Os Melhores Conteúdos
De Marketing Digital

Tudo que sua empresa precisa para se posicionar e vender.

Ferramentas de Gestão: 7 ferramentas estratégicas para qualquer empresa de alta performance

fevereiro 13, 2020 by Adriano Luz0
7-ferramentas-1.jpg

Para que uma empresa alcance sucesso, permaneça crescendo e sempre se destacando no mercado, é necessário definir, planejar e estudar técnicas e estratégias para que as ações feitas e o próprio investimento sejam benéficos e gere o resultado que se procura. 

É quase que uma obrigação, independentemente de ser uma empresa iniciante, ou já experiente, para ser uma empresa de alta performance é necessário se dedicar também nas estratégias. 

Uma das principais indicações para a melhor performance de uma empresa é se manter e ser disposta a ser constantemente atualizada perante as novidades, que seja inovadora, que invista em marketing em foco, mas que principalmente antes de tudo se baseie em um estudo e uma pesquisa de campo, para obter o melhor resultado possível. 

A pesquisa será primordial para agir, pois a mesma irá analisar o mercado, o público, o segmento e a partir disso direcionar o melhor caminho para cada área de atuação. 

É necessário muita atenção e foco em pequenos detalhes que farão toda a diferença para uma empresa, detalhes importantes que se deixados de lado, podem prejudicar a atuação de outros setores dentro da própria empresa. 

Se possível, tratar com profissionais para garantir a melhor orientação e atuação certeira. 

Por ser muito trabalhoso e as vezes tornar os funcionários e profissionais sobrecarregados, há a necessidade de um planejamento, ou mesmo pelo termo, uma gestão. 

Tornando a empresa mais centrada, organizada e a dinâmica de um todo mais eficiente.  

 

Conceito de Ferramentas de Gestão 

Basicamente são metodologias ou softwares que são programados e organizados a partir de um planejamento, para então tornar o trabalho e as ações de uma empresa a serem mais eficientes, obtendo resultados objetivos, garantindo uma melhor atuação da empresa em cada setor, pois cada projeto e tarefa será definido e gerenciado da maneira mais eficaz e direta. 

No qual, como já foi dito, cada atuação influencia em um resultado final, então é muito importante dedicar um tempo em sua preparação. 

É como determinar e planejar cada parte do ciclo de ações da sua empresa, sempre na base das próprias informações e principalmente na comunicação dos funcionários, pois mesmo que seja mecânica, as demais ações devem estar pré-estabelecidas e tendo uma estrutura preparada. 

E para tornar tudo ainda mais organizado e eficiente, há também diferentes tipos de ferramentas de gestão para uma empresa, para que no fim, todas atuando juntas de maneira eficiente gerem o resultado de crescimento, fortalecimento e estabilidade de uma empresa no mercado.  

É muito importante para empresas que planejam uma alta performance que cada área, cada projeto, cada processo de desenvolvimento dentro da empresa seja feito baseando-se nas ferramentas de gestão, e principalmente em uma atuação coorporativa, e assim alcançar os resultados que se almeja, trabalhando com um fluxo contínuo de qualidade e excelência. 

Assim, o gestor mantém a empresa organizada, cada parte dos projetos sejam realizados de maneira eficaz. 

Dentre as utilizadas, estão as Ferramentas de Gestão de Qualidade, Ferramentas de Gestão Organizacional, Ferramentas de Gestão Empresarial e a partir desses segmentos, há as ferramentas para cada funcionalidade. 

Para definir qual é o mais indicado para cada empresa, analise as opções e as categorias e a partir da sua área, escolha o que será de melhor atuação para obter os melhores resultados.  

Nesse artigo serão apresentadas e orientadas as melhores e mais eficientes ferramentas de gestão para atuarem em sua empresa, garantindo uma alta performance e consequentemente resultados que garantem o crescimento e engajamento da empresa nos setores de concorrência do mercado. 

 

  • Análise SWOT: Sendo uma das mais conhecidas, utilizadas e referências em ferramentas de gestão, a análise SWOT é um termo possui um  significado de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades), Threats (ameaças), no Brasil, FOFA (Força, Oportunidades, Fraqueza e Ameaça. 

 

É uma ferramenta que possui o objetivo de aprimorar e ajudar o planejamento estratégico que a empresa está habituada, que se baseia em um estudo do ambiente interno e externo e a partir daí definir os melhores caminhos de estratégias, sempre se dividindo em cada segmento determinado na sigla e fazendo a análise separadamente; 

 

  • PDCA: Sendo também uma sigla para determinar ferramentas a se trabalharem, Pan, Do, Check e Act (Planejar, fazer, checar e agir). São ferramentas voltadas para gestão de promoção e melhoria dos projetos, a partir de um ciclo, planejando um, executando com sucesso e começando novos, sempre visando planejar a melhoria dos trabalhos e setores; 
  • Matriz BCG: É um estudo e análise do mercado baseando-se na participação da empresa no mercado, do portifólio de produtos e serviços, no público, e a partir daí criar técnicas de seleção de estratégias voltadas para os resultados desses estudos e análises.

 

Para facilitar, há termos BCG para preparar e definir as técnicas, sendo Estrela (maior potencial de lucratividade e crescimento), Interrogação (retorno incerto, precisa-se de investimento, poupa participação no mercado), Vacas Leiteiras (participação estabilizada no mercado, pequenas taxas de crescimento, produzem naturalmente sem altas taxas de investimento) e Abacaxis (pequena participação e crescimento no mercado, riscos de cancelamento); 

 

  • PMBOK: Diferentemente dos citados anteriormente, o PMBOK não é uma gestão de metodologia mas sim um guia, um guia elaborado para auxiliar nas práticas para a melhor gerenciamento de projetos, citando técnicas, estratégias e ferramentas para garantir a melhor gestão dentro da sua empresa, com um amplo conteúdo e diversos segmentos para se analisar e estudar;  
  • Canvas: O modelo de negócios Canvas foi desenvolvido recentemente para facilitar a gestão empresarial e de negócios da empresa. Baseia-se em desenvolver novos modelos de negócios para os setores da empresa, mas também procura reorganizar e reestruturar projetos antigos ou inativos, sempre com uma base de estrutura de fluxo constante de informações. Possuindo alguns canais de atuação como: Relacionamento com o cliente, Parceiros chave, Proposta de valor, Os canais, Estrutura dos custos, entre outros;
  • As 5 forças competitivas de Porter: É um método que permite analisar os concorrentes e o ambiente competitivo, baseando-se em 5 forças para trabalhar e atuar: Rivalidade entre os concorrentes, Poder de barganha dos clientes, Poder de barganha dos fornecedores, Ameaça de novos concorrentes e Ameaça de produtos substitutos;
  • Basecamp: Por fim, mas não menos relevante, o Basecamp é uma plataforma que oferece funcionalidades para auxiliar e facilitar as ações e passos de uma empresa em sua rotina. Pode ser utilizado para organizar e planejar reuniões, tarefas, comunicações, contatos, arquivos, entre outros, em apenas um lugar, facilitando a visão e informações referentes a empresa e gerando maior produtividade.

 

 

Conclusão 

São apenas 7 das mais variadas ferramentas de gestão que estão disponíveis em ambiente digital mecânico. 

Para determinar a melhor para a atuação e performance da sua empresa, faça uma pesquisa e procure orientação de um profissional, que a partir das informações e dados da sua própria empresa, irá direcionar para as melhores e mais funcionais ferramentas de acordo com a sua necessidade e possibilidades.  

  

Adriano Luz


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com * Required fields are marked *


Open chat
1
Olá, Você deseja resultados para seu negócio?
Powered by