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Como funciona uma Agência de Marketing Digital? Porque contratar?

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As agências de marketing digital podem ajudá-lo a aumentar o ROI de sua campanha de marketing sem ter que gastar muito dinheiro ou tempo para montar uma equipe interna.

Nesta postagem, falaremos sobre o que as agências de marketing digital fazem – especificamente, quais serviços você pode esperar que elas prestem para você com uma descrição detalhada de cada um.

 

Por que você deve contratar uma agência

O maior ponto positivo de contratar uma agência para lidar com seu marketing é que você pode gastar todo o seu tempo e esforço administrando seu negócio. Isso significa atrair mais investidores, fechar mais negócios, formar novas parcerias, definir a visão de longo prazo, etc.

Você pode trabalhar no quadro geral sem se prender aos detalhes de como fazer uma campanha de publicidade paga no Facebook, por exemplo. Você não precisa se preocupar em contratar novos funcionários de marketing, aumentar seu departamento de marketing ou perder quantias absurdas de dinheiro em contratações ruins de tempo integral.

Na verdade, o ROI médio de uma má contratação é de -298%. E 66% dos empregadores de grandes e médias empresas afirmam que as más contratações podem custar até R$ 50.000 cada. Isso é muito mais caro do que contratar uma agência de marketing.

Supondo que você contrate uma agência na faixa de R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês (que são valores razoáveis ​​para retentores, dependendo do que você está procurando), você terá acesso a uma equipe de especialistas com uma variedade de habilidades e especialidades para o preço que você normalmente pagaria por uma ou duas contratações de nível médio em tempo integral.

Algumas empresas começam contratando estagiários ou funcionários juniores. No entanto, conforme a empresa cresce, é importante treiná-los para lidar com tarefas de nível superior ou contratar um especialista.

A maior parte do orçamento de marketing das empresas fica presa em folha de pagamento e salários, e o marketing real sofre. Mas, ao contratar uma agência focada em fornecer ROI, você pode se colocar em uma posição em que obterá um ROI significativo de cada real gasto.

Agora, em breve neste artigo vamos falar sobre os tipos de serviços que as agências de marketing digital oferecem e o que você pode esperar ao contratá-las.

 

Utilize experiências anteriores

Se ainda não estiver convencido sobre contratar uma Agência de Marketing Digital e resolver tocar as ações de Marketing internamente, você deve certificar-se de que possui experiência em projetar e executar parte das campanhas de Inbound Marketing.

Acertar todos esses pontos leva tempo. Não é fácil publicar conteúdo de alta qualidade de forma consistente ou documentar processos sólidos que mantêm seus sistemas no caminho certo.

A menos que você esteja comprometido em aprender tudo o que precisa saber, contratar uma agência de marketing digital é uma ótima maneira de evitar o custo (de tempo e dinheiro, sem falar em noites sem dormir!) Envolvido em colocar você e sua equipe no ritmo certo. Em vez de se desviar do marketing de sua marca, você pode estar gastando todo esse tempo em outras coisas importantes que precisa fazer nos negócios (como fechar negócios ou conseguir investidores).

Se a sua empresa realizar a contratação de uma agência de marketing digital, sua empresa terá a sua disposição uma equipe de especialistas, de forma que sua empresa não precise contratar uma equipe própria.

No entanto, a desvantagem é que você não conseguirá supervisionar cada pequeno detalhe do que a agência faz pela sua empresa no dia a dia. Por causa disso, existe um risco de que a relação não vai dar certo, que é por isso que é importante escolher uma agência de qualidade para garantir que o relacionamento vai ser um sucesso.

Uma vez que os empreendedores e gerentes de marketing tendem a almejar o controle, isso pode ser mais difícil do que parece para algumas pessoas!

Algumas pessoas podem pensar que a despesa é uma desvantagem; entretanto, na maioria das vezes pode ser mais caro contratar e treinar uma equipe interna para preencher as funções necessárias.

 

Serviços realizados por uma agência de marketing digital

Os serviços prestados por uma Agência são os mais diversos, que vão desde a estratégia e planejamento até a execução de ações nas mais diversas mídias. Mas abaixo vamos citar os principais:

SEO

Fazer com que seus artigos tenham um posicionamento alto na pesquisa não é apenas construir “reconhecimento de marca” ou obter mais visualizações de página. Como 72% das pessoas recorrem ao Google quando percebem que têm um problema, é importante aproveitar o SEO para apresentar o tipo certo de conteúdo às pessoas certas no momento certo da jornada do comprador.

