5 dicas fundamentais para aumentar as vendas de um e-commerce

Nos últimos anos aumentaram muito os negócios virtuais, juntamente com essa evolução houve um crescimento grande da concorrência nos mais variados segmentos de mercado.

É muito difícil encontrar uma empresa que não tenha um site, a grande maioria são lojas virtuais que lutam pelo melhor posicionamento nos mecanismos de busca para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Aumentar as vendas de um e-commerce

Com toda essa disputa, os consumidores passam a ter mais opções, com isso, ficam mais exigentes. Por isso, além de oferecer qualidade, bom relacionamento com os clientes e preços atrativos, o empreendedor deve utilizar uma série de estratégias para sair a frente da concorrência.

Confira 5 dicas fundamentais para aumentar as vendas de seu e-commerce!

Embora existam muitas coisas importantes a serem feitas para aumentar as vendas do seu e-commerce, vou citar as principais e fundamentais que não podem ficar de fora para alcançar o seu público.

 

1- Invista em um site com um layout atrativo e boa navegabilidade

A criação do site é uma parte muito importante, por isso, avalie como está a sua concorrência para saber quais são as tendências do segmento que você atua, aposte em cores suaves e design profissional para não dar aquele aspecto amador.

É importante que ele também seja totalmente intuitivo, ou seja, fácil de usar. As categorias devem estar organizadas e as fotos dos produtos de boa qualidade.

O site funciona como a vitrine de uma loja física, ela deve conseguir mostrar um resumo de tudo o que o cliente vai encontrar nas prateleiras, ou seja, nas categorias.

Procurar profissionais especializados na criação do site ou até mesmo na melhoria, pode ser uma excelente opção para começar com o pé direito.

 

2- Invista no SEO

Para aumentar as vendas do e-commerce é essencial investir na otimização de sites. Para que um site consiga vender, ele necessita aparecer nos mecanismos de busca, e a melhor forma disso acontecer é contratando uma consultoria de SEO especializada que vai fazer uma avaliação do seu site e criar estratégias para melhorar o posicionamento da página  nos buscadores.

Essa ação vai permitir que o público interessado em seus produtos o encontre com mais facilidade através de buscadores como o Google.

 

3-  Inbound Marketing

Nessa etapa, você criar matérias e artigos para atrair o seu público, o inbound marketing é caracterizado como uma forma de divulgar seus produtos e serviços de uma forma menos direta.

Para isso, são usadas estratégias do marketing de conteúdo que oferece ao público uma informação valiosa e que o ajude a tirar dúvidas, para depois então, oferecer o produto ou serviço.

É preciso fornecer conteúdo relevante para atrair os clientes, como por exemplo:

Se você vende maquiagem, é preciso escrever artigos que ensinem suas clientes a usar a maquiagem, falar das tendências, cores e outras curiosidades. Isso funciona como um chamariz para a sua página.

Use blog e redes sociais para divulgar esses conteúdos.

 

4- Atraia os clientes com a mídia paga

Aqui entra o outbound marketing que atua junto com o inbound. Essas duas estratégias aliadas podem extremamente funcionais para aumentar o engajamento e conversão em negócios.

A mídia paga é o caminho mais rápido, disso não há dúvidas, pois, para aumentar as vendas do e-commerce é preciso aumentar o topo do funil de vendas.

Partimos do principio que o Google é o principal mecanismo de busca utilizado pela maioria dos usuários de internet, por isso, é inteligente usar ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads.

Quanto devo investir em mídia paga?

A primeira coisa a ser feita é traçar um plano de divulgação, isso pode ser feito com uma agência de marketing especializada para o desenvolvimento da estratégia, ela será capaz de gerar mais retorno sobre o investimento (ROI).

A principio, um e-commerce em sua fase inicial chega a investir por volta de 15% de todo seu faturamento em mídia paga, pois é preciso esforços maiores no começo do negócio para alcançar os resultados esperados.

 

5- Tenha um bom pós-venda e avalie as métricas

Auxiliar o cliente na etapa final da compra para garantir que ele fique satisfeito. É nessa etapa que você vai saber se o e-commerce conseguiu atender as expectativas do consumidor, a fidelização é um processo indispensável em qualquer negócio, pois custa muito menos do que o investimento em fazer novos clientes.

Envie emails para saber sobre a experiência do cliente após a compra, procure ouvir se ele tem dúvidas, críticas ou alguma sugestão para melhorar o serviço do e-commerce.

O empreendedor deve acompanhar todas as métricas para medir os resultados. Nele é possível avaliar quantos clientes abandonaram as compras, qual foi o retorno do investimento em mídia paga, ticket médio por cliente e com que freqüência o mesmo faz compras no seu site.

A dedicação no negócio é essencial para alcançar o sucesso. A WEBTRENDS  Agência de marketing digital pode ajudar o seu e-commerce na avaliação das métricas com o objetivo de melhorar as estratégias de divulgação para impulsionar de vez o seu negócio.

Entre em contato com os profissionais da WEB TRENDS e saiba o que podemos fazer para aumentar as vendas do seu e-commerce.