto/serviço?”:

 

 

  • 3. Ofereça um conteúdo interessante, atrativo e que desperte a decisão rápida do cliente, importante inserir um design, fotos e vídeos de qualidade, trabalhando bastante a questão visual, e a partir disso, desenvolva um cronograma de mensagens. O cronograma ajudará na orientação de quais conteúdos enviar e em quais momentos, orientará para que o funcionário não se perca e consiga facilitar o entendimento do receptor durante o atendimento, uma vez que deve ser rápido, prático e de fácil interpretação (direto);
  • 4. Elabore um método de organização de Registro de Informações. Utilize um planner, planilha do Excel ou o método que preferir e organize as informações de cada cliente, produto ou serviço. É importante a organização para garantir que as informações estejam de fácil acesso, e que erros em relação aos consumidores não sejam cometidos. Podem ser distribuídos em colunas e linhas a partir de faixa de preço, de nicho de produto, clientes por ordem alfabética, e muitos outros;
  • 5. Por fim, realize um marketing voltado para seu método de venda pelo Whatsapp. Desenvolva campanhas e anúncios divulgando seu método e os benefícios que ele e seus produtos ou serviços possuem. Muitas pessoas optam por escolherem algumas empresas devido a praticidade que o aplicativo proporciona durante a venda, então não economize na hora de divulgar e tornar esse detalhe como seu ponto diferencial dentre seus concorrentes.

Uma vez feito as primeiras vendas com sucesso e aproveitamento, os clientes tendem a optar por continuar nesse método e ainda por divulgarem seu atendimento e praticidade para conhecidos. Um ciclo que só aumenta. Aproveite os benefícios que as redes sociais oferecem ao empreendedor e invista nisso, se trabalhado de forma correta, a internet torna-se aliado da sua empresa e do seu crescimento.

 

 

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Powered by