As agências de marketing digital podem fazer qualquer uma ou todas as ações para ajudar a impulsionar seu SEO.

 

Análise de infraestrutura.

A infraestrutura do seu site é o que fornece informações aos mecanismos de pesquisa sobre o que eles procuram ao rastrear um site. Existem vários requisitos técnicos quando se trata da infraestrutura do seu site que você precisa seguir para obter a melhor classificação possível.

 

Auditoria de perfil de link.

As auditorias de SEO ajudam você a entender de onde vêm seus backlinks e quais tipos de sites têm maior probabilidade de criar links para seu conteúdo. Dessa forma, você pode melhorar a qualidade dos seus links e dobrar os links que apresentam um bom desempenho.

 

Avaliação UX.

Um fator de SEO surpreendentemente esquecido é uma avaliação de UX. Os mecanismos de pesquisa têm enfatizado recentemente a experiência do usuário do site quando se trata de priorizar as classificações, por isso é importante ter um bom layout para que os clientes possam realizar facilmente as ações desejadas.

 

Gerenciamento de campanhas de SEO.

Executar uma campanha de SEO eficaz não é apenas obter backlinks ou inserir palavras-chave em sua postagem. Trata-se de criar conteúdo que seu público-alvo considere útil e os ajude a seguir em seu funil.

 

Identificação de link quebrado e alcance

Encontrar links quebrados e entrar em contato com os proprietários do site são maneiras rápidas de aumentar o número de backlinks que você obtém para o seu site.

Antes de contratar uma agência de SEO, é importante saber se eles sabem calcular o ROI da maneira certa. Esta é uma maneira geral de calcular o ROI de uma campanha de SEO:

ROI previsto = receita prevista dos esforços de SEO – custo proposto do projeto de SEO / custo proposto do projeto de SEO.

Digamos que você administre um site de comércio eletrônico. Seu ROI previsto pode ser calculado com base na média de visitas mensais ao seu site, na taxa de conversão média do site e no valor médio do pedido.

Por exemplo, suponha que sua média de visitas mensais seja de 50.000, sua taxa de conversão seja de 0,68% e seu valor médio do pedido seja R$ 176. E sua agência diz que talvez você precise gastar R$ 20.000 em seu projeto de SEO.

A partir daí, você pode determinar seu ponto de equilíbrio. Este é o ponto em que você gerará um ROI positivo de sua agência e pode ser determinado pelo custo proposto do projeto / valor médio do pedido. Se o custo proposto do projeto é de R$ 20.000 e o valor médio do pedido é de R$ 176, seu ponto de equilíbrio é de 114 vendas.

Você também pode determinar o tráfego adicional de que precisa para atingir o ponto de equilíbrio pelo número de pedidos necessários para atingir o ponto de equilíbrio / taxa de conversão de comércio eletrônico. Portanto, se você precisa de 114 pedidos para atingir o ponto de equilíbrio e sua taxa de conversão é de 0,68%, você precisa de 16.765 visitas ao seu site para atingir o ponto de equilíbrio.

Claro, esta é apenas uma taxa de equilíbrio. Para ver um ROI significativo da campanha, você provavelmente gostaria de ver pelo menos o dobro desses resultados como cliente. Portanto, seu número ideal de visitas deve ser superior a 32.000.

Este é apenas um exemplo de como calcular o ROI esperado para uma campanha de marketing, para que você saiba exatamente quais resultados esperar de sua agência de marketing.

 

Infográficos

Quando feitos corretamente, os infográficos podem disparar o número de compartilhamentos de seu conteúdo. Na verdade, os  infográficos obtêm o maior número de compartilhamentos, em média.

Mas há uma grande diferença entre infográficos bem pesquisados ​​e de alta qualidade e a maioria dos infográficos que são remendados por aqueles que não são designers gráficos.

Selecione o tópico certo. Embora infográficos sejam o conteúdo mais amplamente compartilhado, você não pode simplesmente jogar um e esperar que se torne viral. Você precisa entender os pontos fracos do cliente em um nível profundo e criar gráficos que capturem sua atenção.

