5 Melhores plataformas para Lojas Virtuais

Você está pensando em investir em e-commerce para vendas? Se a reposta for sim, então o primeiro passo é saber quais são as melhores plataformas para lojas virtuais existentes e quais os fatores a serem considerados por cada na empresa na hora da contratação.

Antes de começar a citar as possibilidades mais cotadas existentes, é preciso deixar claro a necessidade de você avaliar todas as questões de cada plataforma para e-commerce. Embora haja muitas opções, sempre vai ter aquela que atende melhor as particularidades do seu negócio.

Melhores plataformas para lojas virtuais

Alguns itens a serem analisados nas plataformas para e-commerce são: Tempo de contrato, planos de manutenção, treinamento, hospedagem, sistema de buscas, emissão de nota fiscal, formas de pagamento, recuperação de carrinho de compras, relatórios, entre outros fatores que você julga importante para o seu negócio.

Nesse artigo, você vai saber um pouco mais sobre as melhores plataformas para lojas virtuais, confira:

 

As melhores plataformas para lojas virtuais

Entre as plataformas de e-commerce existem as categorias hospedadas e auto hospedadas, mas, o que isso significa?

Hospedadas são as que as próprias plataformas para lojas virtuais vão hospedar o seu site, isso significa que você não vai precisar se preocupar com isso. Já nas auto hospedadas, é você que deve contratar a hospedagem.

Essa é uma questão muito particular, é você que determina qual é a melhor modalidade para o seu negócio. As melhores plataformas para lojas virtuais hospedadas possuem suporte técnico especializado, por isso, garante menos problemas, como o site ficar fora de ar, entretanto, as ressalvas são para os valores das taxas mensais que podem ser bastante elevadas.

Começamos a citar as plataformas de e-commerce que estão em alta:

 

1- WordPress  e WooCommerce

É considerada por muitos a melhor plataforma de loja virtual existente, e o motivo certamente não é pelo fato de ser a mais conhecida, mas sim, porque há inúmeros fatores positivos que conquistam os programadores e proprietários de e-commerce.

É com ela que criamos sites de lojas virtuais de nossos clientes aqui na Agência Digital Webtrends.

Vale lembrar também que temos um plano de consultoria específico para lojas virtuais onde você só paga se tiver resultado. É algo inédito no mercado. Clique em E-commerce à Jato e saiba mais.

Algumas das vantagens do WordPress são:

  • Custo Zero de mensalidades e licença;
  • Você possui total controle sobre todas as configurações da loja virtual desde a design do layout até as opções de escolha da hospedagem;
  • Pode usar diversas possibilidades de plugins que ajudam a aprimorar as funcionalidades da loja virtual;
  • Possui recursos que ajuda nos motores de busca;
  • A plataforma permite exportação de todas as páginas em formato XML;
  • Não existe nenhum contrato que te aprisiona;
  • Possui recursos avançados de SEO que melhoram o tráfego orgânico;
  • O WordPress possui o WooCommerce, o plugin exclusivo da plataforma para fazer a loja virtual, é considerada uma das melhores ferramentas para vendas de produtos. Com ele você pode comercializar: Produtos digitais e Produtos físicos com diferentes variações de cores, tamanhos e dimensões;

O WordPress com o plugin WooCommerce é uma das mais populares opções para fazer uma loja virtual, além disso, é a predileta dos brasileiros.

 

2- Magento

Também considerada uma das melhores plataformas de loja virtual o magento traz algumas funcionalidades que não podem ser ignoradas, entre elas:

  • Possui código aberto;
  • Pertence ao grande grupo ( Ebay) e está presente em todo mundo;
  • Possui inúmeros recursos avançados para grandes sites de e-commerce;
  • A plataforma possui segurança e estabilidade;
  • Possui recursos avançados de SEO que melhoram o tráfego orgânico;
  • Informações de cadastro e transações são privadas por se tratar de um sistema que roda em servidor próprio;

O Magento geralmente é utilizada por empresas de todos os portes, em geral as grandes companhias que possuem lojas virtuais optam por essa plataforma.

 

3- Prestashop

É uma plataforma muito conhecida no cenário de e-commerce, podemos dizer que ela está entre o WooCommerce e o Magento. O Prestashop é relativamente muito fácil de instalar, por isso, é uma opção para lojas virtuais menores que exigem menos recursos e customizações.

O suporte técnico da plataforma é realizado por meio da comunidade ou de agências de desenvolvedores, apesar de ter uma similaridade com o WooCommerce o Prestashop é exclusivamente dedicado ao e-commerce.Veja as vantagens:

  • Possui código aberto assim como o magento;
  • Fácil de instalar e ainda possui a linguagem em Português;
  • Possui inúmeros recursos inclusive se otimização para os motores de busca;
  • Variedade de temas;
  • Painel de fácil compreensão;

 

 4- OpenCart

Ainda falando das melhores plataformas de loja virtual, não dá pra ignorar os benefícios do OpenCart.

  • Fácil de ser projetada;
  • Inúmeras possibilidades de categorias ;
  • Classificações de produtos;
  • Escolha de moedas e idiomas;

O OpenCart é mais indicado para projetos menores de lojas virtuais, pois não possui muitos recursos de customização.

 

5- Drupal Commerce

A plataforma também possui código aberto (OpenSource) e apresenta facilidade de construção de lojas virtuais. A vantagem do Drupal Commerce possui um dispositivo que integra as redes sociais conferindo mais possibilidades de fechamento de negócios.

O Drupal permite a criação de lojas virtuais mais complexas sem grandes esforços na programação.

Antes de escolher entre as melhores plataformas para lojas virtuais existentes é importante que você avalie qual dessas ferramentas vai atender melhor a demanda do seu projeto.

Se você não conseguir fazer essa avaliação sozinho, consulte uma Agência de Criação de Sites que possa lhe ajudar, afinal, eles possuem programadores especializados para criar e-commerce profissional e com as melhores estruturas para que sua loja realize inúmeras transações com segurança.

 

Dica Bônus

Aproveitamos a oportunidade para indicar um grande parceiro de criação de logotipos, o Logo Gênio. Clique em crie um logotipo online.