Como melhorar a Comunicação de sua empresa com Clientes e Prospectos

Muito se fala a respeito de Marketing Digital e sua eficiência em trazer resultados. Mas a verdade é que o Marketing Digital é muito mais amplo do que meramente estratégias para aquisição de tráfego, como trafego orgânico e links patrocinados.

A forma como sua empresa esta a tentar atingir seu cliente e potenciais clientes tem muita influência sobre os resultados. Por conta disso sua comunicação precisa estar alinhada com o público-alvo e também com as soluções que tem a oferecer.

Ao longo de nossa experiência no mercado digital, identificamos inúmeras empresas que possuem deficiência na forma que faz sua comunicação. Neste artigo vamos mostrar alguns dos fatores que deverá se atentar, que é exatamente onde muitos erram.

comunicação de empresas

 

Como melhorar a comunicação de sua empresa. Passo 1 – Conhecer o público alvo

O primeiro passo se deseja estabelecer uma comunicação eficiente é conhecer quem irá se comunicar. Não há como fazer uma comunicação eficiente e com resultado se não conhece quem irá receber sua mensagem.

A comunicação ela muda de acordo com as pessoas na qual pretende atingir. Cada público possui suas necessidades, carências e até mesmo o linguajar próprio.

Portanto, o primeiro passo para iniciar é conhecer a fundo o publico-alvo que sua empresa trabalha.

 

Passo 2 – Conhecer as necessidades e problemas

Todo produto ou serviço ele tem objetivo de atender a uma ou mais necessidades e resolver problemas. Mesmo que a necessidade seja simplesmente obter mais status social.

Então, se você oferece um produto ou serviço você deve conhecer exatamente quais necessidades ele atende e quais problemas ele resolve.

Isso é primordial se deseja atingir em cheio clientes em potencial. Uma vez estabelecido o público-alvo na etapa anterior, fica muito mais fácil estabelecer necessidades e problemas.

Fazendo um exercício simples, vamos imaginar uma academia que oferece aulas de Spinning. Após identificar o público-alvo, podemos chegar a conclusão que as aulas de Spinning atende as seguintes necessidades e resolve os seguintes problemas:

Necessidades

  • Perder Peso
  • Ganhar Condicionamento Físico
  • Obter mais disposição
  • Melhorar o Sistema Cardio-vascular

Problemas

  • Obesidade ou sobrepeso
  • Falta de Disposição
  • Problemas de Saúde
  • Stress
  • Problemas de Pressão arterial

Estes são apenas alguns exemplos. Mas se deseja estabelecer uma comunicação eficiente com clientes e prospectos conhecer necessidades e problemas é fundamental.

 

Passo 3 – Separar os grupos de público-alvo

Uma vez que estabeleceu as necessidades e problemas, note que dentro de todas possíveis existem alguns grupos. No exemplo acima, pessoas que tem problema de pressão arterial e stress não necessariamente desejam perder peso ou tenham problemas de obesidade / sobrepeso.

Então o Spinning não é focado somente em um tipo de problema e necessidade. Logo, para cada grupo desses é necessário uma comunicação diferente.

Você precisa diferenciar isso se deseja ter resultados mais efetivos. Faça uma análise criteriosa e separe os grupos.

 

Passo 4 – Escolha o Linguajar certo

Agora que já tem uma análise mais aprofundada a respeito do público que trabalha, é preciso adotar um linguajar adequado.

Se esta a trabalhar com público jovem, muitas vezes algumas gírias e termos relacionados podem ser bem-vindos. Se o público-alvo é de terceira a idade, a comunicação deve ser feita de uma maneira diferente.

Se o público são advogados, a forma de expressar deve ser diferente de consumidores de cachaça. Cada público tem características próprias na qual o linguajar deve ser adaptado ao mesmo.

 

Passo 5 – Apresente a Solução

Estamos agora na etapa mais importante. Se deseja vender um produto ou serviço não pode falar sobre ele e sim sobre a solução do problema do seu público.

O produto ou serviço é secundário. Vamos imaginar no exemplo do grupo de público que tem problemas de saúde e pressão alta.

A comunicação de sua empresa deve ser mostrando que a solução para o problema de pressão alta são atividades físicas com alta frequência cardio-vascular.

Sua empresa deve convencer primeiramente que atividade física é a melhor solução e somente depois mostrar que a sua aula de Spinning resolve os problemas.

Tentar mostrar a todo custo que Spinning é bom, que Spinning é gostoso e ficar dizendo maravilhas do Spinning não é o ideal.

Vamos imaginar um outro exemplo, o caso da Yoga. A Yoga é usada por muitos com uma das soluções para o Stress.

Se tem Yoga a oferecer o ideal não é tentar vender seu produto promovendo ele como o centro de tudo. O ideal é mostrar que você tem a melhor solução para o stress.

E em seguida, após chamar a atenção de seu público, ai sim apresentar a Yoga e mostrar como ela combate o stress.

 

Estas são apenas algumas dicas sobre comunicação.

Quer alinhar a comunicação de sua empresa? Estamos a disposição para ajudar.

Envie-nos um contato pelo formulário abaixo.

 

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