 

Realize pesquisas aprofundadas.

Depois de selecionar o tema, é hora de encontrar os dados corretos para cada “seção” do infográfico, de forma que agregue valor para os leitores.

 

Wireframe

Uma vez que as seções do infográfico são definidas, você deve começar a mapear como o infográfico realmente ficará quando estiver completo para que tenha o máximo impacto visual e reflita sua marca.

 

Projeto

O wireframe é então preenchido com imagens e exibições de dados.

De acordo com o Social Media Explorer, existem algumas métricas principais que podem ser usadas para medir o valor de seus infográficos. Por exemplo, você pode medir seu conhecimento e engajamento de várias maneiras, como:

 

Links de entrada

Você pode usar ferramentas como o Moz ou o Google Analytics para rastrear quantos sites estão com links para o seu. Isso também ajuda a medir o quão bem você está indo no que diz respeito aos seus esforços de SEO.

 

Visualizações de página

Contanto que o resto do funil esteja em vigor, as métricas do topo do funil, como visualizações de página, podem fazer uma diferença perceptível em seus resultados financeiros.

 

Pesquisas

Por meio do Google Analytics, você também pode ver quantas pessoas estão encontrando seus infográficos por meio de palavras-chave específicas.

 

Tempo médio na página.

Essa estatística também pode ser medida por meio do Google Analytics. Dessa forma, você pode medir o aumento de engajamento que está obtendo com seu infográfico.

 

Publicidade no Facebook

Os recursos de segmentação do Facebook, em conjunto com uma grande base de utilizadores, torna o Facebook uma rede social incrível para virtualmente qualquer empresa ver o ROI.

Existe a possibilidade de segmentação por gênero, nível de educação, região geográfica, renda,  interesses, atualizações de status e também por eventos importantes da vida. Os anúncios do Facebook podem ser ainda mais poderosos do que outras formas de publicidade direcionada, devido à quantidade de dados que o Facebook precisa obter.

Calcular o ROI de publicidade do Facebook é mais simples em comparação com o cálculo do ROI de muitas outras estratégias de marketing.

O Facebook tem seu próprio rastreamento de conversão embutido que diz a você exatamente quantas pessoas clicaram em seu anúncio, visitaram sua página de destino e se inscreveram para seu conteúdo gratuito.

Por exemplo, você pode medir o número de conversões, o custo por conversão, o alcance total e muito mais:

 

Publicidade em vídeo

A atenção das pessoas tem mudado da televisão para plataformas de mídia online como o YouTube. Na verdade, o YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos do que os 10 principais programas de TV do horário nobre. Esse grande público, combinado com o maior envolvimento que vem com o marketing de vídeo, também torna os anúncios em vídeo um ótimo lugar para ver o ROI. Considere o seguinte: o vídeo no e-mail leva a um aumento de 200-300% na taxa de cliques e incluir um vídeo em uma página de destino pode aumentar as conversões em 80%.

O vídeo também pode ajudar a consolidar a mensagem da sua empresa nas mentes do seu público-alvo. É provável que as pessoas se lembrem de apenas 10% das informações que ouvem três dias depois. No entanto, se você emparelhar informações com vídeo, as pessoas lembrarão de 65% das informações.

Os anúncios em vídeo podem ser segmentados por dados demográficos, comportamento online, localização, interesse, canal do YouTube e muito mais.

Existem diferentes opções de produção de vídeo que cada agência pode fornecer para você. Por exemplo, eles podem criar anúncios de texto personalizados, redirecionar vídeos no Facebook ou YouTube, otimizar vídeos para diferentes plataformas, produzir vídeos precedentes e intermediários, etc.

Medir o ROI para marketing de vídeo não é tão simples quanto a publicidade paga. Na verdade, medir o ROI de vídeo é o maior obstáculo para a adoção do marketing de vídeo em 44% das pequenas e médias empresas.

 

Geração de leads

Um dos maiores usos do marketing de vídeo é gerar leads qualificados. Por exemplo, ter os vídeos explicativos certos pode ajudá-lo a obter mais opt-ins em sua página de destino. Algumas plataformas de hospedagem de e-mail oferecem a opção de capturar endereços de e-mail dentro do próprio vídeo.

 

Links de rastreamento

Você também pode entender a quantidade de tráfego que seus vídeos estão direcionando para seu site e página de destino adicionando parâmetros UTM ao lado de seus vídeos para rastreá-los no Google Analytics. Portanto, se você executar anúncios diferentes com links para seus vídeos, poderá incorporar um parâmetro UTM diferente em cada link para rastrear quantas pessoas vêm de cada origem de tráfego.

 

Receita de rastreamento

Rastrear a receita gerada por meio do marketing de vídeo é bastante difícil. Mas uma maneira de fazer isso é comparando a receita gerada pelos produtos antes de o vídeo ser adicionado à página do produto e depois que o vídeo foi adicionado.

As agências de marketing digital podem ter diferentes maneiras de medir o retorno sobre o investimento, mas o mais importante é que elas se concentrem nos números que afetam seus resultados o máximo possível, e não apenas em quantas “curtidas” isso recebe.

 

Mobile Marketing

Mais de 50% das pesquisas em celular levam à compra. Quando essa pesquisa está relacionada a uma empresa local, esse número é ainda maior: 78% das pesquisas locais para celular resultam em compras off-line, e os termos de pesquisa indicam alta intenção de compra também.

Há uma variedade de opções que as agências têm quando se trata de publicidade móvel. Eles podem se concentrar em coisas como anúncios do YouTube para celular, publicidade no aplicativo, campanhas para aumentar as instalações de aplicativos para celular e assim por diante.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o combustível que construiu muitos negócios multimilionários. A maioria das empresas pensa que criar conteúdo significa escrever algumas postagens de blog todas as semanas e colocá-las em um site. Mas aqueles que se preocupam com vendas em vez de métricas de vaidade percebem que é mais complicado do que isso.

Muitos serviços podem ser oferecidos por Agências de Marketing Digital no marketing de conteúdo. Estes incluem criação de postagens em blogs, criação de infográficos, criação de conteúdos para SEO, análise de conteúdo e divulgação de mídia social.

 

Email Marketing

O e-mail ainda gera o maior ROI para os profissionais de marketing, mesmo com todas as novas redes sociais surgindo. Na verdade, para cada R$ 1 gasto, o email marketing gera R$ 38 em troca.

A audiência do e-mail também é significativamente maior do que qualquer outra rede social.

Além disso, o comportamento do consumidor em relação ao e-mail é diferente de outras plataformas. Os empresários costumam usar o e-mail para ter conversas particulares com seus colegas e estranhos. É improvável que as mesmas pessoas recorram ao Facebook para conversas semelhantes.

Isso é o que torna o e-mail um meio transacional. As pessoas estão preparadas para esperar ofertas, negócios e e-mails frios, e esperam poder comprar coisas por e-mail. Em um site como o Facebook, no entanto, os usuários estão lá apenas para bater um papo com seus amigos e ver o que todos estão fazendo. Eles estão em um estado de espírito diferente.

As agências podem oferecer serviços como criação de listas, envolvimento com sua lista para que ela não fique fria, segmentação ou otimização de sequência de resposta automática.

 

Otimização da taxa de conversão

No final do dia, há um fator principal que determina se o seu site obtém vendas ou não – se seus visitantes realizam ou não a ação que você deseja. Isso significa ter a experiência do site certa, design de formulário e outros elementos para impulsionar a geração de leads e conversões.

Uma grande parte da otimização da taxa de conversão é executar testes da maneira certa. Por exemplo, é fácil sentar e testar variações nas cores dos botões o dia todo para ver o que converte melhor, mas também é importante entender como comunicar a mensagem da sua marca de forma concisa.

Os serviços da agência digital nesta área podem incluir análise de caminho de conversão, definição de metas CRO, identificação de métricas de conversão ou coleta de dados de visitantes do site.

 

Conclusão

As agências de marketing digital oferecem uma ampla variedade de serviços. Você pode obter ajuda de SEO para disparar em suas classificações na pesquisa, obter suporte de tráfego pago para não perder dinheiro tentando coisas que não funcionam ou praticamente qualquer outra coisa quando se trata de marketing.

O principal aspecto a observar ao contratar uma agência de marketing digital é o quanto ela se concentra no ROI e como o mede. No final do dia, isso é tudo o que importa na gestão de uma empresa.

Adriano Luz


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